Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Rotativo: Câmara negocia redução da tarifa para pós-pagamento

Rotativo: Câmara negocia redução da tarifa para pós-pagamento

por Célia Ferreira publicado 16/11/2022 15h36, última modificação 16/11/2022 15h36
Rotativo: Câmara negocia redução da tarifa para pós-pagamento

Brás negocia com Agersa e Semurb redução de tarifa do rotativo

A Câmara Municipal de Cachoeiro está negociando a redução do valor da nova tarifa para pós-pagamento do estacionamento rotativo, criada pela Prefeitura. O objetivo da Câmara é que, em vez de pagar R$ 20,00, como propõe a Prefeitura, o valor seja de apenas R$ 10,00.

Entenda o caso:

No ano passado, após inúmeros relatos de usuários multados por não efetuarem o pagamento do rotativo imediatamente ao deixarem as vagas, a Câmara aprovou projeto de lei do vereador Brás Zagotto (Podemos), garantindo aos motoristas um prazo de até 24 horas para fazer o acerto. O projeto de Brás não menciona a possibilidade de aumento da tarifa. No entanto, ao regulamentar a lei, para impedir que os motoristas passassem a fazer o pagamento apenas quando fossem multados, a prefeitura fixou um decreto determinando que a tarifa para pós-pagamento seria oito vezes maior que a tarifa normal, ou seja, R$ 20,00 em vez de apenas R$ 2,50. Com isso, os motoristas não teriam que arcar com o valor de uma multa, sempre superior a R$ 100,00, mas pagariam um pouco mais pelo estacionamento quando adiassem o pagamento.

Embora a intenção do projeto aprovado pela Câmara seja beneficiar os motoristas, que agora não precisarão arcar com os altos valores das multas, o aumento da tarifa para pós-pagamento gerou críticas. Com isso, Brás se reuniu com a Agersa e com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), para negociar a redução da tarifa de pós-pagamento de oito para quatro vezes o valor cobrado, ou seja, de R$ 20,00 para R$ 10,00. E a quitação poderá ser feita até 24 horas após a notificação, conforme proposta de prazo inicialmente apresentada pelo Vereador Brás e aprovada pela Câmara. “Até compreendemos a necessidade de aumentar um pouco o valor, para impedir que as pessoas deixem de pagar o estacionamento normalmente. Mas não concordamos com a taxação excessiva e com certeza vamos conseguir essa redução”, diz Brás.