Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Veja o resumo dos pronunciamentos da sessão de 05/09/2023

Veja o resumo dos pronunciamentos da sessão de 05/09/2023

por Célia Ferreira publicado 05/09/2023 18h20, última modificação 05/09/2023 18h20

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Registra a importância da campanha Setembro Verde, e cede seu tempo a representantes de entidades variadas para falarem sobre a necessidade de se promover a visibilidade e a inclusão social de pessoas com deficiência em Cachoeiro.

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Cede tempo a representantes da Organização Missionária Embaixadores do Rei, da Igreja Batista, que falam sobre a atuação do grupo, que, em 25 de agosto, completou 75 anos em solo brasileiro. Diz estar feliz com a chegada à Câmara do projeto de lei que trata do Piso Nacional da Enfermagem. Conta que esteve na Assembleia Legislativa, onde recebeu das mãos do deputado Allan Ferreira (PODE) a Comenda José de Anchieta Fontana, conferida a atletas de destaque e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do esporte capixaba. Afirma estar satisfeito com seu partido, que, segundo ele, tem condições de apresentar candidato a prefeito nas próximas eleições.

Osmar Francisco (Osmar Chupeta)- REPUBLICANOS

Pede a instalação de internet no CRAS do Zumbi, para melhorar o atendimento aos usuários. Diz que Igreja da qual faz parte pediu ao município autorização para usar quadra para fazer festa para crianças, e o local foi entregue sem limpeza prévia, porque querem desmerecê-lo. Mostra áudio de moradora do Zumbi falando que a filha paraplégica não foi atendida no sistema de saúde em agosto, ficando sem materiais como sonda, medicamentos e outros. Diz que as vias do Zumbi estão cheias de buracos. Solicita a poda de árvores no centro da cidade, que, segundo ele, estão sendo escaladas por criminosos com o intuito de invadir apartamentos e estabelecimentos comerciais.

Delandi Pereira Macedo – PODE

Conta que visitou obras de drenagem da Linha Vermelha, e visitou também a do Ginásio dos Esportes, onde não havia nenhum operário trabalhando, o que, segundo ele, não pode ocorrer, já que o local é um patrimônio de Cachoeiro. Sugere que a Câmara convide a secretária de obras Lorena Vasques para falar sobre as intervenções que vêm sendo feitas na cidade e esclarecer as questões que preocupam a população, especialmente a comunidade do Guandu, Linha Vermelha e Nova Brasília.

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Conta que sua casa foi invadida no final de semana por pessoas armadas e seu filho foi atingido por cinco tiros. Afirma que a polícia continua solicitando muitas informações por telefone no momento do crime, quando, na verdade, as pessoas estão precisando de ação urgente. Diz, ainda, que falta efetivo, armamento e outros equipamentos para que a polícia possa trabalhar melhor, oferecendo segurança plena à população. Mostra vídeo em que apresentadores falam sobre métodos utilizados por médicos para provocar aborto, e se posiciona contra a legalização do procedimento. Afirma que no dia 19, irá trazer à Câmara os alunos da escola Newton Ferreira de Almeida, do Monte Belo, que quase perdeu o ensino médio. Elogia secretária de obras que mandou parar a obra nas ruas Pedro Dias e Quintiliano de Azevedo, que estava visivelmente errada, com o leito da rua mais alto que a calçada. “Nós, vereadores, estamos denunciando isso há bastante tempo, e ninguém fez nada. Precisou vir a secretária, corajosa, para mandar parar e corrigir o erro”, diz.

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Diz que as obras que estão sendo realizadas em Cachoeiro estão resolvendo dificuldades históricas, que foram se acumulando ao longo dos anos, sem solução. Afirma que é necessário dar apoio e crédito aos comerciantes que estão sendo prejudicados pelas obras. Defende melhor capacitação dos professores para temas como educação sexual, transtornos mentais e inclusão, e diz que é necessário cumprir a lei que determina que cada escola tenha um psicólogo. Diz que ontem o STF determinou que o piso nacional do magistério deve ser pago imediatamente por todos os municípios. Afirma que o Piso da Enfermagem chegou hoje à Câmara e, com certeza, será aprovado por unanimidade. Pede que os vereadores se mobilizem fortemente pelo reajuste do salário dos servidores.

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) – PL

Diz que protocolou projeto de lei que obriga supermercados a disponibilizarem empacotadores nos caixas de atendimento prioritário, destinado a idosos, grávidas e portadores de necessidades especiais. Comemora a chegada à Câmara do projeto de lei que trata do Piso Nacional da Enfermagem.

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Diz que, como membro da Comissão de Saúde da Câmara, acompanhou, junto com o vereador Paulo Grola, reunião da Comissão de Saúde da Assembleia, em que a Santa Casa de Cachoeiro apresentou seu trabalho e pediu apoio e mais recursos para seus projetos.