Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos: veja os assuntos discutidos na sessão de 14/11/2023

Resumo dos pronunciamentos: veja os assuntos discutidos na sessão de 14/11/2023

por Célia Ferreira publicado 14/11/2023 19h43, última modificação 14/11/2023 19h43

 

 

 

Ely Escarpini (PV)

Afirma que fez indicação solicitando ponto de ônibus em rua do bairro Coronel Borges. Parabeniza Secretaria da Saúde por ação assistencial no bairro Zumbi. Diz que solicitou instalação de aparelho de ar condicionado na recepção da UBS do Zumbi. Parabeniza a prefeitura por ter instalado aparelhos de ar condicionado em 74 das cerca de 80 escolas municipais de Cachoeiro.

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Parabeniza o deputado Evair de Melo pelo trabalho, especialmente em prol das escolas técnicas federais. Afirma que vereadores precisam pedir ao governador que agilize o pagamento de precatórios aos servidores estaduais. Informa sobre a fusão do Patriotas com o PTB, para formar o Partido da Renovação Democrática (PRD), com o número 25, e convida para a próxima reunião da sigla, em dezembro. Agradece à prefeitura pelos serviços que serão realizados em ruas do Monte Belo.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Relaciona pedidos da comunidade encaminhados por seu gabinete que foram atendidos ou já estão prometidos pela prefeitura, especialmente nos bairros Santa Cecília, Santa Helena, Nossa Senhora da Penha e arredores. Afirma que exposição de crianças em videos sobre o ar condicionado nas escolas é ilegal, por ferir o Estatuto da Criança e do Adolescente, e afirma que, por este motivo, a Comissão de Educação da Câmara vai apurar o fato. Diz que se reuniu com a Secretária de Educação e verificou que quase a totalidade das escolas possui ar condicionado, mas realmente é necessário estar atento, até mesmo quanto à manutenção dos aparelhos, para que funcionem de forma eficaz. Defende aprovação do projeto de sua autoria sobre a criação da Semana de Conscientização do TDAH, para que os acometidos por esse transtorno possam conhecer os seus direitos legais. Alerta que nenhuma lei que cria semanas e campanhas de conscientização é cumprida, e, por isso, vai fazer ofício à prefeitura para que cumpra essas leis aprovadas pela Câmara e a população tenha acesso a mais informação sobre matérias necessárias e importantes. Defende a aprovação de projeto de lei que autoriza o poder público a realizar obras no aeroporto. Diz que quando os vereadores trabalham juntos quem ganha é a cidade, mas a divisão passa à sociedade a imagem de falta de seriedade, e por isso é sempre prioritário que todos trabalhem pela cidade e pela população.

 

Rodrigo Sandi – PODE

Agradece à prefeitura por ação de saúde realizada no bairro Zumbi. Anuncia realização de Campeonato Capixaba de Downhill no bairro Zumbi e parabeniza os organizadores.

 

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Lamenta que a ampliação do aeroporto de Cachoeiro tenha ficado fora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, e informa que o prefeito de Cachoeiro solicitou que a obra seja incluída na próxima etapa. Segundo ele, se o governo federal não atender ao pedido, o governo estadual irá realizar a obra. Por isso, pede que o projeto de lei que autoriza o poder público a realizar obras no aeroporto seja aprovado pelos vereadores. Sobre instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas, lê resposta da secretaria de educação a pedido de informação feito por ele, esclarecendo que 74 escolas municipais já possuem o equipamento, e que, após a empresa vencedora da licitação ter abandonado o serviço, a prefeitura está fazendo a instalação por conta própria nas seis escolas restantes.

 

Leonardo Camargo (Léo Camargo) – PL

Afirma que vídeo que fez com alunos sobre falta de ar condicionado na escola Dona Maria Santana, no Basileia, foi solicitado por uma mãe. Segundo ele, o prefeito anunciou em abril a assinatura de ordem de serviço para obra de melhorias na escola, mas nada foi feito. Diz que em outras escolas também há falta de ar condicionado e as crianças estão “derretendo”. Diz que foi acusado pelo procurador geral do município de espalhar fake news, mas o seu direito de falar e fiscalizar é garantido pela Constituição, por isso não irá se calar. Segundo ele, o procurador é alvo de várias investigações no estado, feitas pelo Ministério Público, que inclusive, em 2018, exigiu que ele devolvesse R$ 10 milhões aos cofres públicos de Linhares. Afirma que, contrariando a lei, o procurador geral continua advogando, utilizando inclusive um escritório que já teve o CNPJ baixado. Fala de sua satisfação de ter conversado pessoalmente com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que visitou o Espírito Santo.

 

Paulo Grola - PSB

Cede seu tempo ao secretário de agricultura Carlinhos Miranda, que faz apresentação sobre o trabalho que realiza na pasta.

 

Delandi Pereira Macedo – PODE

Agradece aos vereadores pelo empenho na solução dos problemas gerados pela anunciada transferência dos ambulantes para outros locais, devido às obras no centro da cidade. Segundo ele, o adiamento da transferência foi solicitado pelos vereadores, a pedido dos ambulantes, e acatado pela prefeitura, já que o período do Natal se aproxima e os trabalhadores precisam aproveitar o período para aumentar seu faturamento. Afirma que algumas demandas que solicitou à prefeitura, que estavam agendadas para este ano, foram adiadas, devido ao contingenciamento do orçamento, mas a população continua cobrando, e, por isso, está cuidando de informar às comunidades sobre essas novas datas. Entre essas demandas, menciona a rua Marcionílio Alves, no Gilson Carone; rua Atílio Vivacqua, no Rubem Braga; e rua Ibitinga, no Aquidaban, além de ruas na Cidade Alta, entre outras. Diz que os caminhões de lixo não estão passando em algumas ruas do bairro Bom Pastor, e também em Nova Brasília, e a prefeitura precisa fiscalizar essa situação. Menciona também que há caminhões despejando chorume na rua, e isso não pode acontecer.

 

Osmar Francisco (Osmar Chupeta)- REPUBLICANOS

Diz que é grande o número de reclamações sobre falta de atendimento na área da saúde. Segundo ele, é necessário esperar meses pela consulta, depois novo tempo pelos exames e outro tanto para que o médico atenda novamente o paciente. Por isso, afirma, vai fazer uma campanha por mais atenção e respeito pelos pacientes. Afirma que Agersa não atendeu a pedidos que fez para disponibilizar linhas de ônibus para alunos do Alto Eucalipto para a Escola Quintiliano e também para idosos que precisam ir ao posto de saúde do Rubem Braga, e por isso vai convocar representantes da agência para que prestem esclarecimentos à Câmara. Afirma ainda que os ônibus da cidade estão rodando com pneus carecas, o que também precisa ser fiscalizado.

 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Afirma que desde o início de seu primeiro mandato tem lutado pela causa animal, e hoje, com o calor que toma conta do município, se preocupa com as condições de saúde daqueles que vivem nas ruas. Segundo ele, embora o prefeito tenha feito essa promessa na campanha, nada foi feito pelos animais, e nem mesmo uma política de castração existe no município, para evitar que essa população prolifere. Segundo ele, diferente de Cachoeiro, outros municípios do sul fazem a castração e controlam os animais que vivem nas ruas através de chips. Segundo ele, o castramóvel que foi adquirido por emenda parlamentar já está no município, mas ainda sem previsão de utilização. Lembra que, por omissão da prefeitura, servidores continuam sofrendo com baixa remuneração e vale-alimentação defasado.

 

Evandro Miranda (Vandinho da Padaria)

Diz que tem acompanhado o serviço de troca do sistema de drenagem no bairro São Geraldo, que está avançando. Também informa que esteve na sede da EDP, em reunião sobre o trabalho de erradicação dos fios emaranhados em postes, que começou no bairro Paraíso. Segundo ele, o trabalho será longo, mais demorado do que a própria empresa planejava, devido às péssimas condições encontradas. Afirma que os aparelhos de ar condicionado da escola estadual Bernardino Monteiro estão disponíveis há mais de um ano, mas não foram instalados devido ao cronograma de serviço da EDP. Diz que desde março está empenhado em conseguir a instalação, e, na última semana a parte elétrica foi feita, mas os aparelhos ainda não foram conectados. Diz que o ar condicionado na Upa Marbrasa também depende do cronograma da EDP. Parabeniza a prefeitura por disponibilizar professor de educação física no Centro de Convivência Vovó Matilde. Ressalta a importância da reunião com a prefeitura, em que os ambulantes foram autorizados a permanecer em seus pontos até depois do Natal.

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) – PSB

Diz que o dever do vereador é fiscalizar e encaminhar denúncias de irregularidade ao Ministério Público, para apuração. Acrescenta que assuntos e desavenças pessoais não deveriam ser trazidas para a Câmara. Diz que nunca será visto em rede social falando sobre coisas que não tem certeza e não podem ser comprovadas. Afirma que há problemas em Cachoeiro que perduram há décadas, e precisam ser solucionados, mas é necessário ser honesto e respeitar os gestores, pois sempre haverá muita coisa a ser feita, por isso não se deve usar a tribuna para denegrir a imagem de ninguém. Segundo ele, a cobrança precisa ser feita com lealdade e justiça. Parabeniza o secretário estadual Bruno Lamas, pela oferta de cursos online para a população.

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) – PL

Defende aprovação de projeto de lei que reconhece a utilidade pública da Agência de Desenvolvimento e Inovação Sócio-cultural.

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Faz breve resumo sobre as articulações da Câmara em prol dos ambulantes, que culminou com o atendimento ao pedido da categoria de não ser transferida para outros locais antes do Natal. Agradece ao empenho dos vereadores e parabeniza ambulantes, comerciantes e prefeitura pelo diálogo.