Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos de 18/05/2021

Resumo dos Pronunciamentos de 18/05/2021

por Camila Reis publicado 18/05/2021 17h45, última modificação 18/05/2021 17h45

Resumo dos principais pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 18/05/2021

 

Diogo Pereira Lube (PP)

Denunciou grande desinformação por parte da prefeitura em relação à vacinação dos professores ontem, culminando na vacinação de faixa etária errada, e pontuou que a falta de divulgação das informações se estende a outras ações da prefeitura. Relembrou o caso Araceli, que aconteceu em 18/05/1973, originou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil e permanece impune, com os responsáveis acobertados pela ditadura.  

Mestre Gelinho (PSDB)

Falou sobre a campanha Maio Roxo, de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais, da qual o dia oficial é 19/05.

Brás Zagotto (PV)

Cobrou operação tapa buracos para a subida da Ilha da Luz para o Vila Rica, trecho que está incluído em verba estadual e que o serviço precisa ser licitado, e o novo posto de saúde do Vila Rica, que atende cerca de 9.800 pessoas da região, cuja obra já está licitada e não é empenhada e iniciada. Informou sobre a visita do Ministro de Minas e Energia a Cachoeiro, que acontecerá amanhã pela manhã, convidando os vereadores para acompanhar as visitas às empresas da região. 

Alexandre de Itaoca (PSB)

Informou que a Semus fará o agendamento da vacinação dos professores mediante listagem encaminhada pela secretaria de educação e será nas escolas.

Juninho Corrêa (PL)

Falou sobre o retorno das aulas presenciais e a sobrecarga dos professores, que são obrigados pela secretaria a fazer os diários físicos além do sistema informatizado, além de não terem computadores e internet disponível para o trabalho. Discursou também sobre a dificuldade das famílias que precisam das escolas funcionando para manter seus filhos enquanto trabalham. Criticou o formato de ensino híbrido implantado no município.

Paulo Grola (PSB)

Agradeceu pelo serviço de limpeza e melhorias nas estradas de Soturno e Gironda e pela contratação de médica para o posto de saúde de Soturno.

Allan Ferreira (Podemos)

Pediu equidade no atendimento das demandas de bairros e distritos pela prefeitura. Informou que fará em forma de indicação projeto de lei vetado pela prefeitura em 2020 que dá aos professores DT’s o mesmo direito que os efetivos à licença para acompanhar filhos em caso de doença. Comentou os acidentes da chamada ‘curva da morte’ na estrada de Soturno, sugerindo comissão para cobrar a caixa de areia para solucionar o problema do local. Criticou o fato de a EDP não possuir equipe qualificada para realizar a poda de árvores.

Marcelinho Fávero (PL)

Falou sobre iniciativa de doação de sangue na Santa Casa realizada no último sábado pelo seu gabinete e incentivou que mais pessoas possam doar. Esteve na comunidade do Itabira com o vereador Vandinho e conseguiram levar um representante da EDP para ouvir os problemas e buscar soluções para as dificuldades de abastecimento de energia elétrica da região. Também cobrou as podas de árvores necessárias para não ocorrer problemas nas redes elétricas. Apresentou à BRK demanda da região do Agostinho Simonato onde não há saneamento básico nem infraestrutura, resultado de loteamentos irregulares.

Ary Corrêa (Patriota)

Relatou dificuldade para liberação de corpo para sepultamento, que foi encaminhado para Vitória e chegando lá foram informados que, por não haver peritos suficientes, não estariam abrindo nenhum corpo. Lembrou a promessa do governador do estado de que haveria perito em Cachoeiro. Informou que haverá fiscalização de deputados nas obras estaduais de Cachoeiro. Cobrou promessa do executivo de responder com mais agilidade aos projetos de lei e solicitações dos vereadores. Pediu que a Câmara compre dois detectores de metais para melhorar a segurança do prédio e ofereça cursos para qualificar os servidores efetivos responsáveis pela portaria.

Leo Cabeça (PDT)

Informou problemas nos cadastros das Unidades Básicas de Saúde, que inclui moradores em localidades distantes de suas residências na região de Soturno e Gironda. Agradeceu pelo serviço de limpeza e melhorias nas estradas realizado em Soturno e Gironda. Queixou-se de que serviços solicitados pelos vereadores às secretarias são executados sem informa-los. Os vereadores e assessores tem trabalho e custos para visitar as localidades e indicar e o crédito acaba sendo direcionado a outras pessoas.

Ely Escarpini (PV)

Fez indicação de pavimentação da Rua Constantino Tirello, no bairro Aeroporto, pediu também caçambas contêiner nas entradas das ruas do Nova Brasília onde o caminhão de lixo não entra e cobertura da quadra do Alto Eucalipto. Refletiu sobre a falta de planejamento do crescimento das cidades e bairros, como o Zumbi, que se tornou extremamente populoso e não possui área livre para praças e quadras. Leu projeto de lei feito em parceria com a ONG “Patas e Mãos”, que define responsabilidades de prestadores de serviço e empresas que ocasionem acidentes envolvendo animais.

Paulinho Careca (PSB)

Cobrou melhorias para a estrada de Bebedouro x Córrego dos Monos, para a qual a secretaria de interior informou que haveria pavimentação em Revsol.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Relatou ‘fake news’ publicada por ex-vereador que afirma que uma rua foi calçada em virtude de emenda impositiva, sendo que a lei que as criou foi declarada inconstitucional e as emendas apresentadas não são válidas. Afirmou que a rua foi calçada em atendimento a indicação do seu mandato.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Falou sobre o trabalho do secretário de interior e as realizações conquistadas mesmo diante de dificuldades com falta de maquinário e recursos. “Ou a prefeitura terceiriza o serviço, ou equipa a secretaria”. Pediu que a prefeitura realize melhorias na região de Banca de Areia, Capoeirão e Burarama quando terminar o serviço das outras localidades.