Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos - Veja os assuntos debatidos na sessão de 30/05/2023

Resumo dos Pronunciamentos - Veja os assuntos debatidos na sessão de 30/05/2023

por Célia Ferreira publicado 30/05/2023 17h39, última modificação 30/05/2023 17h39

RESUMO DOS PRONUNCIAMENTOS – SESSÃO DE 030/05/2023

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) - PL

Concede homenagem aos policiais militares que, durante um patrulhamento de rotina, salvaram a vida de um bebê que estava engasgado e já desacordado. Relata algumas das atividades que realizou na última semana, como a reunião com o deputado Bruno Resende e prefeito Victor Coelho, pleiteando recursos para obras, inclusive a construção de calçada Cidadã na entrada do bairro Gilson Caroni; presença na abertura da segunda Conferência de Turismo, em que debateu-se muito sobre o turismo rural, na escola Família Agrícola, onde falou sobre a importância da melhoria das estradas; presença na entrega de praça revitalizada no bairro Coronel Borges; e entrega de uniformes na escola Zilma Coelho. Menciona a conclusão da concretagem de escada na rua Fotógrafo Guilherme e parabeniza a secretária Lorena Vasques. Agradece a comunidade que o recebeu com um bolo, em agradecimento a sua luta por obras realizadas.

 

Delandi Pereira Macedo - PODE

Na pessoa do Pastor Sérgio da Silva Figueira, homenageia a Associação Batista Cachoeirense, que realizou, no último dia 28, a Segunda Caminhada da Família, com o tema “Família, projeto de Deus”. Registra os eventos que realizou na última semana, com palestrantes e lideranças de casais que trabalham em igrejas, sobre a importância da família. Diz que o bairro Gilson Caroni, onde foram feitas várias obras que levaram maior dignidade à comunidade, merece uma comemoração com um evento de destaque. Diz que o bairro Agostinho Simonato também irá receber obras importantes, inclusive com unidade de saúde que foi motivo de indicação sua feita à prefeitura. Parabeniza a nova diretoria da associação de moradores do bairro São Francisco de Assis. Cobra à prefeitura a continuidade das obras nas ruas Wilson Duarte e Antônio José da Silva, no bairro Rubem Braga, pois em sua avaliação o processo está muito demorado. Pede maior agilidade nas obras realizadas na região do Guandu, no centro da cidade, que trazem grandes transtornos para moradores e comerciantes, além de congestionarem o trânsito.

 

Osmar Chupeta – Republicanos

Informa que fez requerimento à Secretaria Municipal de Saúde para a oferta de pediatras nas unidades de saúde dos bairros, como ocorria em administrações passadas. Diz que visitou hoje o CRAS do Zumbi e verificou que não há internet no local para uso dos servidores, o que é inaceitável. Diz que fará requerimento para a instalação de um portal na entrada da cidade, no bairro União, em homenagem ao empresário Camilo Cola, e outro em Coutinho, em homenagem ao empresário Gilson Negão. Agradece pela limpeza dos cemitérios, que solicitou à prefeitura; novamente reclama pela falta de atendimento odontológico na unidade de saúde do Zumbi, já que a cadeira continua quebrada; diz que é contra qualquer eventual movimento que vise à cassação do vereador Léo Camargo, pois ele não cometeu nenhum crime, apenas fez um pronunciamento sob forte emoção e já pediu perdão pela fala. Cede parte do seu tempo a Regina Monteiro, Marilene Depes e Valéria Jordão, da comissão organizadora do Baile de Gala, que falam sobre o retorno do evento à agenda oficial da Festa de Cachoeiro, com o apoio de vários parceiros.

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Diz estar preocupada com a falta de um muro na via perto da Ultramar, onde esta semana um caminhão se acidentou, e que é necessário resolver o problema urgentemente. Mostra fotos da rua Professor Quintiliano de Azevedo no centro da cidade, que passa por obras, e o novo ralo está mal posicionado. Segundo ele, em dias de chuva, a água poderá entrar nas lojas, e pede providências.

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Afirma também estar preocupado com a possibilidade de lojas serem inundadas em dias de chuva, devido ao novo ralo instalado na rua Professor Quintiliano, e diz que os vereadores irão se mobilizar para resolver a situação. Diz que chegou à Câmara em 1996 e agradece a Cachoeiro pelas sucessivas reeleições, afirmando que trabalha de forma limpa e coerente. Ressalta as obras que tem feito na Câmara, mencionando, entre elas, a modernização do prédio, baseada na necessidade de segurança e acessibilidade, e a contratação de tradutores de libras para a transmissão da sessão. Agradece à atual administração e às anteriores pelas obras realizadas no município, especialmente no bairro Vila Rica, o qual sempre foi destaque em sua atuação e que ele considera ter ajudado muito a crescer, com a indicação de inúmeras obras e articulação de emendas parlamentares. Diz ter orgulho de ter comprado um terreno na Vila Rica apenas para preservar uma nascente de água, hoje muito procurada por moradores da cidade. Informa que esta semana vai acompanhar a secretária Lorena Vasques para verificar o andamento de diversas obras que estão sendo realizadas no município.

 

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Homenageia o sargento Cristopher, pelo trabalho e pela atuação no esporte.

 

Paulo Grola - PSB

Homenageia o superintendente regional de saúde Márcio Clayton da Silva, pelo trabalho realizado. Registra o seu aniversário de 42 anos de casamento, e agradece à esposa pela dedicação à família. Agradece ao secretário Carlinhos Miranda e Romário pelo trabalho de colocação de revsol que está sendo realizado em Soturno. Diz que espera a chegada, no dia 15, dos serviços prometidos pela secretária Lorena Vasques.

 

Arildo Tomaz Bucker (Arildo Boleba) - PDT

Agradece à secretária Lorena Vasques pelo trabalho realizado.

 

Ely Escarpini - PV

Informa que fez indicações à prefeitura para colocação de recapeamento e pavimentação asfáltica, braços de luz e extensão de rede de água em vias do município. Afirma estar feliz porque já começaram as obras de ponte em via de comunidade e também os muros que serão construídos rua Baixo Guandu e rua José Antônio Santana. Também informa que o centro comunitário do bairro Zumbi já foi licitado pela prefeitura e em breve as obras serão iniciadas.

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Agradece à secretaria de saúde pela volta da oferta de 600 exames de coleta de sangue para Itaoca, e reitera o pedido de pediatras para as unidades nas comunidades do município, o que reduziria a procura pelo atendimento na UPA e Hospital infantil.

 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Parabeniza a Secretaria de Manutenção pela limpeza no centro da cidade. Convida para Audiência Pública para comemorar o movimento Maio Furta-cor, sobre a saúde mental materna, que será realizada nesta quarta-feira (31), às 14h00, com a presença de autoridades da saúde.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Registra o trabalho “honroso e grandioso” realizado pela secretária Lorena Vasques. Diz que participou de audiência pública com o pessoal da área de mobilidade, e que o município precisa se adaptar às condições do século 21. Segundo ele, não é mais possível tapar o sol com a peneira, é preciso pensar em soluções permanentes, e para isso é necessário realizar uma grande discussão que envolva vários setores. Diz que é preciso reunir grandes ideias, e menciona sugestão do servidor da Câmara, Thiago Viana, para que a Câmara crie um canal virtual, com informações sobre pessoas desaparecidas no município. Elogia o trabalho de sua equipe de assessores e informa que em breve irá apresentar projetos de lei importantes, como o “Não é não”, para a proteção de mulheres nos bares; outro para garantir cardápios acessíveis nos bares; e um selo verde para empresas.

 

Rodrigo Sandi (PODE)

Afirma ter recebido no bairro Zumbi a secretária Lorena Vasques, que ouviu algumas das demandas da comunidade, como a limpeza e nova pintura da escada colorida da rua Renê Nogueira, que ficou marcada para setembro; calçada e pintura do muro na entrada do Eucalipto; e criação de um “Ponto das Flores” em terreno da rua Augusto Nogueira, onde há descarte de lixo. E informa também ter pedido a limpeza de área no bairro Agostinho Simonato, solicitada pelo morador Jorge Sapão, que acabou falecendo no dia seguinte à visita que ele fez com a secretária ao local. Segundo ele, a limpeza já foi feita, com máxima urgência, em homenagem ao morador falecido.