Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Vereador Marcelinho Fávero quer serviço de empacotador em caixas prioritários

Vereador Marcelinho Fávero quer serviço de empacotador em caixas prioritários

por Pammela Volpato publicado 06/09/2023 14h35, última modificação 06/09/2023 15h54
O projeto foi elaborado após observar as dificuldades encontradas pelos usuários dos caixas prioritários

O vereador Marcelinho Fávero (PL) protocolou na Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, o Projeto de Lei nº 64, que dispõe sobre a obrigatoriedade de supermercados, hipermercados e/ou congêneres oferecer o serviço de empacotadores nos caixas de atendimento prioritário. A matéria foi lida na sessão ordinária desta terça-feira, 05 de setembro.

Segundo o vereador, o projeto foi elaborado após comparecer em alguns supermercados e observar as dificuldades encontradas pelos usuários dos caixas prioritários. “Presenciei alguns casos e teve um que me sensibilizou bastante. Uma idosa, com limitações nos membros superiores, enfrentou muita dificuldade de empacotar parte de suas compras”.

E continuou: “Fiquei imaginando a dificuldade de mulheres com crianças de colo, mães com filho autista, e tantos outros casos. Se existem os caixas prioritários, é preciso que eles ofereçam realmente um atendimento justo e humano. Acredito que com a aprovação deste medida conseguiremos qualificar o atendimento, promover conforto e segurança às pessoas fisicamente vulneráveis, agilizar as filas e ainda fomentar a economia por meio da geração de novos postos de trabalho”.

O edil explicou que o projeto foi criado com embasamento nas leis federais 10.048/2000 e 14.626/23 que sustentam os argumentos de atendimento prioritário. A matéria agora segue para as comissões permanentes da Câmara e após receber os pareceres volta para sessão para ser discutida e, posteriormente, votada pelos vereadores.

Caso os vereadores acatem a iniciativa do vereador Marcelinho, o projeto será enviado para sanção do prefeito Victor Coelho. Após a publicação da Lei, os estabelecimentos terão trinta dias para se adequarem às novas normas.