Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos da sessão de 25/10/2023: conheça os assuntos debatidos pelos vereadores

por Célia Ferreira publicado 25/10/2023 16h46, última modificação 25/10/2023 16h46

Osmar Francisco (Osmar Chupeta)- REPUBLICANOS

Lamenta que, durante as obras na cidade, camelôs e artesãos tenham sido transferidos para rua no bairro Guandu, sem nenhuma estrutura para recebê-los. Afirma que esteve em Vitória para sugerir ao deputado Theodorico Ferraço projeto para construção, na Ponte Municipal, de área para abrigar os artesãos e camelôs cachoeirenses. Diz que a Câmara é local para se discutir as necessidades do povo, e não para falar da vida particular de ninguém. Denúncia semáforo mal posicionado próximo à Caixa Econômica, que prejudica o trânsito de pedestres.

Ely Escarpini (PV)

Denuncia ocorrência de vandalismo e furto de patrimônio público em obra da Vila Olímpica, e afirma que irá enviar ofício solicitando à prefeitura que mantenha vigilância no local, para garantir a segurança.

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) – PL

Comemora assinatura de convênios que irão garantir R$ 35 milhões em investimentos do governo estadual em Cachoeiro, incluindo novas unidades de saúde em cinco bairros, incluindo o Luiz Tinoco da Fonseca e Agostinho Simonato, que muito necessitam dessas estruturas. Destaca também a reforma de sedes da PM e Polícia Civil, da escola Zilma Coelho e do Teatro Municipal, além de outras ações anunciadas. Comemora assinatura da ordem de serviço para construção de escadaria entre as ruas Fotógrafo Guilherme e Jorge Simão, registrando o nome de moradores do local que há muito lutam pela obra. Parabeniza e agradece nominalmente a moradores e comerciantes que participaram das obras de conclusão de escadaria na Rua José Zampirolli.

Leonardo Camargo (Léo Camargo) – PL

Registra a importância das ações do Outubro Rosa, voltadas para a saúde da mulher. Afirma que, embora o prefeito anuncie a criação de um projeto para coibir a violência contra a mulher no município, um de seus principais colaboradores, o procurador-geral, é alvo de processo por violência registrado por ex-namorada. Segundo ele, é impossível que alguém denunciado por crime contra a mulher seja mantido no serviço público, e pede que ele seja demitido da prefeitura.

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Afirma que há cerca de quatro meses o prefeito determinou que fosse solucionado o problema dos alagamentos que ocorrem em rua do bairro Agostinho Simonato, ao lado da Arena Delpasso, mas até agora nada foi feito. Da mesma forma, também não foi feita a pavimentação em trecho de rua no Bairro Jardim Itapemirim e a concretagem em outra via do mesmo bairro, também já prometidas pela prefeitura. Parabeniza os camelôs por se unirem para tentar anular a transferência para local que consideram inadequado.

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Relaciona indicações que fez, a pedido das comunidades, que estão sendo atendidas pela prefeitura. Destaca também a renovação do contrato dos professores em designação temporária, uma vitória que considera importante para a Educação. Registra palestra que fez em escola de Muqui, sobre o Enem, e incentiva todos os alunos do país a estudarem e se prepararem para a seleção. Pede que os cachoeirenses façam doação de sangue, pois os estoques estão baixos. Diz que o município não cumpre lei federal que concede ao servidor um dia de folga por doação de sangue feita, permitindo apenas uma folga por ano. Diz que foi diagnosticado com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e afirma que vai apresentar projeto de lei para que a prefeitura promova a conscientização sobre essa condição e sobre os direitos que esses pacientes possuem.

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Comunica que a partir da próxima segunda-feira a Câmara contará com serviços de segurança, licitados e já contratados, incluindo dois guardas armados. Concede o uso da Tribuna Popular para que representantes dos camelôs falem sobre sua transferência arbitrária para local que consideram inadequado e peçam que sejam recebidos pelo prefeito para conversar sobre o assunto. Registra presença de vereadores em evento que anunciou o investimento de R$ 35 milhões em obras no município, e comenta a alegria de saber que o Teatro Municipal Rubem Braga será finalmente reformado e reaberto ao público e à comunidade cultural de Cachoeiro.

Evandro Miranda (Vandinho da Padaria)

Comenta o anúncio de investimentos no valor de R$ 35 milhões em Cachoeiro, por parte do governo do estado, com destaque para a unidade de saúde do bairro Paraíso, a qual vem solicitando há vários anos, além das UBS’s dos bairros Recanto, BNH, entre outras obras.

Paulo Grola - PSB

Pede que seja feito um minuto de silêncio pelo falecimento de moradora de Soturno.