Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos da sessão de 21/11/2023: conheça os assuntos debatidos pelos vereadores

Resumo dos pronunciamentos da sessão de 21/11/2023: conheça os assuntos debatidos pelos vereadores

por Célia Ferreira publicado 21/11/2023 19h33, última modificação 21/11/2023 19h33

 

Ely Escarpini (PV)

Relata que, após pedidos que fez à secretaria de saúde, serão instalados aparelhos de ar condicionado na recepção da UBS do bairro Zumbi, e a licitação já está em andamento.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Afirma ter participado de festa para crianças no bairro Santa Cecília e parabeniza os organizadores. Diz que fez visita técnica à Secretaria de Esportes, para falar sobre espaços que podem ser aproveitados para área de lazer nos bairros Santa Cecília, Aberlardo Machado e arredores. Afirma que foi à Seme, para se encontrar com funcionários que também pleiteiam redução no horário de trabalho, onde falou, ainda, sobre as expectativas pela divulgação do edital do concurso. Conta que participou, junto com sua banda, de evento de rock solidário no Gordinho, para arrecadação de fundos para o Asilo João XXIII. Afirma que a Câmara precisa convocar os responsáveis pelas obras de macrodrenagem em Nova Brasília para pedir esclarecimentos sobre as dificuldades que estão incomodando os moradores da região. Registra a passagem do Dia da Consciência Negra e diz que o combate ao racismo continua sendo necessário no Brasil, segundo país do mundo em população negra. Solidariza-se com o jornalista Leandro Moreira, vítima de racismo em redes sociais. Parabeniza sua assessoria por ter idealizado indicação à prefeitura solicitando a distribuição de água para a população de rua e a instalação de bebedouros em áreas ao ar livre. Afirma que também fez indicação pedindo o estudo para uso de energia solar em prédios públicos municipais. Diz que alunos seus do Colégio Guimarães Rosa realizaram uma feira sobre empreendedorismo e foram tantas as ideias criativas sugeridas para o município, que ele está com dificuldade de escolher a melhor para ser apresentada na Câmara, como havia prometido. Segundo ele, é necessário incentivar a criação de novos projetos para o desenvolvimento sustentável de Cachoeiro.

 

Osmar Francisco (Osmar Chupeta)- REPUBLICANOS

Reitera reclamação anterior sobre falta de medicação para pacientes do bairro Zumbi. Diz que foi eleito pelo povo e continuará fiscalizando os postos de saúde de Cachoeiro, onde, segundo ele “está faltando tudo”. Convida representante da Maranata, que agradece aprovação de projeto de lei que instituiu semana de comemoração da Igreja em Cachoeiro e convida para evento que será realizado no dia 26. Afirma ter sugerido que as obras de macrodrenagem na cidade fossem feitas durante 24 horas por dia, para reduzir os prazos e aumentar o número de empregos criados. Reclama sobre alterações no trânsito do Campo Leopoldina, que aumentaram os trajetos dos moradores do bairro. Diz ainda que pedido feito há 90 dias para solução do problema de esgoto aberto no bairro ainda não foi solucionado. Pede que a Câmara faça a convocação de diretores da Agersa, para que esclareça sobre o fim da linha de ônibus entre Eucalipto e bairro Santo Antônio, que deixa muitas crianças sem transporte para ir à escola.

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Cede tempo a representantes do curso de Enfermagem da Faculdade América, que falam sobre a importância do Novembro Azul. Cede tempo a representantes dos locutores de lojas, que estão com dificuldades de trabalhar por falta de legislação que permita a colocação dos aparelhos sonoros nas calçadas. Segundo os locutores, muitos comerciantes estão sendo multados por causa disso e o mercado de trabalho está ficando reduzido. Diz que, no passado, a Vila Rica também passou por grandes dificuldades em épocas de realização de obras de macrodrenagem, e sabe que os moradores e comerciantes de Nova Brasília também estão vivendo a mesma situação. Segundo ele, é necessário melhorar o planejamento e dar agilidade a algumas ações, para reduzir esses transtornos.

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Pede que todos os vereadores se empenhem contra a municipalização de escolas estaduais em Cachoeiro, que provocaria a redução de vagas para o ensino médio no município, além de fazer com que vários alunos tivessem que se deslocar para bairros distantes, gastando mais tempo e dinheiro de passagens para estudar. Diz que fará ofício ao governador pedindo a punição dos responsáveis pela venda de vagas para emprego no Sine, divulgada por deputado de seu partido. Diz que a Polícia Militar, nos próximos dias, estará formando novos policiais e é necessário que a Câmara solicite imediatamente que alguns deles sejam lotados em Cachoeiro. Diz que, no sábado, máquinas foram enviadas para o Monte Belo, na área da torre, e agradece à prefeitura e servidores pelo trabalho que vem sendo realizado no bairro.

 

Sandro Dellabella Ferreira (Sandro Irmão) - PSD

Homenageia alunos, professores, funcionários e gestores da Escola Maple Bear; diretoria da Associação dos Contabilistas do Sul do Estado do Espírito Santo (Ascosul); e também a diretoria da Acisci, entidade que está completando 40 anos de atuação.

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) – PL

Agradece à prefeitura pela extensão de rede elétrica em rua nos limites dos bairros Boa Vista e Ruy Pinto Bandeira, e também por serviços realizados em outras vias da região. Parabeniza Guarda Municipal e outras forças de segurança por projeto realizado na escola Deusdedit Baptista. Agradece à EDP por atender ao pedido dos vereadores e iniciar trabalho de livramento de rede, ou seja, corte de árvores que atingem a rede elétrica ou a rede de esgoto. Diz que, apesar dos transtornos, as obras de macrodrenagem em Nova Brasília vão solucionar um problema que moradores e comerciantes enfrentam há décadas. Afirma que a estrada de Cobiça precisa de obras, e o prefeito tem mostrado vontade política para realizá-las, mas, ainda assim, pede urgência nas intervenções na segunda e terceira curvas da rodovia.

 

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Sugere realização de audiência pública com presença de representantes das secretarias estadual e municipal de Educação, para que prestem esclarecimentos sobre a possível municipalização de escolas em Cachoeiro.

 

Rodrigo Sandi – PODE

Afirma também ser contra a municipalização de escolas da rede estadual, e mostra preocupação com a situação de alunos do ensino médio e do EJA, como os da escola Maria Angélica, no bairro Zumbi. Registra a realização da audiência para comemoração do Dia da Consciência Negra, realizada pela Ouvidoria Racial, agradece aos organizadores e participantes, e presta homenagem ao vereador Mestre Gelinho.

 

Delandi Pereira Macedo – PODE

Afirma que é necessário minimizar os impactos das obras de macrodrenagem realizadas em Nova Brasília, e, por isso, se reuniu novamente com o secretário de obras, que lhe garantiu que o trabalho será realizado em etapas. Diz que o município está fazendo estudos para a implantação de uma “fazenda de energia solar”, para uso nos prédios públicos. Afirma ter pedido informações sobre o contrato de concessão da Rodoviária Gil Moreira, que já estaria vencido, sendo necessária, nesse caso, a realização de nova licitação. Diz que a Ercisa, empresa que administra o local apesar do contrato vencido, não acatou determinação judicial de permitir que a Nova Itapemirim/Susantur , grupo que já recuperou as linhas da Itapemirim que operavam em Cachoeiro, utilize as instalações para venda de passagens e acesso de passageiros. Afirma que já se reuniu com a procuradoria do município, para que sejam tomadas providências para solucionar a situação. Segundo ele, o início da operação da Susantur fez os preços de passagens para o Rio caírem de cerca de R$ 500 para menos de R$ 200, e além disso, pode ser que a nova empresa retome os antigos investimentos da Itapemirim na cidade, gerando empregos, renda e arrecadação de impostos.

 

José Carlos Corrêa Cardoso Júnior (Júnior Corrêa) – PL

Afirma que as obras em Nova Brasília são uma solução que, no entanto, não devem se tornar um problema. Segundo ele, há falta de planejamento e também de diálogo com a comunidade, que apenas é avisada sobre as soluções, sem poder apresentar sugestões. Conta sobre atraso na primeira etapa, quando não havia equipamento para romper uma rocha encontrada na escavação, e por isso toda a via ficou fechada. Diz, ainda, que a opção pelo uso do concreto – material que demora a secar – na pavimentação da via na entrada do Zumbi, vai estender o prazo em que o maior bairro de Cachoeiro, com quase 30 mil habitantes, ficará com o acesso prejudicado.

 

Adriano Pereira Verediano (Mestre Gelinho) – PSDB

Lembra de sua participação na luta pela obra de macrodrenagem em Nova Brasília, junto com outros vereadores, e diz que continua ao lado da comunidade, neste momento, na tentativa de reduzir os transtornos que têm prejudicado moradores e comerciantes, fiscalizando e cobrando por soluções. Reclama novamente da falta de um assento no ponto de ônibus em frente ao Centro de Saúde, local muito utilizado por idosos. Pede retirada de entulho e mato na região dos bairros Ibitiquara, Nossa Senhora da Penha e arredores.

 

Paulo Grola - PSB

Reclama que uma cerca tem dificultado o acesso ao Hifa. Diz que usuários continuam sem estrutura em ponto de ônibus no bairro Novo Parque, e pede que pelo menos um toldo seja instalado no local, provisoriamente, já que o calor está muito grande. Convida para a convenção municipal do PSB, dia 25 de novembro, às 8h30, na Câmara Municipal.