Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 16/05/2023

Resumo dos Pronunciamentos 16/05/2023

por Camila Reis publicado 16/05/2023 18h35, última modificação 16/05/2023 18h38

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 16/05/2023

Osmar Chupeta (Republicanos)

Solicitou minuto de silêncio pelas mães já falecidas. Relatou visita ao Hospital Infantil do Aquidaban, onde constatou grande demora no atendimento às crianças. Por isto, indicou contratação de pediatras pelo município, para atendimento nas unidades de saúde dos bairros. Denunciou também que, no mesmo consultório onde os médicos prestam atendimento pelo SUS, ofereciam aos pais pagar R$150,00 por consulta, caso quisessem que as crianças fossem atendidas com prioridade.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Concedeu Homenagem Especial à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Hebrom pelos 25 anos de fundação, representada pelo Pr José Alves Sobrinho e sua esposa, Missionária Dilma. O casal é fundador da Igreja que já está presente em todo o estado, através da missão religiosa e social.

Paulo Grola (PSB)

Como presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico, convidou e cedeu tempo de fala a equipe da Santa Casa de Misericórdia para prestação de contas dos serviços.

Ary Corrêa (Patriotas)

Afirmou que a prefeitura fez uma excelente aplicação de Revsol próximo a empresas de Coutinho com grande poder aquisitivo, que poderiam arcar com o serviço, enquanto as comunidades que “estão descalças, dentro da lama” e precisam, não recebem este serviço. Cobrou à prefeitura os reajustes e promoções do plano de cargos dos servidores efetivos. “Alguns estão recebendo e outros não”. Pediu que as lideranças sindicais sejam convidadas à Câmara para esclarecer o assunto, porque cobram apenas aos vereadores e não ao prefeito.

Mestre Gelinho (PSDB)

Registrou que, conforme foi cobrado por moradores e solicitou à prefeitura, foram refeitas as faixas de pedestre da Av. Aristides Campos e acredita que, em breve, as do Novo Parque e da Linha Vermelha, próximo ao antigo Paulinho Lanches, também serão pintadas. Parabenizou os responsáveis e agradeceu às instituições que contribuíram, em parceria, para a construção da nova unidade de saúde no antigo Detran, bairro Ferroviários. “Que o município seja contemplado com outras unidades de excelência assim”.

Diogo Lube (PP)

Parabenizou à Câmara pelos intérpretes de libras, pedindo que as demais instituições também tenham essa acessibilidade. Afirmou que a prefeitura não paga os salários que os servidores merecem e teve reunião com o Sindimunicipal para tratar da campanha salarial 2023, observando a resistência do executivo a atender à categoria. “Uma das bandeiras da minha vida pública é lutar pela justiça social”. Informou que foi encaminhada ao MP a ata da audiência pública que tratou dos preços dos combustíveis e deparou-se hoje com a Petrobrás acabando com a PPI, o que pode gerar redução de até 20 % dos valores. “É hora de a gente fiscalizar ainda mais. Não é uma vitória ainda, mas um indício de que estamos no caminho correto”. Comemorou que o PDM tornou legal as microcervejarias, sendo possível o evento Cachoeiro Food Beer, que acontecerá no próximo final de semana.

Marcelinho Fávero (PL)

Falou sobre a audiência pública da Assembleia Legislativa, realizada na Câmara de Cachoeiro na última semana, que tratou da segurança pública. Agradeceu à secretaria pela realização do Balcão de Empregos na comunidade de Monte Alegre no último sábado, ocasião que também contou com emissão de documentos de identidade. Registrou que esteve há um mês na Rua Rui Marcos Noves Facini, mostrando à secretaria a necessidade da obra de drenagem, e a promessa foi atendida, entregando o serviço à comunidade.

Paulinho Careca (PSB)

Manifestou a alegria pela conquista do piso salarial da enfermagem. Cachoeiro receberá em 2023, do governo federal, mais de R$4 milhões para complemento deste piso. Em resposta a grupos de servidores da prefeitura que têm se queixado de os vereadores não cobrarem seus direitos à reposição salarial, registrou que vêm sim cobrando o cumprimento da lei, a exemplo dos questionamentos feitos pelo vereador durante a prestação de contas do prefeito.

Sandro Irmão (PSD)

Agradeceu à Polícia Militar por atender a pedido de menino autista, morador do bairro Gilson Carone, de ter uma festa de aniversário com tema da corporação. Agradeceu também às pessoas que possibilitaram que o menino recebesse a sonhada bicicleta de presente, que a família não poderia adquirir. Pediu apoio aos demais vereadores na votação do PL que torna utilidade pública o Projeto Criança Feliz Brinquedo Sim.