Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Servidores da Câmara de Cachoeiro recebem treinamento sobre Lei Geral de Proteção de Dados

por Pammela Volpato publicado 22/06/2023 16h10, última modificação 23/06/2023 15h58
Desde o ano de 2021 a Câmara Municipal de Cachoeiro vem tomando medidas a fim de proteger os dados pessoais tratados nos diversos processos da Casa

Para entender melhor a relação entre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o direito à privacidade, os servidores da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim participaram de uma oficina interna sobre o processo de adequação à legislação.

Voltado para todos os servidores do Poder Legislativo, inclusive estagiários, o treinamento ‘Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – O que muda na vida do servidor público’, foi realizado nos dias 21 e 22 de junho, e promoveu uma análise e adequação dos serviços do Legislativo em concordância com as normas da Lei de Nº 13.709/2018, legislação brasileira que regulamenta as atividades de tratamento de dados pessoais. A oficina contou com grande adesão dos servidores, tendo contabilizado 172 participantes.

A inclusão do setor público no escopo da LGPD constitui um marco na Administração Pública, obrigando-a a se adequar e investir em questões de segurança e a atuar de forma a evitar a utilização de dados pessoais para fins diferentes daqueles para os quais foram coletados, considerando que os governos têm se tornado cada vez mais digital, além de serem os maiores detentores de dados pessoais.

Por isso, o servidor público tem dupla função na observância do fiel cumprimento da LGPD na administração pública. Primeiramente, resguardar os seus próprios dados, bem como a sua correta utilização pelos gestores públicos. A segunda, não menos importante, é observar o fiel cumprimento da LGPD pela Administração Pública quando precisar coletar e tratar dados pessoais de terceiros.

Ministrado pela servidora encarregada de dados, Tamara Moureth Rosa, o treinamento teve como objetivo fornecer orientações sobre os conceitos, desafios e boas práticas, ressaltando a responsabilidade de quem coleta, armazena e trata os dados pessoais. “Os impactos da LGPD no setor público influenciam de maneira mais evidente os servidores públicos, pois além de serem titulares de dados pessoais armazenados pela administração pública, eles também são responsáveis por coletar e tratar, bem como promover transferência de dados pessoais no setor público. Nosso objetivo é treinar toda a equipe para que possam lidar com os dados coletados, sabendo armazenar e tratar as informações da melhor forma, daqui em diante”, ressalta.

Desde o ano de 2021 a Câmara Municipal de Cachoeiro, por meio do seu presidente Brás Zagotto, vem tomando medidas a fim de proteger os dados pessoais tratados nos diversos processos da Casa. “Vale a pena ressaltar que em nosso site, no menu LGPD - Proteção de Dados, já foram publicadas algumas medidas adotadas para adequação à lei. Também sugerimos a consulta e compartilhamento dessas informações”, explica Brás.

Os servidores públicos são o principal elo entre a LGPD e a Administração Pública. Portanto, devem se manter atualizados acerca das boas práticas no tratamento de dados pessoais, realizando cursos de capacitação, bem como, observando o cumprimento da lei no desempenho das funções. Esse foi o primeiro treinamento e faz parte de uma série de medidas adotadas pela Câmara de Cachoeiro para se adequar à LGPD”, finaliza Tamara.