Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Sinal Vermelho: servidores da CMCI são capacitados para acolher vítimas de violência

por Célia Ferreira publicado 11/08/2021 11h23, última modificação 11/08/2021 11h23

A Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal, comandada pelo vereador Alexandre Maitan (DEM), realiza nesta quarta-feira a capacitação dos servidores para o acolhimento de mulheres vítimas de violência. Com o treinamento, a Câmara está pronta a participar efetivamente da campanha Sinal Vermelho, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), para oferecer às vítimas de agressões familiares um canal de denúncia de maus-tratos e de violência doméstica. A adesão do Legislativo municipal à campanha foi oficializada na primeira semana de agosto pelo presidente Brás Zagotto (PV).

O treinamento foi conduzido pela advogada e servidora Aline Aridi Ferreira de Lima Freitas. Ela esclareceu que, ao ser tornar parceira da campanha, a Câmara de Cachoeiro tornou-se um ponto de apoio para receber as mulheres impossibilitadas de procurar diretamente a polícia, quase sempre por estarem sob constante vigilância de seus agressores. Assim, elas podem utilizar o recurso de desenhar um X vermelho na mão, ou mesmo de entregar um bilhete ao seu atendente, para expressar um pedido de socorro, e, com isso, a Polícia Militar será acionada pela discagem ao 190 e prestará o auxílio à vítima.

Precisamos atender essas mulheres com responsabilidade, para que elas saibam que alguém se importa com elas. Nossa missão é ajudar a estabelecer uma cultura de paz, respeito e solidariedade, para salvar vidas”, afirmou a advogada.