Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos - Sessão Ordinária do dia 05/12/2023

Resumo dos Pronunciamentos - Sessão Ordinária do dia 05/12/2023

por Camila Reis publicado 05/12/2023 19h33, última modificação 05/12/2023 19h33

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 05/12/2023

Osmar Chupeta (Republicanos)

Denunciou a “pouca vergonha” da unidade de saúde do Zumbi, onde os cidadãos não estão conseguindo retirar medicamentos devido às férias da farmacêutica, nem receber vacinas devido à falta de geladeira para armazenagem. Leo Camargo (PL), em aparte, alertou que a falta de geladeiras para conservação das vacinas está acontecendo também em diversas outras unidades. Cobrou conserto de buraco da Rua Jose Antônio Campanharo, no bairro Recanto, e construção de escadaria na Rua João Francisco Vieira, do Basiléia, ambos solicitados há bastante tempo. Disse estar sentindo falta de obras sociais nesta gestão, a exemplo de projetos promovidos pelas antigas primeiras damas do município. Cobrou que a prefeitura providencie uniformes adequados para os agentes de trânsito. Se colocou à disposição para andar junto com colegas, mesmo de outros partidos como Junior Correa (PL), que pretendem se candidatar à prefeito, para trabalhar em prol da população.

Ary Corrêa (Patriota)

Relatou visita à Brasília no ultimo dia 27, quando conseguiu mais R$1.300.000,00 em emendas parlamentares e um ônibus, através de Gilson Daniel, a pedido do vereador Rodrigo Sandi (Podemos). Agradeceu pela recepção que teve dos deputados, em especial Evair de Melo. Relatou pedido do deputado Cel. Wellington ao governo do estado para que interceda junto ao Tribunal de Contas pela não-extinção do ensino médio em escolas mais afastadas, prejudicando que os estudantes concluam esta etapa do ensino. O custo elevado de transporte para outras instituições, mais distantes, causaria grande evasão escolar. Pediu apoio aos demais vereadores para sensibilizar deputados e demais autoridades do estado para esta causa. Pediu também a abertura, pelo governo do estado, de um centro de reabilitação para dependentes químicos em Cachoeiro. Fez um apelo pela valorização do servidor público no município.

Arildo Boleba (PDT)

Agradeceu ao prefeito e à secretária de obras pelo trabalho realizado no último final de semana na comunidade de Vila Pontal, São Joaquim. Ao mesmo tempo, cobrou conclusão do serviço em ruas de Itaoca. Criticou, mais uma vez, a falta de atendimento da EDP às demandas de Itaoca que vem apresentando desde o começo do mandato. Afirmou considerar positivo o saldo de serviços conquistados para o distrito ao longo de seu mandato.

Mestre Gelinho (PSDB)

Manifestou a reclamação dos comerciantes e moradores do Nova Brasília pelo excesso de poeira da obra de macrodrenagem, que acontece até aos sábados e, mesmo aos domingos, sem a utilização de carros pipa para limpeza, o movimento intenso de carros continua levando a poeira para os imóveis. Cobrou conclusão da pavimentação em Revsol na Rua Manoel Fidelis Farias, no bairro Alto Independência, e limpeza e capina nos bairros Ibitiquara e Nossa Senhora da Penha.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Alertou para a possibilidade de férias coletivas dos trabalhadores das empreiteiras que estão trabalhando em Cachoeiro, que poderia ocasionar mais atrasos nas obras, aumentando o impacto negativo no cotidiano da população. Em bairros como o Bom Pastor, Rubem Braga e Nova Brasília, por exemplo, já há várias ruas com serviço inconcluído de drenagem e pavimentação, com dificuldade de trânsito e acesso aos imóveis. Então solicita maior organização dos serviços e apoio maior de carros-pipa nessas comunidades, em especial no período de recesso das festas. Agradeceu também à boa vontade dessas empresas em dar resolução às demandas apresentadas ao longo desse período de obras.

Leo Cabeça (PDT)

Denunciou que se mantém a situação caótica da Santa Casa de Cachoeiro, com falta de recursos ocasionando demora excessiva para realização de cirurgias e procedimentos. Porém, manifestou otimismo pela melhoria da situação com a possibilidade de o governo do estado assumir a gestão da instituição, apesar de achar que o ideal seria ter hospital público em Cachoeiro. Registrou a alegria pela conclusão da obra da ponte de Monte Líbano, próxima à antiga fábrica de cimento.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Agradeceu ao vereador Ary Corrêa por levar pessoalmente seu pedido ao deputado Gilson Daniel de um ônibus para atender à população. Pediu à população que fique atenta aos “politiqueiros” que só fazem vídeos para redes sociais criticando obras e serviços com interesses eleitorais futuros, ao contrário dos vereadores que realmente vem trabalhando e que conseguem as emendas e recursos para executar. Mostrou que a lei proposta por ele em 2017, visando dar acesso à população ao serviço de optometria, se tornou exemplo para associação pedir que todas as Câmaras do Brasil façam o mesmo.

Paulinho Careca (PSB)

Falou sobre a importância da campanha do laço branco, pelo Dia de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres, 06/12, que tem lei municipal de sua autoria. Questionou ao prefeito “o que ele tem contra o servidor efetivo de Cachoeiro”, relatando o combinado do mesmo com a Câmara de dobrar o ticket dos servidores com os recursos devolvidos pelo legislativo, que foi alterado sem aviso prévio.

Junior Corrêa (PL)

Falou sobre a contratação de decoração de natal pela prefeitura, concordando que é algo normalmente positivo, porém não combina com o momento atual da cidade. A Praça de Fátima, local da instalação da decoração, fica ao lado do comércio do Guandu, muito afetado pelas obras atuais, e que continuará sofrendo com ela durante este período. Credita o atraso e outros transtornos gerados por esta obra, dentre outras, como nos bairros Nova Brasília, Zumbi e Aeroporto, à falta de planejamento adequado. “Vai colocar enfeite de natal do lado da obra inacabada?”. Lembrou que dia 13/12 é dia da festa de Santa Luzia, padroeira de Córrego dos Monos, e pediu à prefeitura que faça o recapeamento da área em frente igreja, para que a tradicional festividade não precise acontecer na lama ou na sujeira.

Leo Camargo (PL)

Convidou para audiência pública na próxima quinta-feira, 07/12, no Plenário da Câmara, para discutir a valorização dos profissionais da educação. Afirmou que os servidores estão muito insatisfeitos com a falta de valorização da categoria da atual gestão, exemplificada pela não realização de concurso público, prometido desde 2017, além da falta de concessão de reajustes e abonos. Neste ano, o abono que será recebido em ticket alimentação só vai acontecer devido aos recursos disponibilizados pela Câmara.

Paulo Grola (PSB)

Agradeceu a secretária Lorena Vasques pelo carro enviado para limpeza do distrito de Soturno.

Brás Zagotto (Podemos)

Registrou as conquistas de sua gestão, em parceria com os demais vereadores e a equipe técnica de servidores da Câmara: a eficiência que permitiu a concessão do abono aos servidores da Câmara e devolução de recursos à prefeitura, com a indicação que fosse dado como abono no ticket alimentação dos servidores, sendo parabenizado pelos demais parlamentares. Lamentou que tenha sido deixado de fora do vídeo publicado pelo prefeito anunciando essa medida.