Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Saúde: presidente cobra agilidade do Governo do Estado

Saúde: presidente cobra agilidade do Governo do Estado

por Anete — publicado 09/05/2019 11h35, última modificação 09/05/2019 11h54

O Governo do Estado precisa assumir as demandas que são suas em nossos municípios, que não podem continuar sendo apontados pela população como culpados por responsabilidades que vão além de sua competência”.

Estas foram as palavras do presidente da Câmara de Cachoeiro, Alexon Soares Cipriano, durante audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa sobre os impactos da Judicialização da Saúde na Região Sul do Espírito Santo, realizada no plenário da Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (08).

Alexon Soares Cipriano destacou que defender os municípios dessas demandas é inclusive uma das preocupações da Associação dos Municípios do Espírito Santo – Ascames. “Não vai aqui crítica despropositada ao Governo do Estado. Eu apoiei o governador Renato Casagrande, acredito no seu governo, mas cinco meses depois, ainda vemos necessidades urgentes do cidadão cachoeirense em relação a exames e consultas especializadas numa espera interminável. Acontece de demorar tanto que quando ligam para avisar que o exame foi liberado, o paciente já morreu. Isso é indigno e esperamos muito mais do que isso”.

Alexon enfatizou que a Câmara sempre será parceria tanto da Prefeitura quanto do Governo do Estado na busca de soluções, mas que esse problema precisa ser definitivamente sanado, num momento em que tantas políticas públicas vêm sendo negadas ou reduzidas. “ Precisamos dar suporte ao cidadão no momento que ele mais precisa, que é quando falta a saúde. Muitas vezes não há outro caminho que não seja a judicialização, para tentar salvar a própria vida ou de algum familiar”.