Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos da semana

Resumo dos pronunciamentos da semana

por Adriana — publicado 08/05/2019 12h50, última modificação 08/05/2019 15h18

Resumo dos Pronunciamentos do dia 07-05-2019

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Informou sobre indicações de drenagem e pavimentação solicitadas para duas ruas no bairro Jardim Itapemirim, ruas Walace de Melo Pereira Barreto e Erotildes Albino Damasceno. Agradeceu a atual administração pela escolha do nome para a Escola Municipal de Ensino Básico Professor David Alberto Loss, uma justa homenagem por sua atuação em diversos seguimentos da sociedade cachoeirense e também por ter fundado a Escola do Legislativo desta Casa que será um local utilizado para discussão e treinamento dos nossos servidores e para a população.

Informou que durante o período de tramitação do projeto do plano de cargos e salários aqui nesta Casa, não dará nenhuma informação a imprensa a não ser através do setor de comunicação, para que se evite Fake News. “Não faremos nada às pressas nesta Casa, o governo do prefeito Vitor teve a responsabilidade de fazer o plano em dois anos e quatro meses, esta Casa não será irresponsável para colocar esse plano ser votado em dez dias, quinze dias, vinte dias, nós estamos lidando, tratando diretamente da vida de quase três mil servidores, o plano será discutido, seguirá a sua tramitação, nós teremos de ser responsáveis, todos os vereadores sabem da responsabilidade que temos nas mãos, eu como presidente só voto se ocorrer empate, mas tem coisas que dentro da lei não cabe o vereador fazer.” A Casa está aberta ao diálogo, os vereadores tem se reunido e atendido aos servidores e ouvindo as categorias, o que for juridicamente permitido aos vereadores fazerem será realizado.

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

É democrático que cada um defenda o seu salário, o professor deve ser valorizado.

Convidou para o Primeiro Encontro de Mulheres Incríveis Mães de Autistas, sexta-feira às 9 horas na Câmara Municipal.

Informou que foi realizado o serviço de melhorias na estrada de acesso ao Itabira. Solicitou a população para que contribua em manter a limpeza que foi realizada nos bairros São Lucas e São Francisco de Assis, para que se extermine com a proliferação do mosquito da dengue. Informou sobre o calçamento que foi realizado em duas no bairro São Lucas em parceria com a construtora dos condomínios.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Disse que sindicato e professores deveriam trilhar o mesmo caminho, com relação aos interesses da categoria. Pois quando se representa a coletividade é necessário ouvir as demandas dos interessados para assim atender as necessidades. Falou que se falta o dialogo sindicato servidor, falta representatividade.

O projeto do plano de cargos e salários que está aqui na Casa será bem estudado antes de ser votado, porque um plano que foi feito em dois anos não pode ser discutido em trinta dias. E disse estar preocupado com o que tem ouvido sobre o este plano, de que ele foi discutido com o funcionalismo.

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

 

Todos os vereadores da Câmara lutam pelos direitos da população.

Informou que o vereador e a Câmara não podem acrescentar valores no orçamento da prefeitura, por ser uma peculiaridade do Executivo. Com relação aos valores dos salários foi discutido nas audiências públicas que aconteceram antes do projeto vir para a Câmara.  Para se mudar qualquer valor nos salários hoje neste projeto só será possível se o Executivo enviar um projeto substituindo o que está aqui.

Aqui nesta Casa não tem ninguém contra os funcionários de designação temporária e contratados para que recebam o ticket alimentação, quem decide sobre os benefícios que são concedidos é o Executivo.

A base principal do projeto de plano de salários é desfazer as diferenças que existem entre as classes dos servidores é tentar gerar um equilíbrio.

 

Higner Mansur (PSB)

Disse que contratou uma assessora especialista em urbanismo para tratar de assuntos concernentes ao PDM.

 

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

 

Disse que esteve dia 1º de maio, no Centro operário de Proteção Mútua estão programando para realizar uma audiência pública sobre a revisão e a reforma da previdência.

Leu o artigo 1º da Lei 5297 de 08 de janeiro de 2002 , "Art. 1º - Ficam dispensados da obrigação tarifária, em todas e quaisquer viaturas que realizem serviços de transporte coletivo urbano, mantidos pelo Poder Público Municipal, todos aqueles que tenham como a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, e a Escola para Surdos Lions "Professor Napoleão Albuquerque", relação de aprendizagem técnico-educacional e seus educadores."

Informou que esta lei está vigorando, e é um passo para que se consiga a passagem para os surdos que queiram estudar Libras, também para os estudantes da APAE.

7347/2015 que fixou o piso dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, e eles estão brigando na saúde para receber, se está fixado o piso porque tem que ir pra justiça se tem uma lei determinando?

Convidou para audiência pública sobre Judicialização da Saúde que estará na acontecendo na Câmara dia 08 de maio às 17 horas, com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

E também para a audiência pública que acontecerá dia 09 de maio às 14 horas referente aos maus tratos dos animais.

 

Rodrigo Sandi (PODE).

 

Informou que dia (06) segunda-feira, recebeu na comunidade do Zumbi a visita do prefeito e dos secretários para dar início ao projeto da nova unidade básica de saúde naquele bairro, e está muito satisfeito com a obra que será realizada ali.

Disse que na escola estadual Maria Angélica Marangoni Santana, será executada uma ampliação.

Estamos aqui para trabalhar e ajudar a população de Cachoeiro de Itapemirim