Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos da Semana

Resumo dos Pronunciamentos da Semana

por Adriana — publicado 29/05/2019 12h50, última modificação 11/06/2019 12h12

Resumo dos Pronunciamentos do dia 28-05-2019

 

Alexandre Bastos Rodrigues (PSB)

Parabenizou aos servidores da Casa e em especial ao ex-diretor Wilson Dillem e aos servidores Ozani, Tiago, Maria Helena, Fabiana, Wagner, Pablo e Rafael, pela Câmara ter sido classificada em segundo lugar no quesito transparência entre os 78 municípios do estado.

 

Alexon Soares Cipriano (PROS)

Ficou triste por ter recebido uma resposta a uma indicação que fez a secretaria de administração, a indicação solicitava supressão de duas árvores secas na Avenida Francisco Cabral da Fonseca no bairro Coramara, que podem cair em cima de veículos que ficam estacionados em frente a Igreja Adventista do Sétimo Dia naquele bairro. “Gastaram recurso público sem necessidade para dar uma resposta na qual enviaram uma cópia do Decreto 28324 e pediram a este vereador para pegar um formulário e requer o corte das duas árvores, isso é uma falta de respeito ao vereador que foi eleito pela população, ter de sair do meu gabinete e ter de ir até a secretaria de meio ambiente pegar um formulário, preencher o formulário, levar lá novamente para solicitar o corte das duas árvores. A resposta foi enviada pela secretaria municipal de governo, pela subsecretaria de representação institucional, a gerente de recursos naturais emitiu a resposta de que a solicitação deverá seguir a instrução normativa que está no decreto, isso é uma falta de respeito para nós vereadores. Eu só quero respeito, pois eu respeito o prefeito, os secretários e respeito a administração eu só quero uma coisa, que o mandato outorgado pelo sufrágio universal das urnas que foi 1354 votos, o sexto vereador mais votado tem de ser respeitado.”

Informou que realizou uma visita no Centro Universitário São Camilo e que o Padre Lelis deixou de antemão a possível parceria com esta Casa, e que as portas da São Camilo estão abertas para esta Casa.

Comunicou que estará recebendo ainda esta semana a visita da professora Lorena Coordenadora do Curso de direito da Faculdade Multivix para conversarem sobre possíveis convênios com esta Casa.

Disse que além de incentivos fiscais as empresas de Cachoeiro, é necessário também serem criados ambientes favoráveis aos negócios, disse ter acabado de receber informações sobre valores do metro quadrado de áreas em São Joaquim, que algumas custam mais caro que um apartamento de luxo no Centro de Cachoeiro, “isso não é políticas de incentivo.”

É necessário ter um planejamento estratégico para atrairmos empresas, gerar empregos, gerar renda com foco no meio ambiente, com foco no desenvolvimento regional não só do município de Cachoeiro, com foco no escoamento da produção, estamos a pouco prazo de recebermos o porto aqui no nosso litoral e as nossas empresas e os trabalhadores não estão preparados para receber um investimento deste, nem estrutura de saúde, de educação, de todo serviço público é esse tipo de discussão que o sul do estado e Cachoeiro tem de atrair como polo e esta Casa tem que sempre colocar-se a disposição neste sentido.”

 

Allan Albert Lourenço Ferreira (PRB)

A população sempre solicita poda das árvores e disse que a prefeitura faz um trabalho bem feito de poda mas a EDP não realiza a poda de forma correta e agride muito as árvores e ainda jogam os galhos na rua. Informou que no bairro São Francisco de Assis existem dois postes caindo e que já solicitou a troca dos postes, mas até agora nada foi feito.

 

Antônio Geraldo de Almeida Costa (PP)

Disse que “um plano que é feito em dois anos não pode ser votado de qualquer maneira” “O sindicato diz que o servidor foi ouvido, e todo servidor que sobe nesta tribuna diz que não foi ouvido anteriormente, será quem está mentindo, ou são duas verdades? Nós temos a responsabilidade de votar esse projeto do plano. Nós temos a obrigação de exercer o nosso trabalho de forma correta, nós temos que ser voz, ser ouvidos, precisamos pensar no coletivo, encontrar o melhor caminho, promover o diálogo. Eu ouvi algumas categorias que me disseram que participaram sim de algumas reuniões, mas que tinham momentos que pediam para que eles saíssem da reunião, para os outros discutirem alguma coisa. Pergunto é justo a gente votar sem se sensibilizar para aqueles que querem dias melhores para eles?”

Devemos odiar o pecado mas amar o pecador. Que as nossas discussões fiquem no campo das ideias, e nos respeitarmos. A Bíblia fala que o cristão deve falar sim, sim, não, não. Que possamos dialogar e discutir, se só existissem o preto e o branco que sem graça seria o mundo, eu peço sabedoria, para discordar e debater mais no campo de ideias, indico um livro para leitura de todos “Em Meus Passos o que Faria Jesus?”

Informou que a UPA do Marbrasa tem atendido um número elevado de pessoas com dengue, e que foi à SEMSUR para conversar sobre o serviço de recolhimento do lixo que em alguns bairros mudaram os horários, e os moradores não foram avisados, ficando assim difícil, porque a população coloca o lixo do lado de fora ficando ali por muito tempo, onde cachorros de rua rasgam as sacolas, “peço que seja resolvido esse problema e que os moradores dos bairros sejam informados quando ocorrerem mudanças nos horários, pois a empresa da coleta de lixo está recebendo para fazer esse serviço.”

Informou que quinta-feira (30) às 19h15, acontecerá reinauguração da quadra no bairro Agostinho Simonato.

O Vereador Antônio Geraldo fez menção ao ex-vereador Sebastião Gomes (Buiu) pela boa liderança que exerceu aqui na Casa.

 

Bras Zagotto (SD)

Disse que “a EDP aleija as árvores, e fazem um péssimo trabalho de poda. Eu estarei junto com o vereador Alan para fazer a reclamação a EDP e solicitar um serviço mais adequado nas podas das árvores da cidade de Cachoeiro.”

 

Delandi Pereira Macedo (PSC)

Diz que compreende que todos estão afoitos com o plano de cargos e salários, que estão existindo muitas diferenças, o momento é de muita apreensão, e muitos estão sendo contemplados e outros não, uns tem pressa para que se vote e ouros não.

O projeto esteve caminhando na prefeitura por dois anos e meio, e não tem trinta dias que está aqui nesta Casa, e existem os prazos que tem de ser cumpridos, e volto a afirmar nós vereadores estaremos nos debruçando para estudar os projetos.” Solicitou aos vereadores para fazerem uma força tarefa e estudarem o projeto do plano com mais afinco, para dirimir todas as dúvidas e tentar atender a todas as categorias, e se possível com celeridade.

Informou que protocolou na Casa o requerimento solicitando consulta sobre limite da competência legislativa para emendas em projeto de iniciativa exclusiva/privativa do Executivo Municipal.

 

Diogo Pereira Lube (PDT)

Falou sobre duas indicações de 2018 de sua autoria que foram atendidas, a da escadaria Antônio Ciciliote Neto, que liga os bairros Ilha da Luz ao Vila Rica, os reparos específicos e limpeza foram realizados agora recentemente, foi executado também o reparo de manutenção asfáltica na rua Antonieta Contarine no bairro Abelardo Machado.

Sobre o plano de cargos e salários, disse que “algumas categorias solicitam emendas para que ele seja bem estudado para não ocorrer perdas e outras solicitam para votarmos logo dizendo que os vereadores estão enrolando, mas nós temos que cumprir os prazos, eu também sou funcionário e digo que é importante que tenhamos calma, para não trocarmos os pés pelas mãos.”

Falou sobre a Escola do Legislativo, da qual está incumbido de coordenar “ela vai funcionar agora em julho, mas antes do funcionamento total, nós já estamos com alguns projetos e estarão acontecendo algumas visitas que algumas escolas vão estar fazendo aqui, e no dia 06 de julho a Escola Guimarães Rosa estará fazendo o workshop “ O Bem”, os alunos estarão saindo por Cachoeiro para fazerem o bem, com projetos inovadores, projetos que querem levar para os moradores de rua, para crianças, para doentes com câncer, para portadores de HIV, projetos para melhorar a vida. “Nós queremos fazer um Cachoeiro melhor, fazer uma Cachoeiro em que a gente viva melhor.”

 

Edison Valentim Fassarela (PV)

Disse que o bairro Paraíso está incluído no dia D contra a dengue, e que participou no último sábado da ação que aconteceu no bairro Amarelo e que foram recolhidos 15 caminhões de objetos descartados.

Participou do 39º aniversário da Princesa do Sul. Convidou para o final do campeonato de futsal no Bairro Paraíso na quinta-feira (30) às 21 horas.

 

Elio Carlos Silva de Miranda (PDT)

Disse que “o projeto de plano de cargos e salários chegou nesta Casa e não teve pedido de urgência, temos até noventa dias para estudar e votar, nós teremos a cautela para estudarmos, analisarmos e chegar ao melhor formato para votarmos. Eu não farei emendas que não sejam constitucionais, eu acho desnecessário fazer pressão psicológica para votarmos esse plano de qualquer maneira, estamos abrindo esta Casa para todas as categorias virem aqui fazerem as suas solicitações.

Informou que 25 de maio o comemorou-se no Brasil o dia da indústria, e que protocolou votos de congratulações para os empresários de rochas de Cachoeiro. 

 

Higner Mansur (PSB)

Sr. Presidente, Sra. Vereadora, Srs. Vereadores, público presente, ouvintes de nossa rádio. Começo o discurso, já dizendo que estou passando o mesmo em formato digital, para ser transcrito integralmente na ata da sessão, conforme determinado pelo nosso Presidente, a quem agradeço.

E vou entrar direto nos assuntos. O primeiro assunto, na realidade três assuntos, são excertos da página 3 do jornal ES de FATO, de hoje, todos firmados pelo competente jornalista Wagner Santos, jornalista que não tem medo de se expor.

Diz ele – abro aspas

– “A Prefeitura de Cachoeiro faz R$ 220 milhões em compras por ano. A maior parte desses recursos vai para outras praças. Só cerca de 5% fica em Cachoeiro”.

Ótimo e verdadeiro texto – digo isso, não só pela seriedade e coragem do Wagner. Eu venho me debruçando sobre esse assunto, na leitura do Diário Oficial do Município. Praticamente só quem ganha licitações na prefeitura de Cachoeiro, principalmente as de grande valor, são empresas de fora, a maior parte empresas desconhecidas. O percentual de 5% para empresas de Cachoeiro é escandaloso e faz sua exa., o prefeito municipal ficar muito mal, e a população de Cachoeiro está mal há 14 anos, no que se refere à Prefeitura. Pensem nisso, com seriedade, aqueles que me ouvem aqui e nas ondas do rádio.

É uma vergonha e um desrespeito a Cachoeiro e a seus empreendedores. Fica o registro em ata.

Outro ponto do texto de Wagner Gomes, para o qual, outra vez, abro aspas:

- “A vereadora Renata Fiório (PSD), definitivamente, foge do lugar comum na sua forma de fazer política. Por vezes combativa, noutras arrojada, mas sempre propositiva”.

É tão verdadeira a informação que nem vou fazer comentários. Parabéns Vereadora – eu que sento ai, na mesa ao lado da Sra., sei bem do que o Wagner está dizendo.

Finalmente, abro aspas para o terceiro texto do Wagner Santos:

- “Ante os percalços enfrentados por quem empreende em Cachoeiro, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri é sincero: “eu não ousaria”. Ele se dedica em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Fazenda a facilitar a vida dos empreendedores”.

Vou ser tão sincero como o secretario: se Jonei Petri não ousaria e não ousa empreender em Cachoeiro, por que ele ousa dirigir uma das principais secretarias municipais de Cachoeiro? Porque não vai para Kennedy, para Itapemirim, para Marataízes ou para os municípios da Grande Vitória? Vou dar-lhe um conselho que – com certeza – ele sequer ouvirá: Cuidado!!!

AGORA, leio texto que transcrevi com o título AULA DO PROF. MANOEL GONÇALVES MACIEL, que repercuti no jornal FATO, de Wagner Santos, em 08 de janeiro de 2011:

1873: ERA PROBIDO EDIFICAR CASA À MARGEM DO RIO: “Sessão da Câmara de 6/2/1873 – “Numa petição de Manoel Dias do Prado para edificar uma casa com frente na Rua Moreira para o rio, a Câmara resolveu indeferir a este requerimento visto que tem adotado a providência qual de não deixar edificar casas do lado do rio não só porque enfeia o arruamento das margens do rio como também tira a vista aos moradores cujas casas têm frente para este.”

Passaram-se 119 anos dos velhos bons tempos em que a vista para o rio era preservada.

Se Cachoeiro, em seguida a essa resolução, tivesse sido governada por homens que adotassem também a ideia, teria crescido com extensas, arejadas e alegres avenidas beira-rios. Mas, se todos os governantes fossem inteligentes, não teríamos de quem falar”. (MANOEL GONÇALVES MACIEL,”De volta ao Cachoeiro Antigo”. Vol. 1, GRACAL, 2003, pag.102).

Em JANEIRO/2009 eu já escrevera:

- “O drama das populações ribeirinhas é resultado da calamidade pública permanente da cultura do jeitinho. As autoridades deixam o cidadão construir de qualquer maneira, fora das normas, como se lhe tivessem prestando favor ao permitir-lhe economizar alguns reais na construção de seu lar. A economia que o cidadão conseguiu ontem se transforma na calamidade dos dias de hoje. O rio cresce, invade as margens, avança sobre as moradias e cobra, com juros, a economia desgraçadamente permitida, autorizada e, às vezes, incentivada pelo poder público municipal. “Que se ferre o pobre”, deve dizer a autoridade – “permito que eles descumpram a lei hoje, ganho o voto deles agora, e, no futuro, quando as águas destruírem o patrimônio de vida inteira, eles que se queixem ao bispo, ao futuro prefeito e busquem a caridade pública”.

Agradeceu a visita do grupo de Coreografia e Cultura Dança e Emoções, que é composto por senhoras e dançarinas, que estiveram na Câmara e que levam a imagem da Cultura de Cachoeiro para outras cidades do Brasil e para outros países.

Informa que fará a leitura de um texto preparado pela Lenilce Pontini, assessora do Vereador Paulinho, falando sobre o Diwali, que foi quem fez aquela pintura de Roberto Carlos no chafariz, ao lado dos Correios. Assim, pede a transcrição em ata, da íntegra, do seguinte discurso: “Nesse último sábado (25) o mestre indiano Diwali, radicado no Brasil, faria 88 anos se estivesse entre nós... Fui e continuarei sendo uma grande fã da sua arte. Ele compõe uma pequena e importante lista de celebridades que amei ter conhecido, convivido (mesmo que por pouco tempo). Um mestre! Boa parte eu transcrevo de uma matéria que assinei para a Folha Vitória, em 9 de setembro de 2015 por ocasião da sua morte. Falo do indiano Constâncio Xavier Gregório Lopez Fernandes, conhecido como Diwali, que se destacou na decoração de igrejas da Região Sul do Estado. Seus trabalhos são reconhecidos no Paquistão, Egito, Itália e Portugal. Ele morava no distrito de Jaciguá, Distrito de Vargem Alta. QUEM FOI DIWALI? - Constâncio Xavier Gregório Lopez Fernandes nasceu na cidade de Gôa (Sul da Índia), em 25 de maio de 1931, filho de Clementino Lopes Fernandes e Aspulqueta Dias Lopes. Seu nome de batismo é de origem portuguesa, pois sua cidade natal era, na época, colônia de Portugal. Mais tarde, adotou o pseudônimo artístico "Diwali", que significa "festival de luzes", ficando, assim, conhecido por todos. Em 1943, com apenas 12 anos, conheceu o grande pintor e professor de artes, o italiano Ettor Casali, que estava na Índia a serviço do governo português, com quem começou a trabalhar como ajudante e aprendiz. Com o passar dos anos, desenvolveu sua habilidade em Artes Sacras e passou a assinar as obras junto com seu mestre. Em 1950, com 20 anos de idade, saiu da Índia, juntamente com Ettori Casali, percorrendo, a trabalho, vários países, como Paquistão, Afeganistão e Egito, chegando a Veneza, na Itália. Em 1952 foi para Portugal, na cidade de Lisboa, onde permaneceu por três anos. Em 1955, o Padre Angenor Pontes, mineiro, inspetor da Congregação Salesiana no Brasil, em viagem a Portugal, conheceu Diwali e o professor de artes Ettori Casali, os quais iriam para a Alemanha, mas receberam convite do padre para vir para o Brasil, usando a seguinte expressão: - "lugar de artista como vocês é no Brasil". Vieram de navio, desembarcando no Rio de Janeiro, hospedando-se no Colégio Santa Rosa, em Niterói. No dia seguinte começaram a trabalhar na restauração de arquiteturas, esculturas e estátuas. Além de pintar, Diwali fazia fotografias e filmagem em ocasiões festivas, no Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói. Seu primeiro trabalho sozinho foi a restauração da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora toda foliada a ouro, que foi um grande desafio profissional. Conheceu o Padre Cleto Caliman, na época diretor do Colégio Salesiano de Rocha Miranda, que lhe fez o convite de com ele conhecer Venda Nova do Imigrante (que dizia ser um verdadeiro paraíso). Nas vindas ao Estado com Padre Cleto Caliman - que carinhosamente lhe chamava pelo apelido de Toyota, por se parecer com japonês - teve a oportunidade de filmar e fotografar eventos e pessoas, como a família do religioso, movimentação da cooperativa, Colégio Salesiano, abertura da BR 262. Mais tarde, restaurou o altar da Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Pindobas, pintou o crucifixo da Igreja de São Bento, em Bela Aurora, e os Vitrais da Igreja de São Valentim, em Vargem Grande. Da convivência com padres e irmãs Salesianos veio o convite para vir para o Espírito Santo decorar o Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Boa Esperança - Jaciguá. O convite foi feito pelo então diretor, padre Godofredo. Devido seu profundo conhecimento bíblico, Diwali sempre trabalhou com pinturas de arte sacras, retratando fielmente, em suas obras, os personagens, trajes, características da Religião Católica Apostólica Romana. Diwali fez também retratos de personalidades, pinturas a óleo em tela, no estilo clássico, sendo especialista na execução de vitrais, azulejos, mosaicos, douração aplicada nos altares de entalhe em madeira e em imagens, técnicas que aprendeu em sua terra natal. Realizou várias obras artísticas em igrejas dos municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Em Jaciguá conheceu sua esposa, Maria Augusta Calvi, filha de descendentes italianos, Davi Calvi e Celina Agrizzi. Tiveram três filhos, adotando para eles seu pseudônimo artístico como sobrenome. São eles: Raj Alex Diwali, Sarodine Diwali e Indira Diwali. Ele morava em Jaciguá até o seu falecimento em 9 de setembro de 2015. (à memória do mestre diwali: meu maior respeito, o maior, mesmo).”

 

Renata Sabra Baião Fiório Nascimento (PSD)

Penso que os burburinhos que a gente escuta aqui poderiam ser documentados. A gente sente que existe sim motivações para os servidores se organizarem se expressarem, é importante, mas murmurar talvez não represente o verdadeiro anseio, ou não legitima de fato o direito que se acredita.”

É bom que quem sentir a necessidade, venham aqui para falar. Que se seja protocolado e solicitado um pedido de tempo para se expressarem, os servidores que estão se colocando a para lutar pelo direito de todos, isso é digno de honra, quando vocês se colocam aqui de fronte isso é digno. Direito se conquista e se defende”.

Mas quando vocês ficam atrás de grupos de watzap, murmurando com áudio sem identificação, isso não traz luz para o debate, isso traz aquilo que chama de sombra, e na sombra ninguém caminha bem.”

E citou uma fala que o vereador Wallace Marvila sempre menciona “A contemplação nos coloca de modo a participar da cena, o que eu estava fazendo naquela cena?”

Informou que protocolou o requerimento ao prefeito municipal, através da secretaria municipal de educação, pedindo informação sobre os fornecedores (quais são) de hortifrutigranjeiros para o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar em nosso município e quais os valores dos contratos, quanto já foi pago, em qual data foram realizados os pagamentos.

Disse que “o Simplifica foi um evento de grande qualidade com informações preciosas e lá percebeu-se que todos os municípios em nosso entorno podem implantar microcervejarias e em Cachoeiro não pode, isso foi penoso pra gente. É necessário sim que se invista aqui, é necessário que se reconheça as nossas dificuldades, e as nossas mazelas para partirmos para algo inovador, não precisaria de um PDM que já está atrasado dois anos precisar de mais dois anos para se fazer uma revisão”.

Dia internacional da saúde da mulher de prevenção a morte materna, Cachoeiro participou na praça através da secretaria de saúde, secretaria de assistência social pela luta da saúde da mulher e contra a mortalidade materna.

Parabenizou a Multivix pelo trabalho realizado, aos alunos do curso de Psicologia que estavam promovendo rodas de conversas na praça pelo evento, e a Cáritas Diocesana que feito um trabalho de conscientização social sobre o serviço que é prestado pelo SUAS-Serviço Único de Assistência Social.

 

Rodrigo Sandi (PODE)

Estamos aqui com muitos servidores da prefeitura municipal e já falei e repito que eu sou a favor dos servidores, eu cumprimento a todos que estão vindo a esta Casa e parabenizo a Casa por estar abrindo esta tribuna para ouvir as solicitações dos servidores.

Parabenizo também ao vereador Silvio por estar fazendo de Conduru um distrito feliz. Digo que eu e o vereador Ely Escarpini estamos fazendo o podermos para melhorar o bairro Zumbi, estava nesta segunda-feira em uma agenda na Assembleia Legislativa para buscar recursos para o nosso município, e solicitei verba nas emendas para o nosso município e para o bairro Zumbi, espero que o Zumbi possa ter todas as ruas asfaltadas, e darmos dignidade a todos, agradece ao prefeito Victor Coelho por estar dando atenção a pavimentação e obras dos becos do bairro Zumbi. Tenho um projeto para colocar caçambas nos bairros, para atender a população nos bairros, a prefeitura poderia colocar caçambas nos bairros para diminuir o lixo das ruas.

Comunico que eu juntamente com os vereadores Wallace e Antônio Geraldo, não pudemos entrar no conjunto habitacional no bairro Gilson Caroni, estivemos lá e não foi possível dar atenção aos moradores.

No bairro Zumbi existem terrenos que estão vazios, baldios e abandonados, poderíamos criar hortas comunitárias, para melhorar mais as nossas cidades e atender a população.”

 

Sílvio Coelho Neto (PRP)

Parabenizou a todas as classes de trabalhadores da prefeitura que tem vindo aqui nesta Casa para fazerem as suas reivindicações.

Agradeceu a todos os colaboradores que ajudaram e a todos que participaram da festa de Conduru. Fez um agradecimento especial a Polícia Militar e a Guarda Municipal que estiveram trabalhando com afinco e apoiando a segurança da realização da festa de Conduru.

Conseguimos para ser feito o acostamento na chegada do distrito Condurú. Eu fui pego de surpresa com o pessoal do DER-Departamento de Estrada e Rodagem, fazendo a limpeza e possivelmente o asfaltamento do acostamento.”

Comunicou a todos que mês que vem Conduru estará sendo comtemplado com uma linha do transporte coletivo, agradeceu a cada vereador que se empenhou para essa conquista.

Agradeceu ao Ronaldo Xavier da FAMMOPOCI na pessoa do Rogério que estava presente na Sessão, pela participação na reunião que ocorreu em Condudu, e disse “fico emocionado pela confiança que é depositada no vereador.”

Foi uma festa linda a de Conduru, quem não foi perdeu, nos empenhamos e eu acredito que todo mundo saiu satisfeito.”

 

Wallace Marvila Fernandes (PP) 

Solicitou para que seja realizada limpeza e instalada iluminação nas escadarias no bairro Alto Amarelo.

Disse que fez solicitação para redução e incentivo fiscal para as empresas, porque quem gera emprego são as empresas “é necessário que seja dado incentivo fiscais as empresas, não podemos perder as empresas para municípios vizinhos que são menores que Cachoeiro.”

Não poderemos ter ansiedade de votar esse projeto do plano de cargos e de salários o projeto deve ser discutido, assim que o projeto chegar na comissão da qual faço parte eu me dedicarei para ser o mais rápido possível para estudar bem o projeto e para a comissão emitir logo o parecer.”