Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Projeto cria Semana do Cuidador de Idosos: profissão precisa de incentivo e visibilidade

por Célia Ferreira publicado 22/03/2022 18h15, última modificação 22/03/2022 18h26

A enfermeira e professora Franciane Cocco participou da sessão desta terça-feira (22), para defender a aprovação do projeto de lei 4/2022, que cria a Semana Municipal do Cuidador de Idosos, apresentado pelo vereador Osmar Chupeta (Republicanos). Ao final da sessão, o projeto foi aprovado por unanimidade. Franciane cumprimentou o vereador pela sensibilidade de entender a importância da matéria, que poderá, segundo ela, aumentar a visibilidade da profissão e incentivar a formação de novos profissionais na área.

“O país possui hoje 33 milhões de idosos e até 2060 eles serão quase 50% da população. Hoje já não temos cuidadores suficientes para atender aos idosos, e, ao mesmo tempo, as famílias não têm condições de lhes pagar a remuneração devida. Este é um assunto que precisa ser debatido pela sociedade , afirmou Franciane, lembrando ainda que no último domingo, dia 20, comemorou-se o Dia Nacional do Cuidador de Idosos.

Segundo o vereador Chupeta, a Semana Municipal do Cuidador de Idosos terá por objetivo contribuir para a valorização destes profissionais, conscientizando a sociedade sobre a importância da atenção ao idoso como forma de combate à violência e à negligência aos direitos dessas pessoas. Além disso, deverá incentivar a promoção e realização de campanhas educativas, cursos, exposições, publicações, reuniões e seminários sobre o assunto. “Cada vez mais o poder público tem que se preparar para atender o idoso”, diz o vereador.