Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos de 15/08/2023: veja os temas debatidos pelos vereadores

por Célia Ferreira publicado 15/08/2023 16h54, última modificação 15/08/2023 16h54

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Cede seu tempo de tribuna, e solicita que outros vereadores façam o mesmo, para que Marcos Fabre, Presidente da Associação de Moradores, Produtores, Proprietários e de Turismo do Itabira, e o promotor de Justiça da área ambiental Wagner Eduardo Vasconcellos se manifestem sobre projeto de lei enviado à Câmara pelo Executivo, que trata da adequação dos limites da Unidade de Conservação e Zona de Amortecimento do Monumento Natural do Itabira (Monai). Afirma que irá criar, na Câmara, comissão para cuidar das Áreas de Proteção Permanentes (APP’s) do município. Afirma que a Câmara está estudando meios para criar um tíquete alimentação para estagiários, não no valor integral, mas por volta de 50% do montante pago aos servidores.

Osmar Francisco (Osmar Chupeta)- REPUBLICANOS

Apresenta vídeo mostrando o que considera abandono da obra de construção da Unidade de Saúde do Zumbi e pede reinício dos trabalhos, pois, segundo ele, o atendimento na instalação atual deixa muito a desejar. Afirma ter assistido a palestra da ministra Carmem Lúcia em Vitória. Diz ter entregue ao governo solicitação de motocicletas para o Samu.

Delandi Pereira Macedo – PODE

Afirma acreditar que o projeto de lei proposto à Câmara, com o auxílio das audiências públicas que serão realizadas, está no caminho certo para promover a regulamentação e proteção necessárias do Monumento Natural do Itabira. Lembra que a votação do projeto permitirá que outras questões relativas à área também sejam solucionadas em breve. Afirma estar acompanhando a obra do bairro Rubem Braga e de várias outras localidades, e tem verificado a alegria dos moradores. Diz que os ônibus do Consórcio Novotrans voltaram a passar dentro do Rubem Braga, apesar das obras, atendendo assim a um pedido da comunidade. Diz ter participado de reunião sobre obra de macrodrenagem no bairro Nova Brasília, e afirma que a comunicação e o diálogo entre prefeitura e comunidade são importantes para que todos entendam as dificuldades que serão enfrentadas, mas também os benefícios que serão conquistados. Afirma apoiar todas as iniciativas da Câmara para dar agilidade a decisões que permitam a construção em áreas já consolidadas. Afirma que o projeto que propõe alterações necessárias no PDM está demorando a chegar à Câmara. Lamenta atropelamento de família que saía de igreja, e diz que o trânsito naquela região está se tornando muito perigoso, precisando de sinalização.

Ely Escarpini (PV)

Apresenta vídeo em que comemora o lançamento do edital de licitação para construção do centro comunitário do Zumbi, com verba devolvida pela Câmara à Prefeitura. Afirma ter participado de reunião sobre o início das obras de macrodrenagem no bairro Nova Brasília, e diz que os comerciantes, mesmo sabendo dos transtornos que serão causados, estão felizes com os benefícios que virão. Afirma estar em busca de recursos estaduais para construção de escadarias nos bairros Amaral e Rubem Braga.

Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho) – PSDB

Afirma que a nova unidade de saúde do bairro Ferroviários não tem telefone para atendimento ao público, o que prejudica muito a população. Afirma, ainda que cadeirantes e deficientes reclamam da impossibilidade de acessarem a farmácia da unidade, que está em andar superior, e que seria ideal que disponibilizassem mais um computador para uso dos dentistas.

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Agradece ao presidente da Câmara, Brás Zagotto, pela maneira como tem conduzido a tramitação e apreciação do projeto de lei que trata dos limites do Itabira, inclusive com decisão de promover audiência pública. Relaciona indicações de obras e serviços feitos para várias regiões do município, incluindo rua no São Francisco de Assis e quadra no Santa Cecília. Afirma que continua na luta pelo reajuste na remuneração dos servidores, tendo feito ao município vários pedidos de informação sobre questões relacionadas ao tema. Diz que a gestão de pessoal da Câmara, onde o servidor é valorizado, deveria servir de exemplo para o município.

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Afirma ser de grande importância a votação do projeto que trata dos limites do Itabira, especialmente para os moradores, proprietários e empreendedores do local, permitindo inclusive que o turismo se fortaleça no município. Parabeniza os organizadores da Primeira Festa Esportiva de Soturno, considerada um grande sucesso pela comunidade. Agradece ao prefeito pela reforma da quadra da Sambra, que voltará a ser aberta e com alambrados, como há muito desejam os moradores locais.

Paulo Grola - PSB

Comemora a inauguração da quadra no Salgadinho, que tem estado lotada de crianças. Agradece também pela anunciada reforma da quadra da Sambra.