Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos de 14/03/2023

Resumo dos pronunciamentos de 14/03/2023

por Célia Ferreira publicado 14/03/2023 19h55, última modificação 15/03/2023 22h44

 

 

Osmar Chupeta – Republicanos

Diz que os ônibus não estão subindo do bairro Rubem Braga até o bairro Village, prejudicando a comunidade, especialmente os idosos. Afirma que se reuniu na segunda-feira com o deputado Theodorico Ferraço, que fez promessa, inclusive gravada em video, emenda de R$ 100 mil para a construção de capela mortuária no bairro Zumbi.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Afirma que pais estão preocupados com o muro da escola Zilma Coelho Pinto, que está caindo, com rachaduras e tapumes, e diz que foi informado de que a reforma vai começar em maio. Diz que o Espírito Santo é o estado com maior índice de morte por dengue, e pede que o fumacê passe nos bairros e que a população cuide de seus quintais e jardins. Diz que a iluminação no bairro Alto Village precisa de manutenção. Diz que é necessário que a Câmara faça audiência pública sobre os preços dos combustíveis em Cachoeiro, que segundo jornal local é o mais alto do estado, chegando a quase R$ 1,00 a diferença no preço praticado em municípios vizinhos. “È preciso elencar os atores envolvidos, descobrir as responsabilidades e chegar a soluções para esta situação”, afirma, lembrando que o deputado estadual Allan Ferreira também está levando o assunto à discussão na Assembleia Legislativa. Repudia o desrespeito a pessoas, mencionando o pronunciamento de vereador gaúcho e também a atitude de deputado federal que ofendeu a comunidade LGBTQIA+. Lembra que hoje, 14 de março, dia lembrado pela morte de Marielle Franco, é Dia da Luta e do Combate à Violência Política de Gênero e Raça. Diz que não compreende como representantes políticos que professam alguma fé destilam tanto ódio, sendo que as religiões falam sobre amor. Diz que a periferia precisa de um olhar especial, pois têm direitos como toda a população. Defende aproximação da Câmara com o sindicato dos servidores municipais, para debater sobre as demandas da categoria. Sobre ofício do Tribunal de Contas acerca da relação receita/despesa do município, diz que a atual administração municipal tem realizado uma boa gestão, de forma eficiente e correta em relação ao cumprimento do orçamento, agindo com responsabilidade durante a pandemia, fazendo obras e aumentando o piso do magistério, entre outras ações.

 

Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho) – PSDB

Homenageia o juiz Bernardo Fajardo Lima pelos serviços prestados no fórum de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Diz que a Polícia Federal está investigando 74 prefeituras do estado, que possuem contrato com empresa de software suspeita de fraude em licitações e operações ilícitas. Segundo ele, Cachoeiro está entre os municípios investigados e sugere que a prefeitura suspenda imediatamente o contrato que possui com a empresa. Propõe ainda que a Câmara instaure comissão especial para investigar o caso. Diz que soube do caso de um garoto tetraplégico, com ferida na perna que precisa de curativo, que não tem sido atendido pela unidade de saúde do Village da Luz. Diz que a saúde precisa ser tratada com zelo e carinho, e menciona superlotação no Hospital Infantil e na Upa. Diz que comunidade de São João da Lancha sofre com mau atendimento na saúde, educação e vias públicas com problemas. Afirma que falta água em Santa Fé de Baixo. Diz que áreas carentes estão precisando de muitos serviços, e, em vez de atenderem essas comunidades, alguns preferem acusar os vereadores que denunciam os problemas. Questiona pontos do Regimento Interno,e diz que ele não pode ser usado para beneficiar vereadores.

 

Delandi Pereira Macedo - PODE

Lembra que março é o mês em que se comemora a emancipação política de Cachoeiro, sendo portanto propício à reflexão sobre o futuro do município. Diz que a união entre os poderes e os vereadores é importante para que se possa trabalhar pelo futuro de Cachoeiro. Pede que suas indicações de obras e serviços para vários bairros da cidade sejam atendidos. Afirma que há uma obra grandiosa prestes a começar no bairro Bom Pastor, que vai beneficiar também todo o seu entorno, e pede que seja feita uma manutenção no bairro, principalmente com a colocação de saibro nas vias. Pede ainda limpeza geral e capina no bairro Santo Antônio. Afirma que os motoristas da área da saúde estão inseguros devido à possibilidade de perderem seu adicional por insalubridade, e apela ao Secretário de Saúde para que não permita que isso ocorra. Afirma que o grande número de casos de dengue tem afetado o atendimento nas unidades básicas de saúde, e a prefeitura precisa reforçar a presença de médicos, especialmente pediatras, nessas unidades e na Upa, para que a população não fique desguarnecida. Apresenta pequeno histórico do Podemos em Cachoeiro e fala sobre a atual situação do partido, que tem crescido no município. Afirma que os vereadores deviam respeitar seus pares e ser mais unidos, em vez de rebaixar outros colegas, pois isso degrada a imagem da Câmara como um todo.

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Afirma estar indignado com acusações de que vereadores aprovaram criação de 97 cargos na prefeitura em troca de nomeações. Solicita que o corregedor da Casa que abra inquérito para apurar o caso. “Eu não me vendo, não sou conivente com governo nenhum, trabalho pela população e pela minha comunidade, e vou respeitar sempre quem me colocou nessa casa”, afirma. Diz que recebeu informações de que a oferta de cirurgias de catarata em Cachoeiro é inferior à de Guaçui, que possui muito menos habitantes, porque não haveria interesse do Hospital Evangélico em assumir esses atendimentos, e diz que é necessário esclarecer essa situação que tanto prejudica a população. Convida a todos para participarem de evento no Dia do Ouvidor, 16 de março, às 9h00, promovido pela Ouvidoria da Câmara. Comunica aos moradores de Itaoca que, finalmente, terá início na próxima segunda-feira a obra de construção do desvio que irá tirar o trânsito de dentro do distrito, um sonho antigo da comunidade. Anuncia ainda que em breve será realizada a obra de pavimentação de Alto Moledo, também muito desejada por todos. Solicita que a Câmara convide autoridades da área de saúde, para pedir esclarecimentos sobre a demanda de consultas no município.

 

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Lamenta que a Câmara não possa criar leis efetivas para atender a causa animal, por limitações constitucionais, mas informa que fez indicação à prefeitura para que possa ser criado um programa de incentivo para quem tem abrigos de animais, e que essas pessoas possam receber recursos municipais, estaduais e federais. Diz que as palmeiras da Praça Jerônimo Monteiro estão se tornando um perigo, com as folhas podendo cair a qualquer momento, e que precisam de manutenção. 

 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Diz que na semana passada esteve reunido com secretários municipais e soube que a prefeitura está se planejando para fazer ações nos bairros, realizando poda, capina, limpeza e outros serviços. Lembra de demandas do bairro Boa Esperança, que precisa de pavimentação, muros, escadaria, braços de luz e reforma da escola, entre outras obras, e não está sendo contemplado no atual planejamento. Diz que o servidor público municipal corre sério risco em sua aposentadoria, porque, sem concurso, não há novos servidores contribuindo com o instituto de previdência. Defende ainda a necessidade de aumento do tíquete alimentação para o servidor público. Segundo ele, os funcionários efetivos do município têm alta qualificação e não estão sendo reconhecidos.

 

Paulo Grola - PSB

Afirma que Soturno, Gironda e Itaoca estão sem linhas telefônicas da Vivo desde quinta-feira, e as empresas estão sem comunicação.

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) - PL

Afirma que todos os vereadores têm o direito de demandar ao município em interesse das comunidades, e também se indignou com as acusações envolvendo a aprovação de projeto sobre criação de cargos. Elogia a prefeitura e Secretaria de Esportes pela temporada de esportes de areia no BNH. Agradece pelo desassoreamento do córrego do bairro Monte Cristo, o que vai minimizar os alagamentos no local. Convida a comunidade do bairro Gilson Caroni e bairros vizinhos para a Primeira Ação Força do Bem, promovida pela Fundação Santa Terezinha, na escola Padre Gino, no dia 18 de março (sábado), a partir das 9h00. Serão oferecidos no local vários serviços, como aferição de pressão e glicemia, corte de cabelo, emissão de carteira de identidade, consultas jurídicas, cópias de documentos, como certidões e outros documentos, e muitos outros, além de diversão para as crianças.

 

Leonardo Camargo (Leo Camargo) - PL

Afirma que os vereadores e outros parlamentares têm liberdade de opinião, e que sua briga sempre será pelos direitos do povo. Elogia o comunicador Max Ladeira pelo trabalho. Afirma que não vai se calar, ainda que alguns não gostem disso. Diz que vereadores que indicam pessoas para trabalharem na prefeitura têm sua capacidade de fiscalização limitada.

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Afirma que criará esta semana Comissão para apurar os valores dos combustíveis em Cachoeiro. Lamenta o falecimento do morador da Vila Rica conhecido como Tuiú, a quem presta homenagem. Sobre empresa suspeita de irregularidades que mantém contrato com a prefeitura, esclarece que a Câmara utiliza o sistema do município, conforme determina a lei, mas a contratação é de inteira responsabilidade do Executivo. Diz que obras em ruas da Vila Rica, estão sendo executadas graças ao prefeito e também a emendas parlamentares antigas, e agradece a todos os envolvidos, incluindo a associação de moradores do bairro, que participa ativamente na luta por melhorias para a comunidade.

 

Evandro Miranda (Vandinho da Padaria) - PSDB

Elogia a equipe da UBS do bairro Paraíso, e afirma que o bairro terá uma das cinco UBS’s que serão construídas com parceria do Governo estadual. Esta futura UBS do Paraíso terá quatro equipes, o que vai melhorar o atendimento à população. Informa que foi retomada a aplicação do revsol na região do Pirote, muito procurada para o turismo e lazer. Agradece pelo início da construção de duas escadarias no bairro Paraíso, que contam com verba liberada pelo prefeito e pelo governo, através de emenda do ex-deputado Marcos Mansur. Lamenta que notícias sem fundamento estejam prejudicando a imagem dos vereadores. “Todos os vereadores são homens honrados. Na política, temos lado, temos parcerias, e isso não pode ser confundido com coisas escusas”, afirma.

 

José Carlos Corrêa Cardoso Júnior (Júnior Corrêa) - PL

Afirma que 14 de março é a data de falecimento de uma grande mulher, Santa Matilde. Afirma que hoje os vereadores receberam ofício do Tribunal de Contas alertando sobre a má gestão do Poder Executivo. Segundo ele, o documento informa que a despesa corrente do município atinge 87% da receita, o que é preocupante. “Para fazer obra, o município tem que passar pires em Vitória. Não tem planejamento, não tem contenção de gastos, não tem nada”, afirma. Segundo ele, se nada for feito agora, o município voltará a situação de anos atrás, quando não pagava ninguém e não tinha recursos para investir em nenhum setor. Defende a revisão do Regimento Interno, que tem contradições em relação à legislação estadual e federal, e precisa ser atualizado.

 

Rodrigo Sandi (PODE)

Elogia a obra de asfaltamento da Avenida Aristides Campos. Afirma ter conversado com profissionais do futebol de várzea, e diz que um dos motivos da queda desse esporte no município é a falta de transporte. Pede, portanto, ao secretário de esporte, ao prefeito e às empresas de transporte que façam algum tipo de parceria que favoreça os times de várzea, atividade importante para a juventude, principalmente de áreas carentes e do interior.