Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereador promove evento sobre suicídio.

Vereador promove evento sobre suicídio.

por Janemar — publicado 02/10/2018 13h03, última modificação 02/10/2018 13h03

O professor e vereador Diogo Lube (PDT) realizou nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal o “1º Observatório da Vida: Discursos Lineares sobre Suicídio”. Além do vereador, participaram do evento como palestrantes a psicóloga Fabrícia Aride , Fábia Cristina, que apresentou uma abordagem espírita sobre o assunto, e Luiz Roberto da Silva, médico legista.

Fabrícia Aride disse que existem muitos mitos sobre o suicídio, como por exemplo, de ser um ato impulsivo, não ser praticado por crianças, ser cometido sempre por pessoas com pertubações mentais ou que “nunca vai acontecer conosco, mas somente com aqueles tipos de pessoas”. Ela pontuou, que, apesar disso, depressivos e dependentes químicos estão mais propensos a se matarem, daí a necessidade de continuidade nos tratamentos. Também falou que existem muitas dificuldades para que possa ser feita prevenção efetiva ao suicídio, por causa do preconceito ao falar sobre o tema, atraso em diagnósticos, rede de apoio restrita e poucos protocolos de prevenção ao suicídio.

A psicóloga exemplificou sobre o que fazer para ajudar potenciais suicidas dentro da família: a pessoa não pode ser deixada sozinha, é preciso remover e esconder álcool, objetos cortantes e remédios e prestar atenção ao comportamento da pessoa: doar objetos e dizer que tem vontade de sumir podem ser comportamentos que indicam vontade de se matar.

Um outro problema abordado pela psicóloga foi o da incerteza em que todos vivemos atualmente, além da baixa capacidade de tolerar frustrações da nova geração. “Nossos pais tinham plenas certezas sobre como educar os filhos, por exemplo, mas nós não temos. Os jovens lidam com questões difíceis ,como desemprego mesmo com diploma de nível superior, e ainda por cima, erramos ao protegê-los de tudo antes da idade adulta. Eles não criam resiliência para enfrentar as decepções”, falou.

Fábia Cristina, do C.E. Maria de Paula Brandão, disse que a Federação Espírita faz campanhas constantes contra o suicídio há décadas, e tem serviço voluntário de aconselhamento contra o suicídio. Para os espíritas, somente Deus pode tirar a vida, sendo o suicídio considerado um erro, mas, ainda assim, passível de perdão divino. “É possível prevenir 90 por cento dos casos. A cada 40 segundos, alguém se mata no mundo, e as causas são variadas: solidão, depressão, má saúde, problemas na adolescência , bullying, entre outros”. Ela também concorda que a geração de hoje é muito frágil, pois quer tudo imediatamente e não suporta implicância.

Luiz Roberto da Silva, médico legista, falou que o suicida é visto como covarde pela sociedade, mas que precisamos nos atentar contra a solidão em que vivem essas pessoas. “É preciso um olhar de mais compaixão e compreensão sobre a dor do outro, cuidar das pessoas, prestar atenção nelas de verdade”, falou o médico.