Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Veja o resumo dos pronunciamentos dos vereadores na sessão de 18/04/2023

Veja o resumo dos pronunciamentos dos vereadores na sessão de 18/04/2023

por Célia Ferreira publicado 18/04/2023 17h35, última modificação 18/04/2023 17h35

 

 

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Lembra que o Poder Executivo prometeu e ainda deve à comunidade de surdos a construção de uma sede própria para a Associação dos Surdos de Cachoeiro de Itapemirim (Assurci).

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Diz que 40 pacientes de Guaçui fazem hemodiálise em Cachoeiro, enquanto 40 pacientes de Cachoeiro fazem hemodiálise em Guaçui. “Isso é má gestão do governo do estado, que faz essa logística errônea”, protesta. Afirma que a prefeitura paga R$ 20 mil por van para a empresa que executa o projeto Ir e Vir, que transporta apenas um cadeirante por vez. Diz que é preciso levar a EDP a se pronunciar na Câmara sobre os galhos de árvores que estão se emaranhando com a fiação elétrica. Afirma que o comércio do centro está sendo prejudicado pelas obras e diz que o trabalho deveria ser feito também em finais de semana e feriados, dias de menor movimento, o que não está ocorrendo. Defende a colocação de policiais militares da reserva armados na porta das escolas. Segundo ele, o botão de pânico, que está sendo instalado em alguns outros municípios, não funciona para evitar as possíveis agressões.

 

Osmar Chupeta – Republicanos

Afirma que continuará gravando vídeos para denunciar o mau funcionamento em unidades de saúde do município, pois muitas falhas estão sendo corrigidas após suas denúncias. “O voto que o povo dá ao vereador é para fiscalizar”, diz.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Diz que a poda de árvores é um problema antigo em Cachoeiro, que envolve a área de meio ambiente da prefeitura, a EDP e a população. Segundo ele, é preciso que as três instâncias se reúnam e tracem um plano para melhorar o serviço, que é muito ruim. Afirma que o recomeço da Operação Tapa-buraco depende da finalização de uma nova licitação, que está em andamento. Fala sobre a importância do Abril Laranja, campanha dedicada à prevenção de crueldade contra animais. Reitera necessidade de criação de um grupo de estudos para debater métodos de evitar a violência contra as escolas, elogia a realização da Ronda Escolar e diz que o problema somente será resolvido com muito estudo. Diz que a prefeitura prorrogou até 28 de abril o pagamento da primeira parcela do IPTU, com os descontos conquistados com forte articulação da Câmara. Lembra do evento de aniversário de Roberto Carlos e do Dia dos Povos Indígenas.

 

Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho) – PSDB

Faz várias solicitações de serviços à prefeitura, encaminhadas ao seu gabinete pela população, como a poda de árvores, reforma de alambrado na quadra da Praça Benjamin Silva e capina da escadaria próxima ao Cristo Rei.

 

Delandi Pereira Macedo - PODE

Diz que o Plano de Arborização do Município está sendo elaborado, e que é necessário que o documento defina de que forma será feito o manejo da vegetação. Diz ainda que propôs à equipe responsável pelo serviço a eliminação das árvores “ficus”, cujas raízes são muito grandes e invadem calçadas e muros, criando situações de perigo. Diz que há muitos buracos nas ruas da cidade, e é preciso fazer recapeamento urgente em várias áreas. Diz que obras na região central da cidade estão provocando um grande impacto no comércio local, prejudicando a mobilidade urbana e a acessibilidade. Menciona problema na rua Pedro Dias, que ficou muito baixa, após a obra, o que exigiria até dois degraus para acesso às lojas, e afirma ter solicitado que a situação seja revertida, ou, pelo menos, que os degraus sejam substituídos por rampas. Diz que moradores e comerciantes estão preocupados com a possível transformação da rua Quintiliano de Azevedo em calçadão, devido às condições de segurança da região. Lembra da aprovação de projetos lei de sua autoria que determinam a comemoração do Dia dos Pais e do Dia das Mães nas escolas, e diz que a lei não está sendo cumprida, o que prejudica a educação básica das crianças.

 

Arildo Tomaz Bucker (Arildo Boleba) - PDT

Diz que a equipe da Corpus ficou 22 dias em Itaoca, mas não fez a limpeza em Valão de Areia e Alto Moledo. Solicita novamente a urgente recuperação da rodovia Ademir Costa, em Alto Moledo.

 

Paulo Grola - PSB

Diz que na semana passada chegaram 25 novas máquinas de hemodiálise em Cachoeiro, devido a emenda da ex-senadora Rose de Freitas.

 

Alexandre Valdo Maitan - DEM

Afirma que empresária de Alto São Vicente considera que as condições das estradas prejudicam a realização de eventos e todo o turismo no local. Diz que, assim, merece reconhecimento ainda maior a coragem dos empresários locais, incluindo Boa Vista, por terem realizado uma esplendorosa Festa da Penha.

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Afirma que, em seus dez dias como prefeito interino, rodou por todo o município, e as duas maiores demandas que encontrou foram pedidos sobre a operação tapa-buracos e as estradas do interior. Diz que Boa Vista e Alto São Vicente, não deixam nada a desejar em relação a Pedra Azul, e, mesmo com essas dificuldades, realizaram uma grandiosa Festa da Penha. Menciona várias outras regiões do município com potencial turístico, e que vai apresentar projeto de lei criando a Rota Alício Franco. Sugere que a prefeitura nomeie um fiscal para acompanhar os trabalhos de manutenção de vias realizados no município para garantir a qualidade das mesmas.

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) - PL

Agradece à EDP por trabalho de “livramento de rede”, ou seja, poda de árvores, que está sendo feito no bairro Coramara. Diz que há previsão de que o projeto avance pela cidade, e tem esperanças de que muitas demandas sejam atendidas.

 

Rodrigo Sandi (PODE)

Defende a viagem do Prefeito à Colômbia. Afirma ter lido livro sobre a recuperação da segurança em Medellin e Bogotá, presente que recebeu do ex-vereador Higner Mansur, e diz que o exemplo das duas cidades pode servir a Cachoeiro. “É inacreditável que critiquem um prefeito por buscar conhecimento e boas soluções para a nossa cidade”, diz.