Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos da sessão de 23/05/2023 - Veja os temas debatidos pelos vereadores

Resumo dos pronunciamentos da sessão de 23/05/2023 - Veja os temas debatidos pelos vereadores

por Célia Ferreira publicado 23/05/2023 19h35, última modificação 23/05/2023 19h51

 

 

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Convida o vereador Delandi Macedo, aniversariante do dia, para presidir a sessão. Cede espaço para o camelô Edson Bahiense dos Santos, que fala sobre dificuldades enfrentadas pelos permissionários do Shopping Popular, onde trabalha há mais de trinta anos, e pede auxílio da Câmara na solução das questões. Brás afirma que visitou esta semana a nova Central de Monitoramento do município, que cresceu de 40 para 270 câmeras, e poderá garantir maior segurança a Cachoeiro, inclusive na identificação de veículos roubados. Cede espaço a Anderson Valiatti Correa, que fala sobre o projeto “Coleta Aqui”, para manejo e aproveitamento de entulho. Brás  apresenta sugestões sobre o assunto e afirma que a Câmara irá participar dessa discussão.

 

Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho) – PSDB

Exalta a comemoração do Maio Roxo e cede seu tempo a Ediana de Souza, representante da Associação de Assistência a Pessoas com Doença de Crohn e Retocolite (DIIESSUL), à médica Andressa Portinho e a outros membros e pacientes da entidade, que falam sobre o trabalho que realizam e a importância e desenvolver políticas públicas para o atendimento desses doentes.

 

Sandro Dellabella Ferreira (Sandro Irmão) - PSD

Apresenta video com imagens da fiscalização e acompanhamento que faz do projeto “Tamo Junto”, e elogia a prefeitura e funcionários envolvidos na ação, que, segundo ele, tem trazido grandes melhorias para a população. Apresenta também um video de agradecimento ao Tiro de Guerra por colaborar com seu projeto de hortas comunitárias.

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) - PL

Fala sobre pedido de abertura de processo administrativo de expulsão partidária por infidelidade, feito pelo deputado Wellington Calegário contra ele. Apresenta o relatório de defesa que fez ao partido, e diz que está respondendo a falácias. Sobre as acusações, explica que seu apoio à candidatura de Soraya Manato deu-se através de aliança majoritária, e mostra fotos e vídeos de atos da campanha em que o deputado também estava presente, assim como outros membros do PL. Sobre denúncia de infidelidade de promessa de campanha, por ter afirmado que, se eleito, apresentaria projeto de lei propondo a anulação do reajuste da remuneração dos vereadores, diz que, em ação movida pela OAB, o Tribunal de Justiça deu vitória à Câmara na questão, validando o ato. Sobre a acusação de ter atacado e perseguido colega de bancada, demonstra que agiu como corregedor, provocado oficialmente por outro vereador, e não podia fugir de suas funções. Sobre ter votado em candidato de outro partido para a presidência da Câmara, afirma que participou de uma composição de parlamentares, e que o candidato de seu partido teve apenas o seu próprio voto, já que não fez essa articulação e apresentou sua candidatura de última hora. Lembra ainda que, na Assembleia Legislativa, o deputado que o acusa votou em candidato de outro partido. Afirma, ainda, acreditar estar sofrendo retaliação por trabalhar com seriedade, acreditando na harmonia, respeito e diálogo entre os poderes. “Contra falácias estão indo verdades”, diz. “O pai da mentira é o diabo, e eu não ando com ele”, finaliza. Elogia militares da PM que ajudaram a salvar a vida de criança de sete dias, e afirma que na próxima sessão irá homenageá-los pelo ato que ele classifica como heroico. Agradece ao prefeito por obras em vias da cidade.

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Afirma que, em visita que a secretária Lorena Vasques fez a Itaoca, conciliou sua atuação com o vereador Arildo Boleba, com quem pretende trabalhar em parceria. Diz que a secretária anunciou muitos projetos para Itaoca e comunidades do entorno, e ambos irão trabalhar juntos para que tudo seja realizado. Apresenta em vídeo um equipamento que, segundo ele, pode ser agregado à coleta de lixo em Cachoeiro, dando maior eficácia ao trabalho.

 

Paulo Grola - PSB

Reclama que a prefeitura tem depositado paviés ao longo de vias, onde ficam por vários meses sem que sejam utilizados.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Afirma que o evento Cachoeiro Food Beer foi um sucesso e que vai apresentar projeto de lei para incluí-lo no calendário oficial do município. Elogia a Exposição de Carros Antigos na Pracinha do Independência, e afirma que a prefeitura deve ocupar as praças com mais eventos do tipo. “Se nós não ocupamos as praças, infelizmente a problemática social vai ocupá-las, com drogas, lixo, insegurança”, diz. Afirma que, apesar da recente queda no preço dos combustíveis, a gasolina em Cachoeiro continua sendo a segunda mais cara do Brasil, atrás apenas do Amazonas, e diz que o governo federal lançou um aplicativo em que será possível denunciar os preços abusivos. Diz que Cachoeiro está vivendo um aumento de casos de gripe e Covid, e pede que a população ignore fake news sobre as vacinas e volte a se imunizar. Lembra que, junto com o vereador Rodrigo Sandi, é autor de lei sobre conscientização contra o racismo estrutural, mas lamenta que nada tenha sido feito em Cachoeiro sobre o assunto. Repudia fala do senador Magno Malta sobre o episódio que envolveu o jogador Vini Jr. Sugere que seja feito um fórum ou audiência sobre a questão do lixo em Cachoeiro, e defende a coleta seletiva. Menciona acidente com criança que morreu engasgada, no município da Serra, e diz que o Executivo precisa promover treinamento de Primeiros Socorros nas escolas do município.

 

Arildo Tomaz Bucker (Arildo Boleba) - PDT

Mostra satisfação sobre a recente reunião em Itaoca com a secretária Lorena Vasques, onde reconciliou sua atuação com a do vereador Alexandre de Itaoca, e diz que, juntos, irão trabalhar para que todo o plano de ações apresentado pela secretária seja realizado.

 

Delandi Pereira Macedo - PODE

Agradece a todas as felicitações que recebe pelo seu aniversário. Afirma que a Câmara não foi chamada a participar de reuniões sobre a questão do Shopping Popular, e não participou das decisões do Executivo. Diz que hoje a prefeitura tem ouvido mais as demandas das comunidades apresentadas pelos vereadores, e isso traz apenas benefícios para o município. Elogia a realização das obras de infraestrutura em Cachoeiro e menciona várias delas, que ele tem acompanhado de perto, em diferentes bairros e localidades. Menciona mais algumas indicações que fez ao Executivo, solicitando a necessidade de obras em vários locais. Afirma que é preciso combater o racismo e qualquer desrespeito ao próximo, pois todos são iguais e devem ter os mesmos direitos.

 

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Registra a final do campeonato de Soturno e Gironda, parabeniza os organizadores e participantes e agradece a todos que contribuíram para que o evento ocorresse. Afirma que foi informado de que em breve será feita a pavimentação com revsol de Bom Jardim, o que é um grande motivo para comemorar, e que continuará lutando pela estadualização e pavimentação definitiva da via.

 

Rodrigo Sandi (PODE)

Faz um desabafo contra pessoas que, segundo ele, querem desmerecer a luta dos vereadores por melhorias na região do Eucalipto. Segundo ele, esta pessoa divulga que é mérito dela a operação tapa-buraco que está sendo realizada de forma eficiente no Zumbi, o que não é verdade, pois ele e outros vereadores pedem o serviço há muito tempo. Agradece aos vereadores Diogo Lube e Delandi Macedo por terem pedido sua presença na tribuna quando falaram contra o racismo, e disse que se sentiu emocionado com a situação. Homenageia os pretos e pretas de todo o Brasil, e diz que é preciso lutar contra o preconceito que continua e existir no Brasil e no mundo. Emocionado, afirma que chorou ao ver o racismo que atingiu o jogador Vini Jr., e conta que, por se sentir de luto com a situação, está vestindo preto na sessão de hoje. Diz que os negros precisam se unir. Afirma que o racismo também atinge negros e negras cachoeirenses e pede que todos sejam respeitados. Pede conscientização sobre a necessidade de doação de sangue, pois os bancos estão vazios.

 

Evandro Miranda (Vandinho da Padaria) - PSDB

Destaca a visita do prefeito e da secretária Lorena Vasques ao Paraíso e agradece pelas obras que estão sendo realizadas no bairro. Registra a final da Segunda Copa Paraíso, parabeniza organizadores e participantes e agradece a todos que cooperaram para a realização do evento. Diz que, na final, o prefeito anunciou grandes obras para o bairro, com investimento total de R$ 9 milhões, inclusive a construção da nova unidade de saúde, com quatro equipes, o grande sonho da comunidade. Afirma que em seu bairro também tem sofrido com pessoas que tentam desmerecer essas obras e o trabalho dos vereadores, mas que a verdade sempre prevalece.

 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Elogia o trabalho da Policia Militar que tem feito blitz em vários bairros da cidade, inclusive no seu. Lamenta o racismo contra o jogador Vini Jr. Lamenta a prisão de pessoas que ele julga inocentes por atos cometidos no dia 8 de janeiro. Diz que se não forem tomadas medidas não sabe o que acontecerá com o nosso país já no ano que vem.