Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos: veja o que foi debatido na sessão de 12/06/2023

Resumo dos pronunciamentos: veja o que foi debatido na sessão de 12/06/2023

por Célia Ferreira publicado 13/06/2023 17h55, última modificação 13/06/2023 17h55

 

 

Osmar Chupeta – Republicanos

Apresenta vídeo informando que se reuniu com o deputado Theodorico Ferraço para solicitar emenda para aquisição de unidade móvel para coleta de sangue no município. Também conversaram sobre a obra do posto de saúde no bairro Zumbi, cujas obras estão paradas. Diz que vai tentar se reunir com o prefeito para saber se a verba de R$ 200 mil conquistada através de emenda de Ferraço será realmente utilizada para construção de capela no bairro. Também se reuniu com o deputado Bruno Resende, ao qual pediu um hospital público em Cachoeiro.

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Pede à prefeitura que faça a poda das árvores perto da rodoviária. Diz que a praça em frente a Matriz Velha está escura e sem acessibilidade para cadeirantes. Informa que a Agersa vai colocar água em Bonsucesso e Santa Fé de Baixo. Diz que a obra do posto de saúde do bairro União, pela qual tem lutado, será iniciada. Agradece ao Hospital Infantil pelo atendimento prestado a sua neta. Pede ao presidente da Câmara uma solução final para o caso que envolve o vereador Léo Camargo, denunciado à corregedoria da Câmara por supostamente infringir o Código de Ética, pois a questão tem desgastado a imagem da Câmara. Elogia o funcionamento da unidade de saúde do Village da Luz, mas lembra que o do bairro União ainda não está a contento. Diz que paciente ficou dois dias internada na UPA, precisando de alimentação parenteral, que não é oferecida na unidade, e, quando foi transferida para a Santa Casa, foi para a UTI, por já se encontrar muito fraca. Diz que pacientes estão ficando sem transporte para fazer exames em outras cidades, e que é preciso se reunir com o secretário de saúde, para buscar soluções para essas e outras questões da área. Convida para evento que irá homenagear a Embrapa, na Assembleia Legislativa, em 5 de julho, às 19h00. Afirma que a empresa que está trabalhando na região do Guandu é uma piada, e a demora da obra precisa ser fiscalizada.

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Informa que a apuração do caso que envolve o vereador Léo Camargo está seguindo os trâmites legais. Presta homenagem a companhia do Corpo de Bombeiros comandada pelo Tenente Peçanha, pelo resgate a jovem desaparecida, encontrada dias depois em um buraco próximo a sua residência, e também ao empresário conhecido como Marcelinho Pneus, que encontrou a adolescente. Elogia trabalho da secretaria Lorena Vasques em Pacotuba, Monte Alegre e Burarama, e diz que estiveram na Serra do Cantagalo para verificar as necessidades do local. Lembra que, há 13 anos, quando foi secretário de interior em gestão passada recuperou a ponte de Monte Alegre, que estava interditada. Segundo ele, hoje, por falta de manutenção, a ponte voltou a cair e é necessário fazer uma obra para reativá-la. Afirma que e regularização fundiária será ferramenta importante para a economia do município. Diz que os comerciantes da região do Pedro Dias continuam insatisfeitos com o andamento das obras. Afirma que está preocupado com a demora do início de algumas obras já licitadas no município, e temendo que isso possa prejudicar a construção do posto de saúde da Vila Rica, o que poderia ocasionar até mesmo a perda da emenda que garante o recursos.

 

Arildo Tomaz Bucker (Arildo Boleba) - PDT

Diz que rua do Córrego do Óleo será reformada em agosto. Informa que a partir do dia 24 haverá festa em São João Batista, em Valão de Areia, e pede que a prefeitura limpe a praça da comunidade.

 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Convida para audiência pública sobre lei municipal para controle de natalidade de cães e gatos em Cachoeiro, incluindo debate sobre uso de castramóvel doado ao município através de recursos de emenda federal.

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) - PL

Diz que a defesa dos animais é necessária e urgente e deve também ser encarada como questão de saúde pública.

 

Ely Escarpini - PV

Diz que o município deve cuidar da saúde e bem-estar dos animais.

 

Delandi Pereira Macedo - PODE

Agradece à prefeitura por fazer reparo urgente em manilha da Rua Edson Carone, no bairro Rubem Braga. Afirma que em breve a Câmara irá apreciar projeto de lei sobre extensão de água e esgoto em áreas rurais e lembra que se reuniu algumas vezes com a comunidade de Santa Clara, acompanhado por técnicos da Agersa, para debater sobre o assunto, e menciona outras áreas, como a Cidade Alta, que também precisam de abastecimento. Pede à prefeitura que olhe com atenção não apenas para Timbó, Safra e São João da Lancha, mas também para a região de Monte Líbano, especialmente as estradas. Diz que Cachoeiro é referência em coleta de esgoto em área urbana, mas é preciso que os órgãos responsáveis solucionem o lançamento de esgoto nos córregos do município, onde mau cheiro e cor estranha. Menciona a rua Vitório Checon, onde uma substância não identificada está sendo descarregada no córrego. Convida para encontro do Podemos das regiões sul e Caparaó, que será realizado dia 17, a partir das 9h00, na Câmara Municipal. Diz que a licitação para obra na estrada do Moledo foi vencida pela mesma empresa que venceu outro pacote, e agora demonstra “não ter perna” para realizar todo o trabalho, e diz estar preocupado porque vários outros bairros estão aguardando o início dos serviços.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Elogia o trabalho da secretária Lorena Vasques. Segundo ele, a operação tapa-buraco realizada no bairro Santa Cecília é um exemplo do planejamento e da capacidade de trabalho da secretária, que poderia ser seguido por todas as secretarias. Informa que, no final do ano, irá realizar na escola em que leciona uma feira sobre sustentabilidade e cidadania, com ideias propostas pelos alunos de ensino médio. Segundo ele, as melhores ideias serão transformadas por ele em projetos de lei para o município. Lamenta a falta de divulgação sobre ações de conscientização ambiental realizadas pela prefeitura. Defende a realização da regularização fundiária no município.

 

Leonardo Camargo (Leo Camargo) - PL

Afirma que a questão dos animais sem castração no município está virando um caos, e é preciso cuidar da situação. Denuncia que o prazo para a reforma do Parque de Exposições de Cachoeiro foi prorrogado por mais 180 dias, gerando um custo adicional de R$ 4 milhões, o que ele considera inaceitável. Diz que há denúncias de que o secretário municipal de saúde tem contratado para a prefeitura de Cachoeiro funcionários de Itapemirim, porque será candidato no município vizinho.

 

Paulo Grola - PSB

Afirma que é preciso reformar a ponte da Fábrica de Cimento, que está cortando pneus de veículos. Pede abrigo em ponto de ônibus no Novo Parque.

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Diz que em breve a secretaria da Fazenda vai rever situações de contribuintes que se sentiram prejudicados pelos novos valores do IPTU. Cede espaço à advogada Kemelly de Souza Rosa Lino, membro da Comissão de Direito Urbanístico e Fundiário Urbano da OAB, que fala sobre a necessidade da implantação de um programa de regularização fundiária, até mesmo para aumentar a capacidade de tributação do município e tornar mais justos os valores do IPTU, bem como para atrair mais moradores e empresas. Diz que ele e o vereador Arildo Boleba estão indignados com o atraso do início das obras na estrada de Alto Moledo, onde passam mais de 300 mil toneladas de matéria-prima. Segundo ele, só falta a assinatura da ordem de serviço, e, enquanto isso, nem mesmo a manutenção na estrada está sendo feita. Menciona também a obra do PSF, que já dura sete meses, e outras em andamento na região. Segundo ele, as empresas estão recebendo em dia, mas as obras não andam, e as secretarias precisam fiscalizar o que está ocorrendo.

 

Alexandre Valdo Maitan - DEM

Afirma ter recebido informação do deputado Bruno Resende de que foi liberado para o município um descascador de café. Segundo ele, o equipamento foi solicitado pela comunidade de Jacu, mas demonstra preocupação com o fato de que talvez haja impedimento legal para que chegue aos solicitantes, já que a prefeitura terá que fazer um chamamento público dos interessados, processo que, inclusive, pode demorar muitos meses, como já ocorreu em outras situações semelhantes mencionadas por ele.