Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos: Vereadores cobram serviços públicos na primeira Sessão de 2026

Resumo dos pronunciamentos: Vereadores cobram serviços públicos na primeira Sessão de 2026

por Camila Reis publicado 03/02/2026 19h55, última modificação 03/02/2026 19h55

Resumo dos Pronunciamentos do pequeno e grande expedientes e horário das lideranças

Sessão Ordinária do dia 03/02/2026

 Assista aqui à transmissão da sessão: Sessão Ordinária - 03 de fevereiro de 2026 - AO VIVO

Ramon Silveira (PSDB)

Agradeceu a secretarias municipais, defesa civil, prefeito e vice prefeito pelo apoio nos transtornos causados pelas chuvas nos dias 04 e 05 de janeiro na região dos bairros Amarelo e Alto Amarelo. Comemora licitação de obra do Alto Amarelo realizada em 29 de janeiro. Fala sobre a Temporada de Areia e parabeniza servidores envolvidos na organização do evento esportivo. Parabeniza Mirian, presidente da APAE, pela inauguração do Espaço Multiuso “Glauber Coelho”. Apoia a queixa dos demais vereadores sobre a ineficiência do serviço de limpeza pública e o atendimento ser priorizado aos pedidos feitos pelo 156 em detrimento às indicações dos vereadores. Reconhece que o secretário Brás tem razão em queixar-se de sua equipe estar reduzida, mas o executivo precisa resolver o problema e atender à população. Agradece a equipe que realizou desentupimento de bueiros no Sumaré e Gilberto Machado. Elogia Solimar Simplício, secretário Rodolfo e demais servidores que atendem quando são solicitados e dão o retorno esperado, criticando duramente os que trabalham de má vontade. Denuncia em vídeo o furto de medidores de água das residências de Cachoeiro.

 

Leonardo Pinheiro Dutra - Léo Cabeça (PSDB)

Afirma que está triste e desanimado com a falta de apoio do governo municipal às demandas da região de Soturno e Gironda. Faz um ano que se reuniu com prefeito e foi solicitada a obra do ginásio de Soturno, que ainda não tem projeto. Agora, depois de muita luta, a comunidade conseguiu ônibus melhores e estão querendo voltar com os antigos. “Se a eleição fosse hoje, eu não teria metade dos votos que tive, porque a comunidade está massacrada”. Critica equipes das secretarias municipais, que não teriam a mesma competência e eficiência do próprio prefeito.

 

Coronel Fabrício (PL)

Critica ações do poder executivo e o tratamento dispensado aos vereadores. Em apoio a Leo Cabeça, reitera que conseguir obras não é atribuição do vereador, que pode sugerir, indicar. Então, quando não são realizadas as intervenções que a população precisa, a responsabilidade é somente do Executivo. Diz que não via há muitos anos na política um servidor público ser perseguido por posicionamento político como está acontecendo com o ex-vereador Mestre Gelinho. Cobra internação dos usuários de droga para amenizar o problema da rua Samuel Levy. Manifesta preocupação com a realização do “Cachoeiraço” por causa da segurança pública e informa que fará notificação ao Ministério Público sobre o assunto. Agradece ao secretário Santiago pela resolução da demanda dos trabalhadores informais do Guandu e ao diretor presidente da Agersa, Vilson, pelo apoio à CEI da BRK.

 

Creone da Farmácia (PL)

Mostra em vídeo rua do distrito de Córrego dos Monos tomada pela lama desde dezembro do ano passado. Diz que não é verdade que o prefeito atende somente aos seus pedidos ou de um vereador e dos outros não, porque também tem solicitações não atendidas desde o início do mandato. Diz que desacelerou as cobranças da saúde, por exemplo, porque deu prazo para o governo se organizar, mas um ano já passou. Agradece ao prefeito pelas obras realizadas até então, mas este ano acha necessário melhorar a relação com a Câmara. Mostra em vídeo de morador estrada de Bebedouro em que a prefeitura passou máquina, mas não realizou a pavimentação com pavi-s que estava prevista, voltando a ficar intransitável com a chuva. A Viação Real afirma que os ônibus que atendem a localidade quebram a cada três dias e os empreendimentos locais têm o escoamento de sua produção prejudicado. Pede muro da Rua Paulo Sérgio Ferreira, no bairro Boa Vista, que está cedendo. Moradores aguardam desde os governos anteriores. Pede reparo dos paralelos da rua Elvira Bogue Louzada, no Aeroporto, serviço que nunca foi realizado.

 

Thiago Neves (PSB)

Parabeniza sua assessoria pelo trabalho realizado e defende que tenham posicionamento político livre. Informa sanção de lei federal que enquadra no magistério os auxiliares de educação e fez pedido de informação ao executivo sobre o impacto financeiro no município, além de indicação do enquadramento destes profissionais. Terá reunião na próxima semana com representantes da categoria, prefeito e secretário de educação. Parabeniza secretária de saúde pela portaria 072/26, sobre retirada de senhas e marcação de consultas nos postos de saúde e lembra projeto de lei que apresentou, a pedido da população, que autoriza o agendamento de consultas por familiares dos pacientes. Informa à população de Coutinho que a UBS entrará em reforma e os atendimentos serão transferidos para a sede da Associação de Moradores e que, para reformar a UBS do Abelardo Machado, a prefeitura está fazendo parceria com a Multivix. Fala sobre os planos do PSB para candidatura de Renato Casagrande ao senado e Ricardo Ferraço para continuar o trabalho no governo do estado.

 

Alexandre de Itaóca (PSB)

Afirma que a Agersa hoje representa mais as empresas do que a população. Redirecionaram os melhores ônibus de Itaoca para Soturno/ Gironda, na tentativa de amenizar o problema com os vereadores daquela região, prejudicando agora esta parte da população. “Enxugaram gelo” e não resolveram o problema, não retiraram de circulação os ônibus ruins, que vivem quebrando. Denuncia que a BRK tem cortado o abastecimento de água de residências de famílias de baixa renda por dois a três meses e depois voltam a cobrar as faturas como se tivesse havido consumo nesse período. Afirma também que a água que a BRK devolve ao córrego de Itaoca como tratada está mais suja do que a que vem de Valão de Areia e recebe esgoto das residências. Diz que se a Agersa não tomar providências, restará aos vereadores recorrerem ao Ministério Público. Sobre reforma da UBS de Coutinho, afirma que espera também melhorias nos serviços oferecidos à população. Afirma que os secretários municipais precisam atender aos pedidos dos vereadores e não fazer campanha eleitoral utilizando o cargo. Opina que é necessário educar a população para votar em deputados da região, de forma que os recursos cheguem a Cachoeiro.

 

Delandi Macedo (PSDB)

Fala sobre a importância do trabalho do vereador e de que os secretários atendam aos seus pedidos, porque representam necessidades da população. Esclarece que era líder de governo até o fim do ano, mas não houve indicação para 2026 ainda. Além disto, para ser líder, deveria ter seus pedidos atendidos. “Se eu não puder falar, não poderei ser líder. Preciso atender à comunidade”. Reforça pedido de instalação de redutor de velocidade (quebra-molas) na rua Adinalva Inácia, que liga o Bom Pastor ao Village, mostrada em reportagem de televisão, para inibir alta velocidade e outros comportamentos de risco de motociclistas e motoristas. Faz apelo pelas estradas de Monte Líbano e Bonsucesso para que pelo menos os ônibus escolares consigam passar. Critica a má gestão que permitiu a suspensão do atendimento da farmácia ligada à UBS do Village da Luz devido a férias de atendente. Critica também as muitas etapas que dificultam o processo de agendamento de exames no município. Agradece moradores o Nova Brasília que socorreram seu assessor quando teve um mal súbito.

 

Arildo Boleba (PDT)

Apoia queixas de Alexandre de Itaoca sobre a Agersa, mas lembra que quando o diretor presidente vem à Câmara acaba aplaudido pelos vereadores e nada sai do lugar. Agradece a secretários e servidores que o tem atendido em seus pedidos. Porque por mais que os colegas manifestem apoio uns aos outros, a prática é individual. Afirma que a Câmara só terá força quando tiver um grupo unido e que é muito fácil para o executivo colocar os vereadores uns contra os outros, mesmo os que vêm das mesmas comunidades.

 

Marcelinho Fávero (UNIÃO)

Diz que é necessário a alguns secretários municipais e agentes do executivo entender que o processo eleitoral acabou e não é necessário estar contra os vereadores. Isto atrapalha a harmonia entre os poderes e prejudica a população. Agradece ao prefeito pela intervenção no bairro Coramara, que estava tomado pelo mato, e intervenção na drenagem em rua em frente ao Aloísio. Agradece ao prefeito pelo apoio político que tem minimizado os transtornos da obra de duplicação da Av. Jones dos Santos Neves e esclarece sobre instalação de semáforo provisório, que será utilizado para controlar o tráfego em desvio de fluxo por via alternativa que está previsto no andamento da obra. Convida para reunião da comissão sobre o comércio de combustíveis em Cachoeiro nesta quarta, 04, às 9h, na Câmara.

 

Vitor Azevedo (PODE)

Apoia as queixas dos demais vereadores sobre a falta de apoio do governo. Afirma que o que a BRK faz com a Casa é falta de respeito. O gerente da empresa afirmou diante do diretor e do Procon que “a lei deles é que valia” e continuam desrespeitando legislação de sua autoria que obriga os pontos de atendimento físicos a aceitarem o recebimento das faturas em dinheiro em espécie. Afirma que a CEI ainda não tem resultados, mas há um trabalho árduo sendo feito, “Davi contra Golias”.

 

Paulinho Careca (PODE)

Presta contas aos moradores dos bairros de sua região – São Francisco, Jardim América, IBC, Jardim Itapemirim, São Lucas, Marbrasa, Caiçara, Agostinho Simonato...- porque já tem um ano que pede limpeza e capina e não é atendido. Dessa forma, cria-se oponentes aos vereadores, porque outras pessoas são atendidas pela prefeitura quando solicitam pelo 156 e as indicações dos vereadores não. Pede revisão do contrato da empresa de limpeza pública, que atende apenas das 8h às 14h e não dá conta da demanda. Este ano nem as escolas receberam serviço de limpeza antes de as aulas começarem. Registra o início do programa Pet Vida e a quantidade e qualidade dos atendimentos realizados aos animais. Destaca o comprometimento da atual gestão com a causa animal, visto que na anterior essas ações não se concretizaram. Parabeniza aos protetores pela dedicação aos animais resgatados e pela luta em prol das políticas públicas.

 

João Machado (PDT)

Lembra que já fez parte da equipe da prefeitura responsável pela limpeza pública e, com revezamento, conseguiam atender todos os bairros três vezes por ano. Quanto ao seu bairro, afirma que não é atendido porque é oposição ao governo. Agradece à população pelas mensagens de carinho e apoio às suas ações, como o empenho no reajuste do ticket alimentação dos servidores municipais através de emenda ao orçamento, vetada pelo executivo. Lembra que votou contra PL’s do Executivo no fim do ano passado, que pretendiam autorizar empréstimo de R$55 milhões e criar mais cargos comissionados. Também fiscalizou UPA do Marbrasa e Paulo Pereira, constatando a falta de equipamento e estrutura para atendimento da população, o bairro Monte Belo, a pracinha do Arariguaba e o distrito de Monte Alegre, vendo o descaso com os locais. Denuncia em vídeo grande quantidade de buracos na subida do residencial Otílio Roncetti, presenciando acidente com motociclista no local. A vítima foi socorrida rapidamente pelo Samu, com fratura grave. Critica realização do Cachoeiraço, quando Cachoeiro precisa de muitos outros serviços.

 

José Luiz Calegário “Galo” (PP)

Pede limpeza da Rua Santa Luzia, em Córrego dos Monos. A via já estava com 30 cm de lama seca, que impedia acesso a garagens das residências, e a situação piorou com as chuvas dos últimos dias. Pede limpeza e capina também do Rui Pinto Bandeira e comunidade Pôr do Sol. Parabeniza o prefeito pelo serviço realizado na rua Vitorio Campos.