Resumo dos Pronunciamentos - Sessão Ordinária de 18/11/2025
Resumo dos Pronunciamentos
Sessão Ordinária do dia 18/11/2025
Registra a presença em plenário do ex-vereador Diogo Lube. Agradece à prefeitura por intervenção na Av. Manoel da Silva, no Village, que solicitava há algum tempo. Critica mais uma vez os secretários municipais que não atendem às ligações dos vereadores, elogiando aos servidores Luciara, sub secretária de saúde, e Eder, secretário de desenvolvimento social por atender e fornecer as informações que busca para os cidadãos. Informa aos moradores do bairro Caiçara que a obra da praça terá continuidade e deve ser retomada na próxima segunda-feira. Ficou parada por 10 dias porque a máquina estava quebrada e faltava limpeza, já realizada pela equipe do secretário Brás Zagotto.
Cede tempo de fala a representantes do Centro Margaridas - centro de atendimento às mulheres vítimas de violência no Espírito Santo, que falam da campanha “21 dias de Ativismo”. Convida a todos para ação alusiva ao dia do diabetes, com aferição de glicose, na próxima terça aqui na Câmara.
José Luiz Calegário “Galo” (PP)
Agradece ao secretário Brás Zagotto pelo serviço de limpeza da rua Hilário Mocelini, que dá acesso a UBS e escola, e estrada do Macuco, ambos locais onde havia ponto viciado de lixo e entulho. Agradece ao secretário Darós pela recepção e corte de árvore seca que oferecia risco à Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Parabeniza ao prefeito e vice-prefeito e secretário Ari Moreira pela qualidade do serviço em revsol na estrada que liga São Simão a Santa Tereza.
Elogia a campanha Natal Solidário, liderada por Norma Ayub. Alerta para a grande crise que enfrenta o comércio cachoeirense. No caso dos estabelecimentos localizados na rua Pedro Dias, no Guandu, a situação fica ainda pior porque a abordagem das pessoas em situação de rua amedronta aos clientes. Apela ao secretário Siqueira e comandante da PM que, na medida da disponibilidade de efetivo, intensifiquem o policiamento das ruas em horário comercial. Registra que o novo diretor da BRK mal assumiu e já deixou Cachoeiro e espera que o próximo respeite e atenda aos vereadores.
Cede tempo de fala ao conselheiro tutelar Jessé Pereira Martins, que fala sobre a profissão, no dia do conselheiro tutelar. O vereador registra que propôs a criação de Frente Parlamentar de Defesa da Criança, do Adolescente e da Juventude. Também propôs o PL 194, que obriga a fixação de cartazes com o número do Conselho Tutelar em diversos lugares, e o PL 195 que pede a exposição de cartazes informativos sobre pedofilia e ciberpedofilia. Recebeu críticas sobre estas propostas, de que “falar não resolve nada”, o que seria válido caso não as aliasse a iniciativas práticas. “Falar pode evitar que esses crimes venham a acontecer”. Sugere a criação de subsecretária ou outro órgão independente no governo para reunir e articular as iniciativas em prol da infância e do adolescente. Comenta também as estatísticas alarmantes sobre menores em situação conjugal.
Lamenta e apresenta dados estatísticos dos muitos casos de violência contra a criança e contra as mulheres, inúmeros deles que poderiam ser evitados se as vítimas fossem ouvidas e protegidas na primeira denúncia. Afirma que, através da aprovação das leis apresentadas, a Câmara pode ajudar o poder público a investir na primeira infância, trazendo como consequência a diminuição dos crimes. Elogia as cobranças de João Machado e critica a falta de parceria do executivo com a Câmara. Por exemplo, motivado por denúncias, fez pedido de informações sobre dados de violência contra estudantes e professores do município e não foi respondido. Exibe, com autorização da mãe, áudio de criança relatando violências sofridas no ambiente escolar. Desafia aos que o chamaram de higienista que apontem alguma pessoa em situação de rua que não esteja envolvida com drogas e outros crimes que ele mesmo custeará o tratamento dessa pessoa. Aponta que não existem no município políticas púbicas e sociais realmente eficientes para resolver este problema. O policiamento não resolve porque os infratores se sentem amparados pela lei. Convida a todos para culto ecumênico que acontecerá amanhã, às 9h, no Tiro de Guerra.
Opina que a Câmara deve estender o debate sobre os temas da violência contra a mulher e a infância devido à sua relevância. Lamenta o falecimento da empresária Cristina Fernandes. Parabeniza aos conselheiros tutelares pelo seu dia e pelo trabalho realizado. Elogia também o trabalho do Centro Margaridas, que já visitou e acredita que a população precisa conhecer todos os serviços oferecidos, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Agradece ao setor elétrico da prefeitura pela troca dos refletores antigos para os de led na quadra do Village. O espaço precisa de reforma, mas a nova iluminação já melhora o uso. Parabeniza Junior Correa por assumir o cargo de prefeito. Agradece ao prefeito e secretário Astor Dillen pelo ajuste necessário para evitar o transbordo na Av Etelvina Vivacqua, no Nova Brasília, de córrego que vem do São Francisco de Assis. Assim completa-se a obra de macrodrenagem da região. Visitou com o prefeito a segunda etapa da obra, que precisa ser feita na Linha Vermelha. Pediu ao prefeito intervenção nas ruas Corinto Barbosa, Walace de Castro e Rua dos Canarinhos, com recapeamento asfáltico e drenagem. Pede reparo urgente em buraco que abriu na rua Gilberto Machado, na Cidade Alta, e melhoria da iluminação das ruas da região. Comemora anúncio do governo do estado de licitação para recapeamento asfáltico de ruas do Otton Marins, Estelita Coelho Marins e Santo Antônio, que foram sua solicitação. Comemora também a chamada dos profissionais aprovados no cadastro de reserva da secretaria de educação no último concurso.
Manifesta preocupação com a falta de atendimento dos secretários municipais aos vereadores, registrada por Ramon Silveira. Lembra que os pedidos dos vereadores na verdade são demandas da população e por isso merecem atenção. Lamenta o falecimento da empresária Cristina Fernandes, de quem era próximo, e espera que a justiça seja feita. Agradece a Vilson da Agersa pelo contato com a EDP e Iluminatek que resolveu o problema das lâmpadas queimadas na avenida atrás do Parque de Exposições. Agradece secretário Brás pelo atendimento de seu pedido de limpeza e recolhimento de entulhos em algumas ruas. Reforça a necessidade de educar a população para não descartar mais entulho logo após os serviços de limpeza, que acabam “enxugando gelo”. Morador pede disponibilização de uma das caçambas azuis para recolhimento de lixo, mas Paulinho Careca, em aparte, opina que na maioria dos locais onde foram instaladas, os próprios moradores pediram a retirada devido ao acúmulo de lixo.
Elogia pavimentação em revsol da estrada de Santa Tereza – São Simão e apresentação de PL pelo poder executivo para convênio de cooperação entre os municípios de Cachoeiro e Atílio Vivacqua para asfaltamento do trecho IBC x BR 101, que é um sonho para a região. Agradece secretário Brás Zagotto pelo serviço de limpeza na região do IBC e pede maior punição aos que descartam os entulhos em lugares inadequados, que já sujaram os locais logo após a limpeza. Informa aos moradores do loteamento Liberdade que serão atendidos assim que a secretaria terminar o bairro Santa Cecília.
Parabeniza o secretário Siqueira pelo trabalho que vem realizando. Manifesta preocupação com votação que apurou ser ilegal de recursos da Cosip, que eram somente para extensão de rede e agora não mais. Espera que não sejam usados apenas para “clarear as praças para as festas de final de ano”, mas atenda a todo o município, principalmente pontos perigosos. Deseja sucesso ao vice prefeito nos 60 dias que assumirá a administração municipal.
Convida a todos para solenidade do Dia Nacional da Consciência Negra, que acontecerá na quarta, 19, às 9h, no plenário da Câmara. Agradece Coronel Fabrício e Vitor Azevedo por aceitarem o convite para compor a Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial. Lamenta que o bairro Bela Vista esteja sujo, “cheio de mato”, e avisa aos moradores que “não vai pedir mais”, porque tem “implorado” pela limpeza do bairro e não é atendido. Lamenta que prefeitura não valorize o servidor municipal. Se não puderem atender à sua indicação de reajustar o ticket alimentação para R$1.200, que façam o possível, mas dêem algum reajuste. “Estou do lado do povo de Cachoeiro, porque foi o povo que nos colocou aqui”.
Agradece ao prefeito, ao secretário Rodolfo Maia e à comunidade da Tijuca pela articulação em prol da melhor utilização da área desapropriada do campo de futebol. Agradece a todos que acompanham as sessões pela TV.
Sobre o pedido de containers de lixo de Creone, comunga da crítica de Paulinho Careca de que, infelizmente, em vários locais onde foram instalados o lixo fica acumulado. Agradece ao secretário Ari pelo atendimento da comunidade de Capoeirinha.
Agradece ao secretário Ari por atender pedidos de tapa buracos e outros reparos em ruas do Paraíso e São Geraldo e na Av. Francisco Lacerda de Aguiar. Destaca reunião no bairro Aeroporto sobre rua ao lado da Costa Sul, onde se localizam várias empresas, que demanda desde 2021. O prefeito programou a obra para janeiro, mas disse que tentará fazer o mais rápido possível. Idosos do Centro de Convivência Vovó Matilde foram recebidos no Tiro de Guerra, pelo comandante Monteiro, a quem elogia o atendimento. Parabeniza Chagas e toda a equipe de segurança e trânsito pela sinalização de rua. Visitou rua Estrela do Norte, no Sumaré, onde há buraco causando risco de acidentes graves e pede providências. Registra ruas das quais já foi feita a licitação e as obras de recapeamento asfáltico devem iniciar em breve.