Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Secretária de Educação esclarece denúncia de vereador sobre uso de banheiros em escola

Secretária de Educação esclarece denúncia de vereador sobre uso de banheiros em escola

por Célia Ferreira publicado 04/10/2022 16h55, última modificação 04/10/2022 17h06

 

 

Servidores da Secretaria Municipal de Educação, tendo à frente a secretária Cristina Lens, estiveram na Câmara nesta terça-feira (04) para refutar a denúncia feita pelo vereador Ary Correa (Patriotas) a respeito do uso de banheiros em escola da rede municipal.

 

Em um vídeo postado nas redes sociais, o vereador afirmou que meninos e meninas que estudam na pré-escola Olga Dias, no bairro Coronel Borges, utilizam um banheiro unissex. Segundo Ary, a denúncia teria sido feita por Jorge de Oliveira Cherini Junior, pai de uma aluna incomodado com a situação, pois o banheiro possui dois vasos, sem parede divisória, e estaria sendo usado simultaneamente por crianças de ambos os sexos.

 

Cherini também utilizou a tribuna, e afirmou que sua denúncia referia-se não à postura dos professores, mas à infraestrutura da escola. “Não disse que a escola está induzindo a nada, apenas questionei por que o banheiro não tem divisória entre os dois vasos sanitários masculino e feminino. Só estou requerendo algo que é direito da minha filha, que é a família”, disse o pai da aluna.

 

Indignação

 

Por sua vez, a secretária ocupou a tribuna da Câmara para refutar a denúncia. Segundo ela, o sanitário mostrado no vídeo está localizado nas salinhas de maternal, e são utilizados por crianças até três anos, ainda na fase do desfralde, sempre acompanhadas pelos professores e cuidadores. Estamos aqui para mostrar nossa indignação, insatisfação e repugnância ao que está acontecendo. Todas as construções da Secretaria de Educação são feitas dentro dos padrões do Pró-Infância do Ministério da Educação, e atendem às normas legais”, afirmou a secretária.

 

Para Cristina, a denúncia foi motivada por questões políticas, já que o vereador não teria procurado esclarecimentos na secretaria antes de publicar o video. “Nunca vi tamanha grosseria e crueldade. É um vídeo feito sem nenhum conhecimento técnico, é desumano, usa o espaço educacional para politicagem feia. Nenhuma escola fala de gênero ou sexualidade com crianças dessa idade”, garantiu. “Esse vídeo atinge cada um dos 2.000 professores do nosso município e cada profissional da educação infantil, que cuidam com ética e profissionalismo das nossas crianças”, disse, muito emocionada.

 

Após a fala de Lens, muitos vereadores se pronunciaram para elogiar o trabalho realizado pela Secretaria. O relator da Comissão de Educação, vereador Diogo Lube (PP), destacou que a educação de Cachoeiro é feita com maestria e é necessário ter muito cuidado antes de compartilhar denúncias infundadas. “Quero compartilhar com vocês a minha indignação em relação a essa fake news. Nossos professores e servidores da Educação fazem seu trabalho com muito amor e muita técnica”, defendeu Lube.


Vereador Ary Correa e o Jorge Cherini, pai de aluna da rede municipal