Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos da semana

Resumo dos pronunciamentos da semana

por Camila Reis publicado 18/06/2019 19h41, última modificação 18/06/2019 19h41

Pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 18/06/2019 

 Diogo Pereira Lube (PDT)

Agradeceu pelo atendimento de indicações de manutenção asfáltica na Rua Antonieta Contarini, manutenção de escadaria na Ilha da Luz e patrolamento e ensaibramento do Morro do Espirote. Protocolou pedido de informação sobre a quantidade de psicopedagogos que atendem as escolas do município. Solicitou, em caráter de urgência, telas protetoras na quadra da Emeb Santa Cecília e ampliação da iluminação nos arredores da Escola Prof. Inah Verneck. Comentou sobre a notícia de que será construída barreira de separação entre as faixas em trecho da Av. Jones dos Santos Neves. “O poder público está fazendo a sua parte, mas é necessária conscientização do motorista”. Comentou que nos projetos de lei do Executivo que entraram em primeira discussão, sobre obtenção de financiamentos junto ao Banco do Brasil, faltam informações sobre a destinação de recursos tão grandes. Sobre a contratação de DT’s, afirmou que é uma forma de não realizar concursos públicos. Agradeceu e parabenizou a vereadora Renata Fiório pelo apoio ao projeto das Microcervejarias, já lançado pelo vereador Wallace Marvila.

 Bras Zagotto (SD)

Indicou construção de ciclovia no bairro Valão, desde a Ilha da Luz até o trevo da coca cola, interligando com a que já existe no trecho recentemente duplicado do Morro Grande. Indicou manutenção do asfalto nas proximidades da Ilha da Luz até a Vila Rica. Informou que a escadaria próxima à Cia das Massas e a da Rua Pedro Feitosa, ambas no Vila Rica, serão também pintadas. Agradeceu as melhorias nas calçadas da escola Anísio Ramos.

 Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Denunciou derramamento de rejeitos de calcário, que saem de dentro do muro de uma empresa, diretamente para um córrego no distrito de Gironda. Apresentou também o problema de falta de calçamento de um trecho de cerca de 550m, no mesmo distrito, próximo ao restaurante Cansi, que está trazendo problemas respiratórios aos cidadãos, dentre outros transtornos. Parabenizou moradores e associação do bairro Agostinho Simonato pela nova unidade de saúde, próxima à Escola Raul Sampaio Coco. Indicou mão única na Rua Costa Pereira, a pedido dos comerciantes, sentido Amarelo x Centro, no trecho próximo ao Estrela do Norte até o Mercado Municipal. Solicitou, a pedido dos moradores, que a antiga escola da comunidade de Timbó seja transformada Capela Mortuária e sala para associação de moradores, além do atendimento do ônibus de odontologia para a comunidade. Agradeceu melhorias no bairro BNH.

Higner Mansur (PSB)

Protocolou pedido de informação sobre aprovação de processo de licitação no valor aproximado de 9 milhões, alegando falta de transparência do governo. Questionou também sobre as obras de requalificação urbana da Capitão Deslandes, informando que cadeirantes continuam reclamando de dificuldades. Queixou-se da morosidade dos processos de tombamento do patrimônio histórico. Protocolou pedido de informação sobre situação das 19 áreas de risco no município apuradas desde 2011 pelo CPRM. Reforçou que é totalmente a favor do concurso público. Elogiou o trabalho das Escolas Vivas, tendo como exemplo a exposição dos alunos do Liceu Muniz Freire, em cartaz na Sala Levino Fanzeres. Elogiou à Secretaria de Agricultura e Interior pelo evento da subida à Pedra da Penha, que teve cerca de 400 inscritos, sugerindo que seja feito com mais frequência.

 Wallace Marvila Fernandes (PP)

Comentou sobre a Inauguração da pracinha do Rotary no Nova Brasília, agradecendo aos envolvidos na obra. Agradeceu pelo atendimento feito ao bairro Nova Brasília, em especial a limpeza paliativa dos bueiros. Indicou pintura e melhoria dos brinquedos na Praça Elísio Imperial, no bairro Aquidaban., informando que a comunidade já está na fila para receber academia popular. Indicou limpeza das escadas no bairro Alto Amarelo, sugerindo pintura semelhante à feita no bairro Zumbi.

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Elogiou resposta recebida sobre solicitação para cobertura de ponto de ônibus no bairro Coronel Borges, mencionando que há um modelo que será implementado em toda a cidade. Lamentou que esta Casa tenha destinado os recursos do próximo estacionamento público à saúde, e não à mobilidade urbana, que perdeu uma fonte importante de recursos. A saúde já teria muitas fontes de financiamento. Afirma que por isso o Executivo pede um debate sobre a possibilidade de aprovar um novo projeto, para que pelo menos parte dos recursos sejam novamente garantidos para a mobilidade. Rechaçou acusações publicadas em redes sociais de que a comissão de estudos do plano de cargos e salários estaria com interesses politicos ou advogando em causa propria. Apresentou queixas sobre a falta de atendimento e respostas do Estado para as demandas da saúde.

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Elogiou limpeza dos monumentos históricos da cidade. Lamentou situação da praça do Independência e da iluminação do pátio do Tiro de Guerra, problemas que interferem na segurança pública. Afirmou que nenhum projeto de lei será votado sem que as comissões deem parecer e as emendas sejam feitas. Protocolou nesta data pedido para que a Semdurb encontre uma forma de melhorar a condição viária do entroncamento próximo ao PA Paulo Pereira Gomes, antes de sua reabertura, para que não se repitam fatos lamentáveis como o atropelamento e falecimento do Sr. Enoque, figura importante da comunidade. Convidou a todos para o almoço beneficente da Festa de Cachoeiro em benefício ao Carmelo São José e para o Fórum Social “Parto adequado, nascimento seguro”, dia 27, às 17h, na São Camilo. Queixou-se do indeferimento de autorização de trabalho para pipoqueiros e carrinhos de churrasco, dentre outros ambulantes. Parabenizou ao presidente pela inserção de link para o GeoObras no site da Câmara.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

Lamentou também o falecimento do Sr. Enoque, que fazia tudo pela comunidade do Baiminas e Arariguaba. Lembrou que pediu diversas vezes quebra-molas para o trecho, da mesma forma que há no lado do bairro Coronel Borges, que tem menos fluxo. Posicionou-se contra todas as perdas para os servidores que constam nos projetos de lei em tramitação na Casa. Repetiu pedido pela linha de ônibus do bairro São Francisco de Assis e pediu também mais escadarias para o bairro. Solicitou levantar quebra-molas na Linha Vermelha, próximo ao antigo Paulinho Lanches. Reclamou de confusão da sinalização semafórica do trevo do IBC. Comentou sobre o Dia do orgulho do autismo e projeto de lei de sua autoria que fomenta sua descoberta precoce.

Dario Silveira Filho (PSDB)

Agradeceu patrolamento e ensaibramento das ruas Manoel Ferreira Brandão e Bernardino Monteiro, no bairro Monte Belo, cujas indicações já haviam sido feitas por ele desde 2017.

 Paulo Sérgio de Almeida (PRP)

Complementou fala dos demais vereadores sobre acidentes de trânsito dizendo que já fez diversas indicações para melhoria da sinalização, principalmente nos arredores de escolas e creches. Comemorou anúncio da construção de dois campos Show de Bola, sendo um deles no bairro Jardim Itapemirim e afirmou que vai trabalhar para encontrar área no bairro para algum projeto de recreação e esporte para a comunidade. Comentou sobre os trabalhos da comissão de estudos sobre os plano de cargos e salários, fazendo um balanço positivo das análises e reivindicações.

 Rodrigo Sandi (PTN)

Comentou indicação que protocolou pedindo melhoria da sinalização na Linha Vermelha, próximo à antiga estação. Relatou matéria recente de um jornal sobre uma das histórias que tentam explicar a origem do nome do bairro Zumbi, reforçando a relação da história do bairro à origem negra. Lamenta a depredação do patrimônio público pela população, que cobra do poder público que faça sua parte. Lamentou falta de assistência do estado à saúde do município, deixando a população sem atendimento de diversas especialidades. Denunciou falta de vagas para este ano no agendamento de emissão de carteira de identidade da Casa do Cidadão. Acabaram com as filas físicas, mas a online está gigantesca.

 Alexon Soares Cipriano (PROS)

Noticiou que a Câmara devolveu na presente data R$351.173,67 referentes à economia de recursos do ano de 2018. Somados com os recursos economizados e devolvidos referentes ao ano de 2017, a mesa diretora do biênio anterior, presidida pelo vereador Alexandre Bastos, devolveu mais de R$1.159.000,00. A Casa assumiu publicamente o compromisso de instaurar em breve a Procuradoria da Mulher. Reforçou que os trabalhos de sua gestão são para obter “uma Casa cada vez mais próxima à população e dando cada vez mais visibilidade às ações dos vereadores”. Convidou para a Sessão Solene no próximo dia 26, que volta a ser realizada no Jaraguá Tênis Clube, por questões logísticas, de adequação do espaço físico e manutenção a tradição da Câmara. Relatou que reuniu-se com engenheiro para avaliar a reconstrução do centro comunitário do bairro Coramara. Mencionou também a intenção de construção de capela mortuária para o bairro, com recursos públicos ou em parceria com a iniciativa privada, no terreno hoje ocupado por caixa d’água antiga e inutilizada.