Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereadores comemoram repasse de R$8 milhões à Santa Casa, audiência pública é desmarcada

por Camila Reis publicado 17/03/2022 16h15, última modificação 17/03/2022 17h59

O Governo do Estado anunciou nesta quinta, 17, em coletiva de imprensa com a presença do prefeito municipal,  vereadores, conselho da Santa Casa e outras autoridades, o repasse de R$8 milhões para o hospital. Na sexta, 18, a Câmara promoveria audiência pública justamente para discutir as dificuldades financeiras da instituição. Brás Zagotto (PV), presidente da Câmara, esclarece: “Íamos fazer uma audiência pública amanhã, porque nosso objetivo maior é resolver a crise da Santa Casa, mas hoje já fomos contemplados com essa boa notícia. É sinal que nossos esforços estão dando certo. Ficamos felizes em ver o governador adiantar a verba de emendas parlamentares da Dep. Rose de Freitas, que ainda não estariam liberadas pois não foram concluídos todos os trâmites necessários. Com esse adiantamento, quem sai ganhando é a população de Cachoeiro. Vamos continuar acompanhando e lutando pela Santa Casa“.

O vereador Pr. Delandi Macedo (Podemos), presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara, foi quem sugeriu a audiência pública e também seu adiamento: “O governador praticamente antecipou a nossa audiência pública, adiantando esses recursos na ordem de R$8 milhões que já vão ‘dar um refresco’ para a economia da Santa Casa. Isso nos faz refletir que é apenas o início de uma grande atividade de diversidade econômica que precisa ser implementada na Santa Casa para equacionar as dívidas e, consequentemente, oferecer um bom atendimento à população. Consideramos desmarcar a audiência pública porque os debates que faríamos amanhã já aconteceram hoje”.

O governador Renato Casagrande disse que já estão acompanhando a situação da Santa Casa há algum tempo. “Desde dezembro já ampliamos o convênio para fazer frente a essa situação mas, mesmo assim, a Santa Casa ainda não estava conseguindo manter o atendimento”. Ainda assim, descartou a possibilidade de intervenção estadual.  Para o prefeito Victor Coelho, esse repasse “é um reforço que o governo do estado vem dar em boa hora para nosso município e vai ser um respiro necessário para que essa instituição centenária continue prestando um serviço de qualidade para nossa população.”

Fila de espera por procedimentos não vai zerar de imediato

Durante apresentação, Delandi externou a maior preocupação do cachoeirense: “Nós vereadores, que estamos sempre nas ruas, acolhemos todos os dias inúmeras demandas da população e pedidos de intervenção para conseguir atendimento na Santa Casa. Nossa pergunta é, com esse aporte de R$8 milhões, a partir de quando a gente consegue regularizar o atendimento? Essa é a aflição dos nossos munícipes.”

O conselho da instituição afirmou que a expectativa é de que a partir da próxima semana se comece a regularizar o atendimento de forma gradual. “Esse valor não resolve o problema de imediato, mas começa a regularizar a situação. Sofremos com a falta de insumos, com o atraso no pagamento dos médicos... esse recurso não vai resolver esse problema, mas vai ajudar muito. Precisamos confiar no trabalho não só do conselho, mas de toda a nossa equipe” afirmou Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo Diocesano e presidente da Santa Casa.