Secretária de educação pede adesão de estudantes em avaliações de desempenho
A Secretária Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, Celeida Chamão de Medeiros, esteve presente na sessão ordinária desta terça, 16, a convite da Comissão de Educação, de Ciência e Tecnologia, de Cultura, de Esporte e Lazer, e de Turismo. Dentre outros temas mencionados, foi destacado o apelo à participação dos estudantes nas duas avaliações de desempenho que acontecerão este ano: o Saeb e o Paebes.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é aplicado a cada dois anos pelo Inep em escala nacional, através de testes e questionários . Participarão dos exames, entre os dias 20 e 31 de outubro de 2025, estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º e 4ª série do Ensino Médio. Na Educação Infantil, os profissionais da educação avaliam a qualidade da oferta.
Já o Paebes - Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo é aplicado a nível estadual todos os anos, nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Em 2025, acontecerá nos dias 10 a 21 de novembro.
Ambos permitem que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Com os resultados, podem identificar as necessidades de aprendizagem, as desigualdades existentes e planejar ações e políticas públicas.
Também interferem no recebimento de recursos vindos dos governos federal e estadual para o município, como os ligados ao Fundep (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Porém, mesmo sendo tão importantes, a participação dos estudantes não é obrigatória. “Por isso viemos aqui pedir o apoio de vocês, vereadores e todos que nos ouvem. Conversem com os líderes comunitários, pais e familiares para que eles entendam a importância dessas avaliações e incentivem a presença dos alunos”, pede a secretária. “Faremos nestes dias um momento diferenciado, com um lanche diferenciado, o que pudermos fazer, enquanto secretaria, para ser atrativo”.