Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos: conheça os assuntos debatidos no reinício das atividades em plenário, na sessão de 01/08/23

Resumo dos pronunciamentos: conheça os assuntos debatidos no reinício das atividades em plenário, na sessão de 01/08/23

por Célia Ferreira publicado 01/08/2023 18h13, última modificação 01/08/2023 18h13

 

 

 

Osmar Francisco (Osmar Chupeta)- REPUBLICANOS

Afirma que a reforma do prédio da Câmara, conduzida pelo presidente Brás Zagotto, ficará na história do município devido aos impactos positivos na mobilidade de pessoas com deficiência. Diz que fez indicação sugerindo a aquisição, a exemplo de Sâo Paulo e outros estados, de motocicletas para o SAMU, mais ágeis do que as ambulâncias tradicionais, para levarem profissionais que prestem os primeiros socorros em casos de acidentes. Afirma ter recebido reclamações de proprietários cujos nomes constam como devedores de IPTU, mesmo tendo pago o tributo. Diz que, há um ano e quatro meses, pediu serviços de limpeza para a região do entorno do aeroporto de Cachoeiro, que ainda não foram realizados. Segundo ele, a Feira do Mármore e Granito está chegando, e o abandono da área será ainda mais notado por empresários que trazem investimentos para Cachoeiro. Relata que a obra da unidade de saúde do Zumbi está parada, e crianças correm riscos com os materiais abandonados no local. Afirma que pedidos seus de ônibus para o Rubem Braga não foram atendidos, e fará nova solicitação à Agersa.

 

Leonardo Camargo (Léo Camargo) – PL

Lamenta que a Câmara não tenha aprovado a abertura de uma CEI, em 2021, para apurar os valores do IPTU. Segundo ele, ainda ocorrem problemas relativos ao IPTU, e a população continua sem informação sobre a busca de soluções. Diz que o prefeito merece ser parabenizado pelas obras e melhorias que tem feito no município, mas precisa ser fiscalizado e criticado pelo que não está sendo feito.

 

Diogo Pereira Lube (Diogo Lube) - PP

Afirma que, em 2021, os investimentos necessários para a abertura de uma CEI sobre o IPTU, devido a necessidade de auditorias técnicas, foram considerados altíssimos, e, portanto, desaconselhados pela Controladoria da Câmara e também por promotores de justiça. Segundo ele, a comissão criada pela Câmara para estudar a questão, na época, fez um trabalho criterioso, e, se há erros pontuais acontecendo, a prefeitura deve ser instada a corrigi-los. Acrescenta que os pedidos de CEI não levam em conta as despesas que o erário teria, e são utilizados por vereadores “à caça de likes”. Parabeniza a gestora e a comunidade escolar da escola Santa Cecília, pela festa realizada. Conta que participou de evento para debater a luta antirracista e o preconceito contra mulheres de terreiro e mulheres pretas no município, e afirma que foi solicitado a articular a criação de uma frente legislativa para potencializar a ouvidoria racial na luta antirracista. Afirma que se reuniu com o secretário municipal de agricultura e outras autoridades sobre reformas nas pontes da região de Monte Alegre. Registra a manutenção na ponte do Monte Líbano, que também é pedido antigo seu e de outros vereadores. Afirma que professores e servidores em geral não estão sendo valorizados pela prefeitura, sofrendo com a falta de reajustes e o atraso no pagamento de progressões. Segundo ele, a gestão precisa chamar os servidores para o diálogo, e dar a eles informações sobre a situação. Defende que os vereadores precisam garantir que a próxima LDO preveja a atualização dos salários dos servidores, fazendo a reposição das perdas passadas de acordo com a inflação. Diz que o governo federal anunciou novas vagas para escolas de tempo integral e pede que o governo estadual e município façam a adesão ao programa, no momento adequado.

 

Ely Escarpini (PV)

Relaciona indicações de sua autoria feitas ao município solicitando obras no bairro Zumbi e outras regiões do município. Mostra fotos de viaturas que solicitou e conseguiu, através de emendas parlamentares, para serem utilizadas na segurança do município. Reclama que famílias de pacientes que falecem em hospitais de outros municípios, para onde foram levados pelo próprio estado, precisam pagar o translado do corpo de seu ente querido de volta a Cachoeiro, o que tem custo muito elevado.

 

Delandi Pereira Macedo – PODE

Informa que solicitou à prefeitura reformas na rodoviária e terminal rodoviário do município, que estão insalubres. Diz ter feito solicitações à Agersa sobre alteração de horários da linha de ônibus que atende o bairro Campo Leopoldina e Cidade Alta, de acordo com as necessidades das comunidades. No entanto, segundo ele, a alteração foi feita de forma que desagradou aos moradores do Campo Leopoldina, e isso precisa ser resolvido pela Agersa, pois nenhuma comunidade deve ser prejudicada. Defende a reposição salarial dos servidores, de acordo com os índices inflacionários. Diz que o pagamento do piso nacional da enfermagem no município depende de repasse de recursos federais. Diz que o Projeto “Tamo Chegando” está na região do Grande Village, onde os vários bairros precisam de muitos serviços, e pede que os trabalhos sejam acelerados, para que todas as demandas possam ser atendidas. Diz ter convidado informalmente o secretário de saúde para ir à Câmara esclarecer sobre o pagamento do piso da enfermagem. Agradece concretagem realizada em rua do bairro Gilson Carone.

 

Brás Zagotto (Bras é Bom) – PODE

Afirma que o IML de Cachoeiro precisa de melhorias e mais peritos, para ganhar mais agilidade, pois as famílias continuam enfrentando dificuldades em momentos de muita dor. Sugere a realização de reunião com o prefeito para discutir sobre o reajuste do funcionalismo municipal. Lembra que, após sugestão que fez ao prefeito, o município instalou o SAMU no imóvel onde funcionava a Viação Flecha Branca. Faz um breve relato sobre sua vida pública, desde quando venceu o alcoolismo e passou a trabalhar pela sua comunidade, no bairro Vila Rica, tendo vencido várias eleições e ocupado cargos municipais. Comemora as obras da rota alternativa da avenida Jones dos Santos Neves para o bairro Vila Rica, que, além da verbas municipais, conta com recursos que conseguiu através de emenda parlamentar federal.

 

Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca) - PSB

Afirma ter solicitado atendimento fazendário em Itaoca, para pedidos de revisão do IPTU, e a visita dos técnicos já está agendada. Elogia a atual gestão municipal, mencionando o prefeito e toda a sua equipe, pelo trabalho e responsabilidade no trato das demandas do município.

 

Paulo Sérgio de Almeida (Paulinho Careca) - PSB

Agradece ao presidente Brás Zagotto por ceder a casa aos convidados das academias de letras regionais, para a abertura da Semana Literária. Confirma reunião da Comissão Especial para Acompanhamento, Discussão e Apoio aos Familiares e Portadores de Doenças Raras com membros do Ministério Público, ainda esta semana. Pede orações para Irmã Otília, que está hospitalizada.

 

Rodrigo Sandi – PODE

Afirma estar feliz por ter ouvido do próprio governador, em cerimônia pública, que as obras que solicitou, para a quadra do bairro Zumbi, foram liberadas.

 

Sebastião Ary Corrêa – PATRIOTA

Diz que a secretária Lorena Vasques prometeu realizar obras que os secretários anteriores nunca fizeram nos bairros União, Monte Belo, Arariguaba e outros. Segundo ele, o prefeito acordou e está afastando as pessoas que estavam prejudicando sua gestão.

 

Arildo Tomaz Bucker (Arildo Boleba) - PDT

Afirma estar na expectativa da concretagem das ruas do Galdino, Alto Moledo e São Joaquim, prometida pela secretária Lorena Vasques. Afirma que nenhum vereador deve pressionar os colegas a assinarem CEI ou a tomarem qualquer outra atitude, pois todos os vereadores são livres, fazem suas escolhas e agem de acordo com sua opinião.

 

Evandro Miranda (Vandinho da Padaria)

Destaca agendas realizadas com a secretária Lorena Vasques nos bairros Amarelo, Baiminas e Marbrasa, e diz que em breve essas comunidades terão boas notícias. Diz que esteve com o secretário Carlinhos Miranda na região da Safra e São João da Lancha, comunidades que sofreram por, durante muito tempo, não saberem a qual município pertenciam, e que hoje suas demandas precisam ser atendidas. Elogia realização da audiência Pública com moradores e comerciantes sobre as obras que irão melhorar o trânsito na avenida Lacerda de Aguiar. Agradece, ainda, pelas obras no Pirote. Destaca agenda em Vitória, sobre a escolha da melhor área para a construção da unidade de saúde no bairro Paraíso. Afirma que a lei proposta por ele e aprovada pela Câmara, que garante atendimento preferencial a portadores de fibromialgia, será colocada em prática e fiscalizada pelo município, e já estão sendo realizados os estudos para que isso aconteça.

 

Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Favero) – PL

Destaca o trabalho feito pelo projeto “Tamo Chegando” na Região 4, que inclui as adjacências do BNH e Marbrasa, e afirma que, de fato, os bairros têm grandes demandas acumuladas ao longo dos anos, e talvez nem tudo possa ser feito no período programado. Parabeniza o prefeito pela reforma em andamento do ginásio e praça do Waldyr Furtado Amorim. Relata visita a obras no bairro Aeroporto, onde pavimentação e drenagem vão trazer grandes benefícios para a população. Aplaude a instalação do Samu na Vila Rica, que vai proporcionar mais agilidade no atendimento aos cidadãos. Menciona reunião na empresa Desteffani, localizada em via onde vários outros negócios estão instalados e que precisa de melhorias para o escoamento dos produtos.