Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadores pedem por melhorias no IML

Vereadores pedem por melhorias no IML

por Anete — publicado 05/11/2019 16h03, última modificação 05/11/2019 16h03

A Mesa Diretora da Câmara de Cachoeiro esteve na Casa Civil para pedir por melhorias no Instituto Médico Legal (IML) de Cachoeiro. O vereador Allan Ferreira também participou do encontro. A reunião foi com  Marcos Marinho Delmaestro, subsecretário da Casa Civil para Relações Institucionais.

Na pauta, o pedido para contratação de mais médicos legistas, já que o número existente hoje não atende à demanda dos 27 municípios cobertos pelo IML,   e é comum vítimas de acidentes ou assassinatos ficarem por muitas horas expostos, esperando pela chegada dos peritos.

“ É desrespeitoso com a vítima e desumano com as famílias, num momento de muita dor e sofrimento. O Governo do Estado precisa resolver esse problema urgentemente. É indigno e a Câmara de Cachoeiro, atenta aos anseios da sociedade,  espera ver isso resolvido o mais breve possível”, destaca o presidente da Câmara Alexon Soares Cipriano.

Outro ponto da pauta foi a necessidade, também urgente,  de aquisição de um carro com ar condicionado para translado dos corpos, além de mais geladeiras para acondicionamento daqueles que ainda não passaram pela necrópsia ou não foram identificados, e que hoje muitas vezes se deterioram por não serem acondicionados na temperatura adequada.

“ Não podemos aceitar essa indignidade. Numa cidade quente como Cachoeiro, muitas vezes, por falta de espaço na geladeira, é preciso revezar os corpos, para que não estraguem. Com isso, todos ficam comprometidos.  Fora esse fator, a demora para liberação para sepultamento é muito grande, aumentando o sofrimento das famílias. Isso não pode continuar. Não vamos nos calar. Lutaremos até esse problema ser resolvido”, enfatizou o vice-presidente Ely Escarpini.

A próxima agenda dos vereadores cachoeirenses para reforçar o pedido será com o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Roberto Sá. “ Nos reuniremos quantas vezes forem necessárias, mas esperamos que o governador Renato Casagrande esteja sensível à dor das famílias cachoeirenses e de todo o sul do Estado. Que não sejam necessários outros encontros para tratar da mesma pauta. Pelo bem daqueles que hoje sofrem além da conta por causa desses gargalos existentes no  IML cachoeirense”.