Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadores de Cachoeiro se reúnem e fecham posição contra aumento no IPTU

Vereadores de Cachoeiro se reúnem e fecham posição contra aumento no IPTU

por Celia — publicado 07/06/2021 20h32, última modificação 07/06/2021 20h32

Os vereadores de Cachoeiro fizeram reunião na tarde desta segunda-feira (07), na sala da Presidência, para discutir o aumento na cobrança do IPTU. A reunião durou cerca de três horas e todos os vereadores compareceram, para definir seu posicionamento diante do secretário municipal da fazenda, Márcio Guedes, que confirmou presença na sessão desta terça-feira (07), para apresentar as justificativas do Poder Executivo sobre o assunto.

O posicionamento de todos os vereadores continua sendo o mesmo: de perplexidade e indignação. Este aumento é inaceitável”, afirma o presidente da Câmara, Brás Zagotto (PV). Segundo o presidente, é irrelevante o fato de não ter havido um aumento nas alíquotas e sim o recadastramento dos imóveis, como alegou o prefeito Victor Coelho (PSB) em vídeo divulgado no final da semana.

Os carnês do IPTU foram disponibilizados aos contribuintes de Cachoeiro na última semana, apresentando valores muito superiores aos cobrados em 2020. “Há casos de moradores que relatam reajustes de quase 1000 por cento. Portanto, não se pode reduzir isso a uma questão técnica. É uma questão humanitária, de tratar o cidadão com respeito e senso de justiça. Ninguém deve deixar de alimentar sua família para pagar IPTU”, diz Brás.

O fato de grande parte da população estar passando por dificuldades financeiras, desemprego e queda de faturamento nas empresas, devido à pandemia, também não pode ser ignorado. Por isso, na reunião com o secretário de fazenda, os vereadores vão requerer que as alterações sejam revistas pela prefeitura, ainda que seja necessário negociar com o Tribunal de Contas e o Poder Judiciário.

Além disso, Brás lembra que a Câmara já aprovou projeto que permite reajustes na alíquota a partir de 2022, de forma paulatina e com índices muito menores, para respeitar a capacidade de pagamento do contribuinte. E isso torna o problema ainda mais preocupante, já que estes aumentos vão se somar aos deste ano. Não se pode penalizar o cidadão desta forma, e queremos que o prefeito esteja ao nosso lado, que é o lado da população”, finaliza o presidente da Câmara.