Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadores de Cachoeiro elegem novo ouvidor da Mulher para a gestão de 2022

Vereadores de Cachoeiro elegem novo ouvidor da Mulher para a gestão de 2022

por Camila Reis publicado 04/02/2022 10h50, última modificação 04/02/2022 12h58

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim elegeu nessa primeira sessão do ano (2) um novo ouvidor para completar o biênio da gestão 2021-2022.

Por unanimidade de votos, foi eleito ao cargo o vereador Paulinho Careca (PSB) que recebeu o resultado com satisfação. “Fico muito honrado com a escolha do meu nome e, nesta quinta pela manhã, já me reuni com minha equipe de gabinete para traçar nossos projetos. Pretendemos cumprir nosso papel social de valorizar as liberdades individuais, a defesa da integridade e a dignidade das mulheres cachoeirenses”, frisou.

O vereador adianta que planeja, além de cumprir o papel principal da ouvidoria, que é de orientar as mulheres e meninas quanto às instituições que devem acionar em casos de violência, também trabalhar o empoderamento dessas mulheres por meio de palestras, cursos de capacitação profissional e participação em eventos que possibilitem sua inclusão na sociedade, a fim de evitar que se tornem vítimas. “A ideia é acompanhar durante todo o ano um Calendário da Mulher, seja por meio de eventos ou campanhas educativas em redes sociais. O importante é darmos ênfase a essas datas, empoderando as mulheres e alertando a sociedade quanto à sua importância”, explicou.

Ao final da primeira reunião, o ouvidor definiu o calendário de ações deste ano, adiantando que o primeiro evento já está marcado para o dia 24 desse mês, em comemoração ao Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. A presidente do Instituto Mulheres no Poder, Flávia Cysne, apresentará palestra com o tema “A importância da mulher na política”, focado na mulher eleitora,  líder comunitária, candidata ou ocupante de cargo político. Nesse dia, a Ouvidoria da Mulher também pretende apresentar, oficialmente, a programação da Semana da Mulher 2022 da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

O presidente da Casa, vereador Brás Zagotto (PV), registrou ser a favor dessa ampliação na programação de atendimento da Ouvidoria da Mulher: “Acredito ser um suporte a mais para acabar ou, pelo menos, amenizar o ciclo de violência que muitas mulheres vivem e que acabam se tornando casos de feminicídio”.

A Ouvidoria da Mulher “Leonilda Gava Barros” atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, no Espaço Cidadão “Atílio Vivácqua”, que fica no andar térreo do prédio da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Contato: (28) 3526-5683 (manhã) e/ou (28) 3526-5614 (tarde).

CALENDÁRIO DA MULHER 2022

FEVEREIRO

24 - Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.

MARÇO

7 a 11 - Semana da Mulher.

21 - Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

ABRIL

30 - Dia Nacional da Mulher.

MAIO

17 - Dia Internacional contra a Homofobia.

18 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

28 - Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna.

JULHO

25 - Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

AGOSTO

29 – Dia da Visibilidade Lésbica no Brasil.

SETEMBRO

6 - Dia Internacional pela Ação pela Igualdade da Mulher.

23 - Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças.

28 - Dia pela Descriminalização do Aborto na América e Caribe.

OUTUBRO

10 - Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.

25 - Dia Internacional contra a Exploração da Mulher.

NOVEMBRO

20 - Dia Nacional da Consciência Negra.

25 - Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher.

16 Dias de Ativismo: Uma mobilização mundial pelo fim da violência de gênero.

DEZEMBRO

1º - Dia Mundial de Combate à Aids.

6 - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

10 - Dia Mundial dos Direitos Humanos.