Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos do dia 13 de novembro de 2018

Resumo dos Pronunciamentos do dia 13 de novembro de 2018

por Janemar — publicado 14/11/2018 17h02, última modificação 14/11/2018 17h02

 

 

 

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

 

Falou que as críticas são importantes para os vereadores, mesmo aquelas feitas nas redes sociais, mas que também é necessário que as pessoas acompanhem o trabalho dos edis na Câmara . Disse que não tem garantia nenhuma de que a Flecha Branca vá melhorar o serviço que presta se o projeto de subsídio for aprovado. “Se até membros do Poder Executivo tem dúvidas em relação ao projeto, por que eu não teria?”, disse.

 

Bras Zagotto (SD)

 

Disse que a audiência pública sobre o subsídio foi um momento ímpar na história de Cachoeiro. Falou que propôs projeto para a volta de transporte público gratuito nos moldes do antigo Transpop. Disse que o trânsito na cidade tem muitos gargalos e que isso dificulta o cumprimento dos horários por parte dos ônibus da cidade.

 

 

Higner Mansur (PSB)

 

Falou que Cachoeiro valoriza os produtos artesanais que vem de fora, mas tende fazer o contrário com os produtos locais. Disse que se começa a escrever a partir das próprias vivências, ainda que simples, e citou texto lido e escrito por ele na EMEB Monteiro Lobato. Disse que no CIAC Raymundo Andrade também se desenvolve projetos de escrita, com título de “Exercícios de Cidadania”, compostos de poesias dos alunos.

 

Antonio Geraldo de Almeida Costa (PP)

 

Disse que a audiência pública foi importante para ouvir a população em geral. Falou que prefere manter uma postura independente diante ao Executivo, e questionou o porque dos vereadores terem sido chamados para reunião somente após a apresentação do projeto do subsídio. “Penso que deveríamos ter conhecimento de projetos como este antes de serem protocolados ”, falou. Disse que gostaria de saber qual a receita de publicidade apresentada na traseira dos ônibus. Falou que AGERSA é tendenciosa a favor do Executivo Municipal..

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

 

Disse que as pessoas precisam ter discernimento ao usar redes sociais. “Uma ex-vereadora falou mal dos vereadores atuais, dizendo que não fazemos nada de relevante, mas posso falar do meu trabalho. Meus projetos sempre são voltados para o social, como os guarda-volumes dos bancos e sobre a prioridade de atendimento para os autistas. A ex vereadora foi reprovada, pois não se reelegeu, mesmo tendo apoio financeiro”, falou.

 

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

 

Disse que ex-vereadora foi infeliz na sua fala sobre os vereadores. Parabenizou o filho de Alexandre Cardoso que compete no ciclismo, pela federação capixaba. Agradeceu aos colaboradores que cederam material para pintura de ginásio poliesportivo do Paraíso.

 

 

 

 

 

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT),

 

Disse que fez solicitação a respeito das rodovias que cortam a cidade, e soube que o DER vai instalar semáforo perto da UPA da Marbrasa e outro próximo a AABB, para facilitar o trânsito de pedestres. Convidou os vereadores para prestação de contas sobre seus primeiros dois anos de mandato no dia 14 de novembro. Disse que a população cobra atribuições de executivo dos vereadores e funções de legislativo ao prefeito, confundindo completamente os papéis de cada um. .

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

 

Disse que protocolou projeto que institui o diploma “Aluno Nota 10”, para estudantes da rede municipal. Disse que existem pessoas com interesse de denegrir a imagem dos vereadores. Falou que vota conscientemente, mesmo sendo liderança do governo, e que não delibera projetos de forma apressada. “Para votar projetos precisamos de informações. É preciso manter a dignidade da Casa e pensar no povo, dando as respostas que ele precisa”, falou.

 

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

 

Disse que os vereadores em opinião própria e podem votar contrário ou a favor de projetos, desde que seja pelo bem da população. Disse que o Consórcio Novotrans já tem três anos de implantação e que ele levará isso em conta na votação do subsídio, e não os anos anteriores a aprovação do consórcio.

 

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

 

Disse que é importante que as pessoas venham a Câmara acompanhar as sessões, para tomar ciência do trabalho dos vereadores, e também para ocupar os espaços públicos. “A Casa precisa se tornar cada vez mais aberta e transparente paro a população, que é quem de fato paga por toda essa estrutura exigida”, falou. Disse que muitos segmentos da sociedade se utilizam da tribuna da Casa a fim de discutir os assuntos da coletividade. Disse que é preciso ainda debater muito o projeto sobre os subsídios para o transporte público, uma vez que também atinge os contribuintes. Disse que o subsídio não é solução a longo prazo para o transporte público, e sim paliativo. “Isso porque tem linhas que operam no prejuízo, e a empresa também deveria receber por quilômetro rodado”, falou.

 

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

 

Disse que não se perturba com ataques em redes sociais, pois trabalha muito nas comunidades, além de administrar seu comércio. “Além do mais, meu pai tem 85 anos e tem sentido dificuldades no seu cotidiano, e sente frustrado. Quero somente o fruto do meu trabalho, e as vezes sou criticado até dentro de casa, por causa da politica. Mas durmo tranquilo”, falou.

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

 

Disse que há mais de 6 meses, Cachoeiro recebeu 30 carretas de material da CST para compactação de solo no distrito de São Vicente, mas o material ainda não foi utilizado, e a alegação é falta de terra. “Não falta morros com terra vermelha em Cachoeiro. Além disso, a prefeitura ainda vai ter que remover o material se não for utilizá-lo”,falou. Disse estar insatisfeito com Secretaria de Agricultura e Interior, e que a pasta precisa de uma pessoa com mais conhecimento da situação das comunidades rurais , que tem estradas há mais de 1 ano sem patrolamento. “Para o interior a secretaria não está sendo boa, mas não é por falta de equipamentos. Inclusive, tem máquina parada no posto de gasolina de Itaoca”, falou. Reclamou da falta de CRAS em Itaoca, que foi transferido para Burarama.

 

Rodrigo Sandi (PODE)

 

Disse que já foi assessor de vereador, presidente de associação e conhece todos os lados na luta pela melhoria dos bairros. Disse ter ficado feliz com indicações feitas pelo bairro Zumbi por outro vereador, mas triste de ouvir que seu bairro está abandonado. Falou que Cachoeiro não está essa maravilha toda que diz a prefeitura. Disse que o o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), será comemorado na Câmara Municipal de Cachoeiro com uma audiência pública realizada pela Ouvidoria em Defesa da Igualdade Racial da Câmara, na segunda-feira (19), às 14h00.“ A intenção é reunir lideranças de vários setores, para debater sobre a importância da inclusão do negro na sociedade, em especial no mercado de trabalho. “Precisamos olhar para a frente e unir forças, para continuar garantindo os direitos e a dignidade da população negra”, diz Sandi.

 

 

Renata Sabra Baião Fiorio Nascimento (PSD)

 

Reclamou que as empresas de fora ganham licitações na cidade, desprestigiando as locais. Disse que as licitações para a manutenção de veículos da prefeitura estipularam valores bem altos, de R$ 3 milhões e R$10 milhões, e que parte do desse dinheiro já foi utilizado, e que gostaria de saber quanto mais será gasto. Questionou a compra de alface lisa por parte do município. “O alface liso que chega tem péssima qualidade. Aqui se planta alface crespa por causa do clima. Poderia ser trocada a espécie do vegetal sem prejuízo para a merenda das crianças”, falou. Disse que o serviço público na cidade poderia ter horários diferenciados para atender a população e que não entende a razão para tanta burocracia. Disse que subsídios, como o que a prefeitura quer conceder ao transporte são parte de políticas públicas e que no Executivo tem muitas outras coisas acontecendo que os vereadores devem prestar atenção.