Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Semana Municipal do Cuidador de Idosos: Professor pede valorização da profissão “É a pessoa que passa mais tempo com seu familiar”

por Camila Reis publicado 23/03/2023 13h55, última modificação 23/03/2023 13h55

A convite do vereador Osmar Chupeta (Republicanos), autor do projeto de lei que instituiu a semana que comportar o dia 20 de março como a Semana Municipal do Cuidador de Idosos, o enfermeiro e professor Rodolfo Rosa Gomes fez palestra na Câmara nesta terça-feira (21) para falar sobre a importância da profissão.

Segundo o enfermeiro, que também é cuidador, pós-graduado em gerontologia e instrutor do curso de cuidador de idosos do Senac Cachoeiro, a categoria é muito desvalorizada. “Quando vemos um cuidador trabalhando, não mensuramos o quanto é difícil. Vemos a luta atual por valorização da enfermagem, que estamos conseguindo chegar no piso salarial, mas os cuidadores ainda estão muito atrás”.

Lembrando que a função exige capacitação extensa e que envolve o cuidado com pessoas debilitadas e amadas pelas famílias (pais, avós, esposos...) ele afirma que “devem ser respeitados como qualquer outro profissional da área da saúde”.

Expectativa de aumento da demanda

Rodolfo convidou aos que ainda não conhecem para visitar a sede do Senac Cachoeiro. A instituição tem um programa de gratuidade que, todos os anos, oferece vagas em diversos cursos profissionalizantes, inclusive de cuidador de idosos e de crianças. “O curso não é só para quem quer trabalhar na área, mas pode ajudar a qualquer um que precise cuidar de um familiar, por exemplo. Nossa população está envelhecendo e, infelizmente de forma não saudável. Então teremos um aumento de demanda de mão de obra qualificada, já que serão mais idosos adoecidos”.

Como ações efetivas, pediu apoio aos vereadores para haver melhorias no trânsito e aumento de áreas de lazer pensadas e exclusivas para idosos, para que eles se mantenham circulando e se ocupando. “Todos os idosos têm direito a lazer e sociabilidade, mas não adianta ter o direito se não tiver acesso ao serviço. Os idosos circulando melhoram sua saúde e a abertura de espaços de convivência também abre possibilidade de diversas vagas de emprego nestas instituições”.

Por fim, sugeriu cidadãos que apoiem os lares de idosos que já existem na cidade, visto que parte das doações podem até mesmo ser deduzidas do imposto de renda.