Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos da sessão de 21/07/2020

Resumo dos Pronunciamentos da sessão de 21/07/2020

por Celia — publicado 21/07/2020 17h50, última modificação 21/07/2020 17h50

Resumo dos Pronunciamentos 21/07/2020

 

 

Alexandre Andreza Macedo (PSB)

Agradece ao prefeito pelo empenho na reforma da Praça de Coutinho, que agora encontra-se na fase de instalação de equipamentos, como a sonhada academia. Diz que Cachoeiro, tendo passado por momentos conturbados, como a enchente, agora atravessa situação muito difícil, assim como todo o mundo,  e o prefeito está conduzindo a gestão de forma brilhante. Segundo ele, é necessário apoiar a defesa do isolamento, que é o que todo o país está pedindo. Menciona o caso de Joinville, onde, após aparente controle nos casos de Covid-19, o comércio foi reaberto, o que causou o aumento imediato dos casos.

 

Alexandre Bastos Rodrigues (PV)

Alerta para o fato de que, com a redução do nível de risco de Cachoeiro na pandemia, que passa de alto para moderado, é necessário que os cachoeirenses tenham mais cuidado, pois, com o comércio funcionando com maior liberdade,  certamente haverá mais pessoas nas ruas. Informa que fez pedidos para realização de obras e serviços em toda a cidade.

 

Alexandre Valdo Maitan (DEM)

Menciona reunião entre prefeito e comerciantes que pediam a flexibilização do comércio. Afirma que a expertise do prefeito é enrolar a população, dizendo que o Ministério Público é quem não deixa abrir o comércio. Segundo ele,  outros municípios fizeram planejamento e, com anuência do Ministério Público, já reabriram o comércio, inclusive bares e restaurantes. “É público e notório que o prefeito não tem um plano de redução de impactos da  pandemia e de retomada da economia para a cidade”, afirma.

 

Alexon Soares Cipriano (Republicanos)

Lamenta o falecimento de dois trabalhadores em acidentes de trabalho nas últimas 24 horas, afirmando que a falta de fiscalização das condições de trabalho é revoltante. Lembra de indicação feita à prefeitura em novembro, sobre a  aquisição de parte de área da empresa Itapuã, entre os bairros Dr. Luiz Tinoco da Fonseca e  Waldir Furtado de Amorim, para construção de unidade de saúde para ampliar o atendimento à população local. Informa que visitou a reforma do Centro Municipal de Saúde  e verificou a qualidade da obra que está sendo feita no local.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (Podemos)

Comenta indicações de obras e serviços que fez ao município. Diz que é necessário que o município tenha um local para que os moradores possam descartar objetos inservíveis, como móveis velhos. Informa que fez pedido à EDP para que faça a poda de árvores que ameaçam a rede elétrica, mas diz que a empresa presta péssimo atendimento neste setor. Diz esperar que agora, com a reforma da antiga delegacia da mulher, onde funcionará setor de identificação do estado, o serviço possa ser oferecido com eficiência em Cachoeiro, sem que os moradores daqui precisem buscá-lo em outra cidade. Lamenta que o CRE continue fechado e diz não entender o motivo. “Com certeza existe uma fórmula, mas falta vontade política”, afirma.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Agradece ao deputado José Esmeraldo  e todos que colaboraram para a liberação de verba para a duplicação da Ponte de Itaoca. Diz que é necessário que os ônibus voltem a circular normalmente, pois, com a reabertura do comércio, os ônibus estão cheios, contrariando as normas que a redução de aglomerações.  

 

Brás Zagotto (PV)

Agradece ao prefeito e secretário por instalação de braço de luz em comunidades na cidade. Concorda com o vereador Allan sobre a necessidade de uma área para descarte de objetos pelos moradores, e diz que há vários anos há mobilização junto à prefeitura para que isso seja providenciado, mas infelizmente nada ainda foi feito.

 

Dario Silveira Filho (PSDB)

Agradece ao prefeito e secretários por obras realizadas.

 

Delandi Pereira Macedo (Podemos)

Diz que esteve em reunião que discutiu a criação do Plano Municipal de Convivência das atividades econômicas com a Covid-19, e mostra sua preocupação com a situação dos bares e restaurantes, que, em sua concepção, estão agonizando no município. “A categoria ficou na agonia de não poder trabalhar e isso precisa ser estudado com urgência”, diz. Informa que está lutando pela criação de um núcleo de assistência psicológica e psiquiátrica para pessoas que passaram pela Covid-19, como os parentes de vítimas que vieram a óbito e hoje passam por grande sofrimento.

 

Diogo Pereira Lube (PP)

Diz que, em live que realizou nesta segunda-feira, comprometeu-se a fazer projeto que obrigue as repartições públicas a terem profissionais de libras disponíveis para atendimento. Informa que fez indicação à Secretaria de Saúde para incluir itens de higiene para distribuição à população, inclusive absorventes higiênicos para as mulheres. Diz que fez pedido para colocação de placas com os nomes das ruas em Soturno. Lembra que a Câmara de Deputados está votando o Fundeb, e que o governo federal quer reduzir as verbas, o que traria o caos à Educação, por isso é importante o documento assinado por todos os vereadores, pedindo responsabilidade aos deputados federais na votação. Quer saber o que será feito pela prefeitura em relação à reciclagem do lixo, cujo depósito foi incendiado.

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Parabeniza a nova diretoria da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim) e informa que, segundo a secretária de meio ambiente, a sede da associação, atingida por incêndio, será reformada. Dá informações sobre as obras que estão sendo realizadas no Centro Municipal de Saúde, visitadas por ele, que preside a Comissão de Saúde da Câmara. Elogia obra de escadaria e drenagem realizada no bairro Campo Leopoldina. Informa que a prefeitura retirou material de reciclagem de depósito localizado em rua no bairro Amarelo, e que participa de movimento para arrumar uma área para que os catadores voltem a trabalhar. Diz que fez requerimento para instalação de Banesfácil no bairro Paraíso.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PSB)

Agradece à prefeitura por trabalho de jardinagem realizado na praça de Pacotuba. Agradece também pelo trabalho de limpeza na região do Aeroporto, BNH, Ruy Pinto Bandeira, Marbrasa, Coramara e outros bairros, e concorda com o vereador Allan sobre a necessidade de regularizar áreas para descarte de materiais e objetos em Cachoeiro. Diz que participa de luta para o retorno da PM ao posto localizado no trevo do BNH, que já está sendo reformado.

 

Ely Escarpini (PV)

Diz que pediu recuperação de rua no bairro Zumbi, e aguarda o atendimento pela prefeitura.

 

Paulo Sérgio de Almeida (PSB)

Afirma ter solicitado que a EDP faça a poda de árvores que atinge a rede elétrica em toda a cidade. Diz que a reabertura dos bares parece ser prejudicada por um certo tipo de preconceito, pois as pessoas não se lembram de que no local trabalham cozinheiras, garçons, músicos e outras categorias. Além disso, a maioria dos bares paga aluguel, lembra. “Essa situação de fechamento dos bares precisa ser revista”, diz.

 

Renata Sabra  Baião Fiório Nascimento (PSD)

Agradece a todos que participaram do 4º evento Simplifica Cachoeiro, onde se discutiu a Educação na Pandemia, afirmando que a prefeitura já foi notificada e realizou a reabertura de matrículas. Informa que nesta quarta-feira o assunto será a  Educação Especial e, na semana que vem, será tratada exclusivamente a Educação de Surdos. Diz que São Joaquim tem mais de 90 empresas e mais de 1500 famílias, e que as obras que estão sendo realizadas no local não atendem à necessidade do distrito. Critica a falta de saibro e patrolamento para as estradas do município, e diz que, estranhamente, a empresa que venceu a licitação para distribuição de saibros é, segundo o seu CNAE, uma empresa de alimentos. Diz que enquanto famílias passam fome na pandemia, o Mercado do Amarelo tem cinco boxes vazios, que poderiam ser disponibilizados a solicitantes pelo município.

 

Rodrigo Sandi (Podemos)

Diz que buscou junto à deputada federal Norma Ayub a emenda para construção de uma unidade de saúde no bairro Zumbi. Segundo ele, a obra começou sem que os recursos federais tenham sido liberados, mas segundo a assessoria da deputada, embora possa demorar, os recursos estão garantidos e vão ser destinados para a construção.  Informa que esta semana, o município irá retomar as obras do campo de areia e todas as outras que estão paralisadas no bairro Zumbi.

 

Wallace Marvila Fernandes (PP)

Comemora o retorno do funcionamento das academias, observando os protocolos gerais de segurança da pandemia, mas sem restrição no número de alunos, e diz que continua lutando pela normalização de outros setores, como os campos de futebol, bares e restaurantes, entre outros.