Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Wallace quer incentivo a doação de órgãos

Wallace quer incentivo a doação de órgãos

por Celia — publicado 06/02/2019 14h54, última modificação 06/02/2019 14h54

 

 

Segundo pesquisa realizada pelo Registro Brasileiro de Transplantes – RBT, veículo oficial da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos – ABTO, em setembro de 2018 havia 1052 pacientes à espera de doação de órgãos no Espírito Santo. E em todo território nacional, entre janeiro e setembro do ano passado, quase 23 mil novos pacientes foram incluídos na lista, sendo que 1.852 morreram antes de conseguir a doação.

 

Preocupado com estes números, o vereador de Cachoeiro Wallace Marvila (PP) apresentou à Câmara um projeto de lei que visa estimular a doação de órgãos e tecidos, criando a Semana de Incentivo a Doação de Órgãos no município, a ser realizada no período que compreender o dia 27 de Setembro – Dia Nacional da Doação de Órgãos.

 

“Esta é uma importante questão de saúde, que merece um olhar mais cuidadoso dos poderes públicos. Os especialistas afirmam que a falta de informação e o preconceito impedem muitas doações, e o objetivo do projeto é ajudar a superar estas dificuldades, para que mais vidas sejam salvas”, diz Wallace.

 

Segundo ele, a aprovação do projeto irá permitir que o município promova e estimule a realização de ações informativas e eventos sociais para aumentar a conscientização sobre a importância da doação. Além disso, poderão ser divulgadas orientações à população sobre os procedimentos legais para autorizar o procedimento de doação ou transplante, de forma ética e segura.