Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos da sessão de 04/07/2023: conheça os temas discutidos pelos vereadores

Resumo dos pronunciamentos da sessão de 04/07/2023: conheça os temas discutidos pelos vereadores

por Célia Ferreira publicado 04/07/2023 19h33, última modificação 04/07/2023 19h33

 

 

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) - PODE

Convida para presidir a sessão o vereador Rodrigo Sandi, um dos aniversariantes da semana junto com o vereador Vandinho da Padaria. Afirma que está fazendo indicação ao prefeito, sugerindo a criação de um novo Refis, programa de refinanciamento fiscal, para que os contribuintes que não aderiram anteriormente possam ter nova chance de pagar seus tributos e evitar a dívida ativa. Afirma que está completando trinta anos de sobriedade, e lembra o início de sua bem-sucedida história em Alcoólicos Anônimos. Elogia aos servidores que participaram da organização da sessão solene da Festa de Cachoeiro e agradece a todos que compareceram. Cede a tribuna aos ex-esportistas Roninha e Celito, que divulgam assembleia geral extraordinária para eleger nova diretoria do Cachoeiro Futebol Clube e apresentar propostas para a revitalização da agremiação. A reunião será realizada no Centro Operário, na próxima segunda-feira, às 19h00.

 

Osmar Francisco (Osmar Chupeta)- REPUBLICANOS

Lamenta demissão de servidores comissionados, que, segundo ele, sofreram perseguição porque ele se recusa a apoiar eventual afastamento de outro vereador. Apresenta vídeo em que mostra o que considera “total abandono” da Travessa Sete de Setembro, no centro da cidade. Afirma que foi uma honra receber seus homenageados na sessão solene da Câmara. Sugere ao presidente que, ao devolver recursos da Câmara à prefeitura, solicite que essa atitude seja divulgada pelo Executivo.

 

Sandro Dellabella Ferreira (Sandro Irmão) - PSD

Conta que esteve no Liceu junto com o deputado Allan Ferreira, homenageia professores e alunos da escola, e cede a tribuna a eles, que falam sobre a importância da interação entre a comunidade escolar e autoridades do município. Cede a tribuna a funcionários do Procon, entre ele, o ex-vereador Luisinho Tereré, que fala sobre o preço dos combustíveis e afirma que a fiscalização do setor e aplicação de multas cabe ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), mas o Procon tem realizado reuniões com o setor e buscado alternativas para a redução dos valores. Segundo ele, após a realização da audiência pública da Câmara e ação do Procon, a média da diferença de preços em Cachoeiro com os postos do capital caiu de R$1,10 para R$ 0,27.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Defende interação dos vereadores com alunos e professores e afirma que a Câmara está à disposição das escolas do município. Afirma que continua na luta para que os cachoeirenses paguem o preço justo pelo preço dos combustíveis, que continua muito superior no município do que no resto do país. Defende a pavimentação de parte da rua Atílio Vivácqua, no bairro Rubem Braga, que, no sistema do município, consta como inteiramente calçada. Diz que a prefeitura precisa informar sobre que atitude tomará em relação ao reajuste dos servidores e sobre o piso dos professores municipais, conforme exige a legislação. Segundo ele, é necessário haver uma interlocução com o sindicato, para que a situação seja esclarecida. Repudia pronunciamento do Pastor André Valadão em que há suposta defesa do assassinato de pessoas LGBTQIAPN+. Afirma que a liberdade de expressão é limitada pela Constituição e que é necessário checar informações, antes de divulgá-las, para que não se propaguem fake news.

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) - PL

Afirma que o Projeto Tamo Chegando está no momento na região 4, que inclui Coramara e adjacências, e afirma que a secretária Lorena Vasques, com sua competência e equipe dedicada, está resolvendo problemas graves na região. Afirma que reuniu-se com diretores do DER, que garantiram que a obra entre o trevo da Coca-Cola e a nova rotatória do Vagalume terá continuidade, aguardando, no momento, intervenções de empresas como a EDP e outras, e afirma que a comunidade precisa ter paciência, porque os benefícios chegarão. Afirma que realizou, com autoridades municipais, visita a quadra e praça do Bairro Waldir Furtado Amorim, que serão reformadas. Diz ainda que o deputado Bruno Rezende sinalizou com a possibilidade de instalação de uma academia popular no local, e que em breve o projeto da prefeitura Tamo Chegando chegará à região.

 

Leonardo Camargo (Léo Camargo) – PL

Afirma que a criação de novos cargos no Executivo, aprovada recentemente pela Câmara, está servindo à contratação de pessoas ligadas ao prefeito, incluindo o ex-secretário Alex da Vitória, que, segundo ele, mora na capital e poderá ser dispensado de bater o ponto eletrônico, recebendo salário sem nada fazer.

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Homenageia servidoras do projeto de educação profissional Qualificar-ES, pelo trabalho que realizam, e elogia o governador Renato Casagrande pela iniciativa. Reclama de empresa que paralisou obra em Itaoca, que deixou uma rua sem paviés, tomada pela lama, e diz que o secretário da pasta responsável precisa tomar providências. Afirma que a obra do posto de saúde de Itaoca também está demorando demais, e, além disso, a comunidade está sem dentista há cerca de um ano.

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Pede apoio dos vereadores a projeto de lei que cria a Comenda Márcia Brezinski, ex-primeira dama do município, que, segundo ele, comandava importantes ações de assistência social. Afirma que também gostaria de homenagear a ex-primeira dama Eloisa Valadão, dando o nome dela ao posto de saúde do bairro Alto União. Pede ao prefeito que restabeleça o local na Praça de Fátima onde a comunidade gospel realizava gravações de CD. Afirma que o número dos CPF’s de cidadãos que enviaram pix ao ex-presidente Bolsonaro teria sido suficiente para elegê-lo. Diz que, assim como o vereador Léo Camargo, está sendo investigado pela Polícia Federal por participação em atos bolsonaristas.

 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Apoia a criação de um novo Refis, para atender a contribuintes cujos nomes correm o risco de serem inseridos na dívida ativa. Diz que desde 2017participa ativamente, na época junto com a ex-secretária Lilian Siqueira, da luta pela construção da quadra do Jardim Itapemirim, e, embora esteja acompanhando a obra, tem sido ignorado pelas demais autoridades municipais. Segundo ele, a prefeitura precisa esclarecer quem considera como aliados, para que os vereadores não continuem a “levar rasteira pelas costas”. Diz que a unidade de saúde do Jardim Itapemirim está com o aparelho de ar condicionado quebrado há mais de três anos e no local há também infiltração no teto da sala de gesso. Afirma que fez indicação à prefeitura para criação de fundo e conselho de Proteção e Bem Estar dos Animais. Diz que, diante de denúncias que correm nas redes sociais, fez pedido de informação à prefeitura sobre contratação de pessoas com diploma falso e uso particular de veículos da frota pública. Também afirma que vai apurar denúncia de que servidor estaria cobrando por estacionamento em rua sem saída próxima ao parque de Exposições.

 

Paulo Grola - PSB

Parabeniza a secretária Lorena Vasques pelo trabalho que tem sido realizado em Soturno. Pede mais uma vez que seja construído um abrigo no ponto de ônibus do Novo Parque, onde os moradores estão sujeitos a sol e chuva. Segundo ele, enquanto isso não ocorre, é necessário colocar uma tenda no local, para proteger os cidadãos.

 

Ely Escarpini (PV)

Relaciona as indicações que fez nos últimos dias à Prefeitura, solicitando obras e serviços em todo o município. Afirma que terá início a obra do centro de Convivência do bairro Zumbi, com verba devolvida pela Câmara à prefeitura. Lembra de sua atuação pelo desenvolvimento do Zumbi e diz que toda indicação feita pelos vereadores solicitando melhorias para o bairro é bem-vinda.

 

Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça) - PDT

Parabeniza o prefeito e a secretária Lorena Vasques pelo trabalho que tem sido realizado em Soturno. Sobre o preço do combustível em Cachoeiro, afirma que proprietários de postos alegam que, entre outros motivos, possuem custos mais altos com aluguéis, o que não procede, pois as locações em Vitória são muito mais caras que no interior. Da mesma forma, diz, os investimentos realizados também não podem ser motivo do alto preço, já que outros donos de postos no estado realizam investimentos. Afirma que empresas reduzem os preços para ganhar licitações, não conseguem realizar o serviço, e depois a população culpa o prefeito e vereadores pela situação.

 

Evandro Miranda (Vandinho da Padaria)

Agradece à prefeitura pela revitalização da pracinha do bairro Amarelo e parabeniza a Associação de Moradores pelo evento de reinauguração do campo de bocha. Diz que o serviço de aplicação de revsol no Alto Spiroti foi retomado e deve ser inaugurado em cerca de 15 dias. Afirma que foi concluída a etapa final da obra da rua João Sasso e que estão em fase final as duas escadarias do bairro Paraíso, bem como a revitalização de outra escadaria na comunidade.

 

Alexandre Valdo MaitanUB

Sugere que a comissão de revisão do Regimento Interno crie dispositivo que permita a concessão de seu tempo na tribuna para uso de populares, com tema livre, o que não existe atualmente, embora seja amplamente utilizado por vereadores.

 

José Carlos Corrêa Cardoso Júnior (Júnior Corrêa) - PL

Parabeniza o presidente da casa pela indicação sugerindo a criação de novo Refis. Segundo ele, muitos cidadãos estão inscritos na dívida ativa por não terem conseguido fazer a revisão legal do IPTU, devido a atrasos no serviço da Secretaria da Fazenda. Diz que o IPTU de Cachoeiro é punitivo, pois quanto mais bem acabada a construção, mais caro é o tributo. Segundo ele, seria interessante criar um IPTU que beneficiasse quem investe nas áreas externas de suas residências ou que utilizassem energia solar, por exemplo. Afirma que o último censo demonstra que a população de Cachoeiro decresceu, e as autoridades devem se perguntar sobre os motivos que levam a isso.