Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereador pede apoio para ampliar acolhimento social da Cáritas Diocesana

Vereador pede apoio para ampliar acolhimento social da Cáritas Diocesana

por Camila Reis publicado 08/07/2025 15h45, última modificação 08/07/2025 15h43
Vereador pede apoio para ampliar acolhimento social da Cáritas Diocesana

Padre Evaldo

A convite do vereador Marcelinho Fávero (União Brasil), Padre Evaldo Praça Ferreira, Vigário Episcopal para Ação Social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, veio à Câmara nesta terça, 08, apresentar a Cáritas Diocesana. Braço social da Igreja Católica, que nasceu no Brasil em 1956, foi fundada em Cachoeiro pelo saudoso bispo Dom Célio de Oliveira Goulart em 2005 e, desde então, suas principais atividades estão no âmbito da assistência social por meio do Projeto “Casa de Passagem Santa Teresa de Calcutá”.

Fávero reconhece a “importância das igrejas cristãs, com esse trabalho e mão de obra gigantesca, principalmente em catástrofes, como foi a enchente de Mimoso do Sul” e pede o apoio dos demais vereadores na busca por emendas parlamentares através dos deputados e senadores de seus partidos.

Casa de Passagem Santa Teresa de Calcutá

A casa, localizada no bairro BNH, acolhe a população em situação de rua e em vulnerabilidade social. Tem capacidade para atender 25 pessoas e recebe recursos do município, como prestadora de serviços, para sua manutenção, não sendo suficientes, porém, para ampliação e melhorias.

“As pessoas não estão nas ruas porque querem”, explica o padre. A Casa fornece teto e alimento, mas o projeto também trabalha na reconstrução de vínculos familiares e comunitários, na construção de novos projetos de vida e enfrentamento das situações de violação de direitos.

Thiago Neves (PSB) lembra que o repasse de recursos da prefeitura “não é caridade, é responsabilidade do município (...) Não temos vaga para encaminhar todos que precisam e só vamos conseguir (vagas) se houver mais recursos para subsidiar”.

Outro exemplo de ação da Cáritas, a nível paroquial, acontece no Jardim Itapemirim, onde a Paróquia Nossa Senhora das Graças atende 70 crianças em vulnerabilidade social de diversos bairros, tendo fila de espera de 23 crianças. Todos os projetos e ações são mantidos com recursos públicos, através de convênios, e também com doações particulares e muito trabalho voluntário.