Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereador Vandinho da Padaria cobra solução para excesso de fios emaranhados em postes de Cachoeiro

por Pammela Volpato publicado 01/09/2023 13h50, última modificação 01/09/2023 13h50
Lei sancionada em 2019, que determina o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados, não está sendo cumprida

Basta uma caminhada rápida pela cidade de Cachoeiro de Itapemirim para constatar o excesso de fios emaranhados nos postes. Os fios embolados e baixos estão por todos os lados, seja nos bairros mais periféricos ou no Centro da cidade e, além de incomodar os moradores, também prejudicam o trânsito e oferecem risco de acidentes.

Em sua fala na sessão ordinária da Câmara de Cachoeiro, o vereador Vandinho da Padaria (PSDB) chamou a atenção para o problema. “Temos uma verdadeira poluição visual. A cada dia o problema fica pior, nossa cidade está ficando horrível, está manchada. É só olhar pra cima para ver como está feio”, frisou.

O parlamentar chamou a atenção ainda para o fato de que, no município, existe uma lei que determina o alinhamento e a retirada de fios em desuso e desordenados existentes em postes de energia elétrica, mas que não está sendo cumprida. “O excelente projeto de lei de autoria do ex-vereador Carlinhos Miranda, foi aprovado e sancionado. A lei 7279 foi sancionada em fevereiro de 2019, mas infelizmente não está sendo cumprida. E com isso o problema só piora! Acredito que cerca de 80% desses fios que estão nos postes estão em desuso, não têm utilidade, mas as empresas responsáveis simplesmente não os retiram”.

Continuando sua fala, o vereador cobrou uma fiscalização rígida e urgente para o problema. “Peço a fiscalização que pegue pesado com essas empresas, isso não pode ficar assim. Uma cidade inteligente, uma cidade bonita, que desejamos para nossos filhos e netos não pode ter esse tipo de problema. Sabemos que a EDP faz o seu trabalho com muita qualidade, mas aí vem as empresas de telefonia e internet e estragam tudo”.

Além da poluição visual, os fios também podem provocar acidentes. “Vou citar o caso de Piúma, onde uma professora sofreu um acidente e morreu por conta de um fio pendurado. Isso é inaceitável! Aqui em Cachoeiro volta e meia tem caminhão que encosta nos fios e vai acabar acontecendo um acidente aqui também. Todos os bairros de Cachoeiro estão com o mesmo problema e isso precisa ser resolvido. Solicito encarecidamente que a Secretaria responsável faça uma fiscalização rígida. Precisamos agir com urgência para evitar um acidente mais grave em nossa cidade”, finalizou.

Segue abaixo alguns registros feitos em Cachoeiro: