Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Secretária de Desenvolvimento Social fecha Agosto Lilás na Câmara

Secretária de Desenvolvimento Social fecha Agosto Lilás na Câmara

por Célia Ferreira publicado 31/08/2021 17h11, última modificação 31/08/2021 17h11

Terminou nesta terça-feira (31) o painel de debates organizado pela Ouvidoria da Mulher da Câmara de Cachoeiro para comemorar o Agosto Lilás. A última palestrante, convidada pelo ouvidor Alexandre Maitan (DEM), foi a secretária municipal de desenvolvimento social Márcia Bezerra, que falou sobre os serviços voltados às mulheres oferecidos pelo município.

Márcia afirmou que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) possui ações, programas e estratégias que atendem às mulheres cachoeirenses e que são geridos pela secretaria. Ela mencionou o trabalho da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), capacitada no atendimento às mulheres vítimas de violência física, psicológica ou sexual, que já realizou 649 atendimentos e acompanhou 75 mulheres somente este ano. Segundo ela, este resultado foi possível porque a Secretaria melhorou a articulação com a Delegacia da Mulher, disponibilizando uma psicóloga que visita diariamente o local. Após ser atendida pela polícia, as mulheres vítimas de agressão são ouvidas pela profissional da secretaria, que realiza agendamentos e inicia o acompanhamento dos casos.

Outros benefícios mencionados pela Secretária são o auxílio-natalidade, sempre sob aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social, e o Programa Criança Feliz Capixaba, estratégia voltada para a primeira infância e gestantes, em toda a cidade, com visitas a domicílio, para prestar orientações e verificar as condições de vida das famílias.

A Secretária lembrou ainda do programa Marcha das Margaridas, uma ação de empoderamento para mulheres do campo, com iniciativas comportamentais e de empreendedorismo, e também o programa Homem que é Homem, que atende agressores encaminhados pela Justiça, para encontros educativos e conscientizadores. Além disso, em breve, a secretaria passará a promover palestras em todas as escolas sobre a Lei Maria da Penha, para conscientizar as crianças contra a violência e envolvê-las na proteção à família. Muitas dessas ações são realizadas em parceria com outros órgãos estaduais e federais.