Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Secretário apresenta à Câmara novo PDM

Secretário apresenta à Câmara novo PDM

por Camila Reis publicado 23/08/2021 16h52, última modificação 23/08/2021 16h52

Nesta segunda, 23, a Câmara de Cachoeiro recebeu o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória, acompanhado de sua equipe, para apresentar o novo Plano Diretor Municipal. O anterior datava de 2006, sendo válido até 2016, e, segundo análises anteriores, possui cerca de 21 pontos de inconstitucionalidade. Para elaboração da nova versão, foram realizadas, desde 2019, 35 reuniões entre a empresa e a equipe da Semurb, 18 reuniões comunitárias, três reuniões temáticas, cinco workshops segmentados e quatro audiências públicas. Mais de 1 mil pessoas participaram das atividades. Agora, o documento aguarda aval do Conselho do PDM para ser protocolado na Casa.

Da Vitória afirmou que a forma de a secretaria trabalhar vai mudar drasticamente, tornando todos os processos menos burocráticos. Além disto informou que “este é o primeiro PDM de Cachoeiro que vai contemplar 100% do território e não apenas a sede do município. Um dos destaques é que vamos implantar o uso miscigenado do solo, como forma de nos preparar para implantar o conceito ‘cidade 15 minutos’”. O ‘cidade 15 minutos’ é um conceito de projeto urbano criado pelo cientista franco-colombiano Carlos Moreno, cujo propósito é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos ao transformar as cidades em locais onde tudo pode ser acessado em, no máximo, 15 minutos, seja a pé, de bicicleta ou de transporte público.

Com a presença de 14 dos 19 vereadores na reunião, o presidente Brás Zagotto (PV) avalia a importância do tema: “O PDM é o que formata nossa cidade e precisaremos decidir aqui na Câmara a sua aprovação ou não. Por isto é importante que o secretário tenha vindo e nos mostrado como ficou. Assim que for protocolado, faremos audiências públicas, convidaremos arquitetos e outros profissionais para podermos avaliar melhor e apresentar as emendas que forem necessárias antes da votação”.

reunião PDM