Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Sessão Solene comemora os 156 anos de Emancipação Política de Cachoeiro

Sessão Solene comemora os 156 anos de Emancipação Política de Cachoeiro

por Camila Reis publicado 24/03/2023 18h10, última modificação 24/03/2023 19h18

Abrindo as comemorações oficiais do 25 de março, data na qual, em 2023, Cachoeiro completa 156 anos de Emancipação Política, a Câmara promoveu nesta sexta (24) Sessão Solene para entrega de homenagens alusivas à data. Foram concedidos Títulos de Cidadania Cachoeirense, para aqueles que não nasceram no município mas escolheram a Capital Secreta para viver, e a Comenda Bernardo Horta de Araújo, destinada aos que se dedicam ao desenvolvimento cultural, social e econômico de Cachoeiro.

O padre Valdece Schuenck, a convite do vereador Alexandre de Itaoca (PSB), foi o responsável pela leitura bíblica e momento de oração que abriu a sessão. Logo após, o vice-prefeito, Coronel Rui Guedes, usou a tribuna representando o Poder Executivo, e o professor de história Rafael Magalhães, que também é servidor da Câmara, fez uma pequena palestra sobre a povoação de Cachoeiro, desde o início, sendo território dos indígenas Puri e Botocudos, até a criação do município e a importância do legislativo no processo.

“Cachoeiro se fez primeiramente a partir da Câmara Municipal. Antes, estávamos ligados à Vila de Itapemirim. Esses sete homens que fundaram a primeira Câmara de Cachoeiro, em 1867, cinco militares e dois médicos, tiveram suas trajetórias pessoais e entenderam que esse era o momento que Cachoeiro tinha maturidade para este desligamento. Louvo e ressalto o protagonismo da Câmara. São os senhores 19, hoje, que vão dar continuidade ao protagonismo dos primeiros sete. A decisão sempre estará aqui”, afirmou Magalhães.

Homenagens Especiais aos hospitais filantrópicos cachoeirenses

Com proposição do presidente da Casa, vereador Brás Zagotto (Podemos), e demais membros da Mesa Diretora, receberam Homenagens Especiais os três hospitais filantrópicos que atendem a população cachoeirense através do SUS: a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Evangélico e o Hospital Infantil Francisco de Assis. Os superintendentes de cada instituição receberam as honrarias.

“Essas homenagens foram assinadas por todos os dezenove vereadores. É unânime o sentimento de gratidão, o reconhecimento a todo o esforço que estes hospitais fazem para prestar o melhor atendimento a Cachoeiro, que ainda não tem hospital público, e toda a região sul do estado. Não mediram esforços no enfrentamento à pandemia, nem diante de todas as dificuldades enfrentadas. Obrigado a todos”, explicou Brás.

Confira AQUI as fotos do evento e assista AQUI a transmissão da sessão.

Homenagens do mês de março serão entregues na próxima segunda-feira

Na próxima segunda (27), a partir das 14h, serão entregues as demais homenagens da Câmara referentes ao mês de março. Às 14h serão entregues os Títulos de Mulher Cachoeirense, às 15h a Comenda Ancila Zanol, às 16h o Título “Ignez Massad Cola” e às 17h a Comenda “Maestro Raul Sampaio”. As solenidades acontecerão no plenário da Câmara e também serão transmitidas pelo YouTube.

Homenageados do dia 24 de março de 2023:

TÍTULOS DE CIDADANIA CACHOEIRENSE:

AFRANIO EMÍLO CARVALHO DA SILVA

ALCIDES ZERBONE SOARES