Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos dia 19 de setembro de 2017

Resumo dos pronunciamentos dia 19 de setembro de 2017

por Janemar — publicado 20/09/2017 16h27, última modificação 20/09/2017 16h27

 

Renata Sabra Baião Fiorio Nascimento (PSD)

 

Disse que o fórum que promoveu sobre mulheres mostrou que é necessário que elas participem mais da política e ocupem mais posições de liderança. Falou que a conclusão da audiência pública sobre a ECO 101 foi de que não se deve anular o contrato com a empresa, e sim diminuir o valor do pedágio, incumbência essa da ANTT, que deve fiscalizar efetivamente o contrato.

 

 

Higner Mansur (PSB)

 

Disse querer quais são os imóveis de Cachoeiro que constituem o patrimônio histórico, e aqueles que ainda estão em processo de tombamento . Falou que poucas pessoas em Cachoeiro sabem onde estão aplicados e quanto rendem os recursos do Ipaci, e que se preocupa com a aposentadoria dos servidores municipais . Disse que a Feira da Bondade foi ótima, mas é necessário políticas públicas para o reconhecimento dos artesãos da cidade. Disse ter feito requerimento sobre o Pico de Itabira, a fim de ter informações sobre o que existe na área, seus limites e potencial turístico. Falou que há 20 anos escreveu comentário sobre os vereadores, inclusive sobre o então edil Neném Cadável, pessoa simples, mas que, no entanto, votava com consciencia nos projetos e evoluiu muito como político.

 

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

 

Disse que protocolou na Câmara o projeto “Setembro Amarelo”, dedicado à prevenção dos suicídios. “A taxa de suicídios cresceu 60% nas últimas décadas e nosso país tem a taxa de 1 suicídio por hora”, falou o vereador. Parabenizou o distrito de Itaoca por festa realizada. Disse que os distritos de Itaoca e Gironda sofrem com a poeira gerada pelas indústrias da região, principalmente a noite, e que é necessário fiscalização do Meio Ambiente tome medidas, pois vários moradores, principalmente crianças, ficam doentes.

 

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

 

Disse que ser contra o veto da prefeitura à participação de vereadores no Conselho Municipal de Educação. Afirmou estar assustado com o clima de ódio existente no país às minorias. “Um exemplo é a expulsão dos membros de religiões de matriz africana das favelas. Penso que a intolerância leva a acontecimentos históricos como a Inquisição, que perseguiu mulheres, homossexuais e aqueles de religiões diferentes”, falou o vereador.

 

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

 

Disse que o distrito de Córrego de Monos terá serviços de limpeza geral, previstos em cronograma da Prefeitura e que fez solicitação para que o distrito de Burarama tenha profissional de Educação Física para dar aulas para a comunidade. Reclamou do aumento da criminalidade em Cachoeiro, inclusive nas áreas rurais e da ausência do Poder Público na questão. “Bandidos andam livremente na cidade em veículos roubados, e o cidadão comum fica refém do crime. Todos precisam se unir contra essa situação”, falou o vereador.

 

 

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

 

Disse que haverá plantio de mudas de plantas em algumas escolas e avenidas da cidade, em comemoração a Semana da Árvore, além do lançamento de projetos educacionais na área ambiental. Falou que quarta-feira, no bairro Paraíso, começam as inscrições para as aulas de ginástica, promovidas pela Prefeitura.

 

 

 

Bras Zagotto (SD)

 

Falou que é necessário que a prefeitura faça mais concursos, pois são os funcionários efetivos que sustentam o IPACI. . Disse que é preciso avaliar bem os impactos financeiros da demolição do Pavilhão da Ilha da Luz. Reclamou dos assaltos que acontecem em Cachoeiro, boa parte praticado por menores e viciados em crack. Disse que o Instituto do Coração de Cachoeiro, sediado no Hospital Evangélico, está completando 15 anos, já fez mais 1000 cirurgias em crianças e mais de 5000 em adultos. Afirmou que conseguiu emenda com o deputado Manato para construção de passarela para dar acesso ao Detran.

 

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

 

Disse querer saber sobre o uso dos recursos arrecadados com a taxa de iluminação de pública, já que faltam braços de luz para a cidade. Reclamou do governo do estado, que está investindo pouco na área da saúde, passando as responsabilidades para os municípios. Disse que a população precisa se organizar para que se possa saber qual Brasil se quer construir nos próximos anos e que que os candidatos devem ouvir a voz que vem das manifestações populares. “Mas, por outro lado, o povo está confuso sobre em qual candidato votar para presidente, citando somente aos nomes mais em voga na mídia”, falou o vereador.

 

 

Rodrigo Sandi (PODE)

 

Disse que fez indicação ao Executivo para que a cidade tenha o “Grafite Cultural”, para que muros e outros locais apropriados possam receber esse tipo de arte. Disse que apoia a iniciativa do vereador Brás de ir a Brasília em busca de recursos para Cachoeiro. Falou que é preciso investir em educação e cidadania para se ter uma cidade melhor, pois os investimentos nestas áreas tendem a reduzir a violência.

 

 

Alexandre Andreza Macedo (DEM)

 

Disse que será exigido dos agentes de saúde terem o curso de Técnico em Enfermagem, ou no mínimo, o ensino médio completo. Sugeriu que o distrito de Itaoca tenha um CRAS itinerante. “ O distrito perdeu o seu CRAS para o distrito de Burarama, mas tem mais de 12.000 habitantes, que foram penalizados com a mudança, devido a distância do local para com a sede. Disse que a história do vereador Nenem Cadavel em Itaoca deve ser respeitada.

 

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

 

Disse que promoverá atividades sobre o Setembro Amarelo, abordando as questões da depressão e prevenção ao suicídio. Elogiou a Comenda “Verly Basilio”. “É uma honra para os profissionais de educação física recebê-la”, falou. Disse que espera que o convênio da prefeitura com a Santa Casa para atender os funcionários municipais retorne, pois tem feito falta.

 

 

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

 

Disse estar preocupado com o IPACI e o futuro da aposentadoria dos servidores.

 

 

 

Paulo Sergio de Almeida (PRP)

 

Disse que fez indicação para a rua Adão Hilario, no São Lucas, tenha capina e varrição. Disse que fez pedido de drenagem e pavimentação para algumas ruas do bairro IBC.

 

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

 

 

Disse que protocolou o projeto de lei “Liquida Centro” no intuito de aquecer o comércio no centro de Cachoeiro.

 

 

Sebastião Gomes (PP)

 

Agradeceu ao prefeito pelos serviços prestados ao bairro Nossa Senhora Aparecida. Disse que está preocupado com a fiscalização de Cachoeiro, que tem multado e fechado vários estabelecimentos. “Não dão explicação nenhuma aos proprietários , e no quadro da falta de empregos pelo qual estamos passando, é desesperador”. Sugeriu que a prefeitura adquirisse os uniformes escolares das costureiras locais, que podem se organizar em cooperativa. Disse que gostaria que os negros se envolvessem mais na política, e que promoverá fórum sobre o assunto no dia 20 de novembro.