Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos da sessão de 23/05/2021

Resumo dos pronunciamentos da sessão de 23/05/2021

por Camila Reis publicado 25/05/2021 18h47, última modificação 25/05/2021 18h47

Resumo dos principais pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 25/05/2021

A sessão foi presidida pelo vereador Pr. Delandi Macedo (Podemos), a convite do presidente Brás Zagotto (PV), como forma de homenageá-lo pelo seu aniversário comemorado em 23/05.

Allan Ferreira (Podemos)

Pediu à prefeitura que refaça o processo seletivo porque muitas pessoas o procuraram para reclamar de não conseguir inserir pontuação em sua inscrição, dentre outras queixas. “Melhor seria se fosse um concurso público”. Falou sobre os pacientes que precisam de UTI e são transferidos para municípios distantes, afirmando que não entende o sistema de distribuição de vagas do estado que, num momento de dificuldade, de doença, transfere um paciente para 300km de distância da sua cidade.

Mestre Gelinho (PSDB)

Informou à comunidade do Nova Brasília sobre reforma e reativação do Ginásio de Esportes.

Ary Corrêa (Patriota)

Pediu que secretários municipais respeitem os vereadores. Relatou que solicitou vagas de estacionamento para funcionários da Santa Casa e não foi atendido, porém outra pessoa foi atendida quando foi à secretaria requerer o mesmo. Afirmou que soube de sua convocação para prestar esclarecimentos na delegacia pelo jornal e não por convocação oficial. Por isso acredita que a polêmica sobre o projeto de lei foi arquitetada por alguém. Agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro pelo apoio aos caminhoneiros, aumentando o limite de carga e permitindo o financiamento de 90% do valor do caminhão pela Caixa Econômica com juros acessíveis.

Diogo Lube (PP)

Relatou que, após visita da TV Gazeta Sul, a prefeitura incluiu em cronograma as obras da Rua Atílio Vivacqua, dentre outras do Rubem Braga, que aguarda melhorias há mais de 20 anos e contava com indicação sua desde o mandato anterior, bem como de outros vereadores deste ano. Sugeriu que os vereadores se unam para cobrar, fiscalizar e informar sobre obras para as quais fazem a mesma indicação. Abordou mais uma vez o erro da secretaria de saúde ao não divulgar ou respeitar listagem de professores para vacinação da covid, causando transtornos e gerando a fake News de que alguns foram privilegiados em detrimento aos demais. Cobrou também vaga de estacionamento para deficientes em frente ao edifício Arpoador, onde existe clínica de reabilitação.

Leo Cabeça (PDT)

Relatou novamente falta de comunicação da prefeitura e secretarias com os vereadores sobre obras requisitadas por estes e que estão sendo atendidas. Agradeceu pelo trabalho de melhorias nas estradas de Soturno e Gironda e pediu mais eficiência nas obras.

Paulo Grola (PSB)

Apresentou indicação parlamentar do Deputado Teodorico Ferraço, atendendo a pedido do vereador, solicitando ao governo do estado pavimentação asfáltica de diversas vias, como o contorno de Soturno/ Gironda. Informou que marcará reunião com vereadores interessados para cobrar a caixa de brita da curva da morte, na serra de Soturno.

Brás Zagotto (PV)

Pediu valorização dos profissionais da saúde, em especial os que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes da covid 19. Cobrou o aumento da diária dos motoristas da secretaria de saúde, que levam pacientes para tratamento em outros municípios, e que permanece em R$50,00. Relembrou que nem o ex-vereador Darinho da Saúde conseguiu ser atendido nessa demanda. Protocolou projeto de lei visando regularizar multa devido ao tempo no estacionamento rotativo.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Parabenizou as equipes do Hospital Evangélico pelo atendimento prestado aos pacientes que pôde presenciar durante internação da sua esposa, relatando que é usuário do SUS, junto com sua família. Apoiou a solicitação de Brás pelo aumento das diárias dos motoristas da saúde. Solicitou votação para o projeto de lei 41/2021, que autoriza o poder executivo a desistir ações de cobrança judicial das Certidões de Dívida Ativa (CDA’s) cujo valor original seja inferior a R$ 2.317,15, independente do pagamento de honorários advocatícios e custas judiciais.

Juninho Corrêa (PL)

Falou sobre as funções do vereador, relatando que adotou uma postura de ‘oposição independente’, combatendo o executivo quando é necessário, mas estando de prontidão para acelerar o trabalho da comissão de justiça e redação visando aprovar projetos de lei, independente de serem de autoria do executivo ou não. Afirmou que vereador tem que ser coerente ao escolher ser oposição ou situação. Defendeu o projeto de lei 41/2021, a pedido do judiciário.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Apoiou a fala de Juninho Corrêa, afirmando que não concorda com mentiras e que o executivo precisa respeitar o legislativo e vice versa e que é preciso respeitar a hierarquia dentro de cada poder.