Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 19/12/2023

Resumo dos Pronunciamentos 19/12/2023

por Camila Reis publicado 19/12/2023 18h22, última modificação 19/12/2023 18h22
Confira os assuntos discutidos na última sessão ordinária de 2023

Sessão Ordinária do dia 19/12/2023

Vandinho da Padaria (PSDB)

Concedeu Homenagem Especial aos atletas cachoeirenses de handebol Pedro Prates e Miguel Paixão, campeões estaduais e sul-americanos.

Diogo Lube (PP)

Agradeceu à sua equipe de assessoria parlamentar pelo trabalho desempenhado em 2023, aos demais vereadores, pela parceria, trabalhando todos em prol da população e da cidade, e aos demais servidores da Câmara pelo trabalho realizado. Desejou um novo ano pacífico e produtivo, principalmente por ser ano eleitoral. Afirmou não ser fácil ser líder de governo no legislativo, mas que a população ganha muito quando se consegue manter o equilíbrio entre poderes, oposição e situação.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Denunciou que a obra da unidade de saúde do Zumbi continua abandonada - “Nem cercar para evitar que as crianças se machuquem fizeram”, cobrou também, pela sétima vez, a manutenção dos banheiros do terminal rodoviário da Beira Rio, que não têm água, iluminação ou serviço de limpeza, e construção da Escadaria da Rua José Antônio Santana, que vem pedindo há três anos. Relatou que foi convidado pelo falecido Silvinho Coelho para ir para o Republicanos e, estando na legenda, convidou Diego Libardi também, quem veio a se tornar pré-candidato a prefeito. Por isto, ao caminhar em seu bairro com Junior Correia (também pré-candidato a prefeito), alguém do partido ficou incomodado e solicitadou que ele não mais utilizasse a tribuna como líder partidário.

Ary Corrêa (Patriota)

Parabenizou os agentes de saúde por virem à Casa pedirem por seus direitos. Pediu à secretaria de fazenda para estender o Refis até março para dar oportunidade à toda a população de pagar o IPTU menor. No fim de ano assim, a maioria trabalha a mais e não tem tempo de procurar o serviço. Agradeceu à sua assessoria pelo trabalho desempenhado diuturnamente em prol do mandato. Afirmou que foi inaugurada em março a Reforma do DML, o prédio está ótimo, mas ainda não há médico legista disponível e os falecidos precisam ser transportados para Vitória, demorando dois dias para ser liberado para velório e sepultamento. “É uma vergonha uma cidade como Cachoeiro não ter legista!”. Pediu que a Casa interceda junto ao governador do estado para resolver o problema. Compartilhou que ‘pegou’ o Patriotas com quatro pessoas em Cachoeiro e chegou há mais de 800 e, mesmo assim, outros membros quiseram tomá-lo. Porém o presidente estadual da sigla reconheceu sua luta e importância e não permitiu que lhe ‘furassem o olho’. Desejou boas festas a todos e que em 2024 haja ainda mais conquistas.

Arildo Boleba (PDT)

Apoiou Ary Corrêa no pedido por médico legista. Pediu perdão a quem possa ter ficado ofendido com algo que disse nas sessões anteriores e parabenizou e agradeceu aos demais vereadores pela convivência ao longo do mandato. Agradeceu à secretária Lorena Vasques pela conclusão de um dos trechos da concretagem no Alto Moledo. Disse que o PDT, em 2024, estará de braços abertos para receber novos membros.

Mestre Gelinho (PSDB)

Afirmou que pagou um alto preço por seu posicionamento político não ter agradado outros lados, mas que vai se manter coerente ao que acredita. Lembrou que muitos dos pedidos realizados em nome da população ao longo do mandato, como a Rua Nadir de Paula, no bairro Alto Independência, não foram atendidos. Pediu mais uma vez que a empresa responsável pela obra de macrodrenagem do bairro Nova Brasília melhore o manejo da poeira que tanto incomoda aos moradores e comerciantes, com uso de mais carros-pipa, inclusive aos finais de semana. Colocou-se à disposição para ajudar a cobrar os valores depositados pelo governo federal que não chegaram aos agentes de saúde e endemias.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Parabenizou aos agentes de saúde e endemias pela presença na Casa e manifestou apoio à causa. Agradeceu à sua assessoria pelo trabalho realizado em 2023. “Me sinto com o dever cumprido. Esse ano de 2023 foi de muitas conquistas e muito trabalho”. Comunicou e comemorou que o Campo Bom de Bola do Bairro Rubem Braga será inaugurado hoje. Solicitou, em nome de comerciantes e vereadores, que a empresa consiga fazer a liberação do trânsito na Av. Etelvina Vivacqua, no Nova Brasília, ao menos nesse período antes do natal, para melhoras as vendas. E, havendo mais etapas da obra, possam ser retomadas ano que vem.

Paulinho Careca (PSB)

Agradeceu a todos da Câmara pelo trabalho realizado em 2023, à população pela confiança e ao governador do estado por tudo o que fez por Cachoeiro no último mandato. “O que Renato Casagrande está fazendo por Cachoeiro, nenhum outro governador fez”. Criticou a postura do governo municipal de dar três secretarias para a mesma secretária administrar, sem haver recursos materiais e humanos para que ela faça um bom trabalho. Cobrou a conclusão de diversos projetos, como o Parque da Ilha da Luz, a revitalização da Praça Jerônimo Monteiro e instalação de abrigos nos pontos de ônibus, além da piora e burocratização do processo de abertura de empresas, tudo iniciado pelo ex Secretário de Desenvolvimento Urbano Alex Da Vitória, enviado a Cachoeiro pelo governador. Criticou também a postura do secretário de governo Thiago Bringer, que piora a governança não apoiando aos vereadores, sequer os parceiros da administração, conseguiu perder o apoio dos servidores efetivos do município e não viabiliza a realização do concurso público.

Brás Zagotto (Podemos)

Registrou a presença dos agendes de saúde e endemias, afirmando que o projeto de lei referente à sua verba será votado. Registrou e agradeceu a presença de Márcio Pepe, que marcou sua entrada no Alcoólicos Anônimos há 31 anos, o que transformou sua vida. Fez um balanço da gestão de 2023, lembrando que está paga e em pleno andamento a obra que está tornando o prédio mais acessível, que todos os outros fornecedores da Câmara também estão pagos e, mesmo assim, o excedente de recursos de cerca de R$4 milhões permitiu o pagamento de abono dos servidores da Casa e devolução de recursos que permitiu o abono aos servidores da prefeitura também. Apoiando o pedido de Paulinho Careca, solicitou à prefeitura a revitalização da Praça Jerônimo Monteiro, com a reativação do chafariz. “Está na hora de fazer isso. O prédio da Câmara em breve vai estar terminado, o Palácio Bernardino também. Vai ficar só a praça no meio”. Forneceu atualizações sobre a nova unidade de saúde do bairro Vila Rica.

Paulo Grola (PSB)

Agradeceu pelos três anos de mandato, com expectativa que no próximo ano possam haver mais conquistas e pedidos atendidos pela prefeitura. Agradeceu e parabenizou aos vereadores pelo mandato e aos assessores e família pelo trabalho e apoio, e também desejou boas festas a todos. Convidou aos demais para virem para o PSB. Pediu mais uma vez ao governo do estado que inicie as obras da ‘curva da morte’ da ES-164, que liga Cachoeiro à Vargem Alta.

Junior Corrêa (PL)

Fez uma retrospectiva do que deu errado durante a gestão municipal em 2023, como o atraso da entrega dos uniformes e materiais escolares que chegaram apenas em maio (sugeriu que a prefeitura entregue vouchers para que as famílias comprem o material para agilizar o processo), os diversos problemas com secretários municipais, o abandono da Ilha da Luz, o sucateamento de unidades de saúde, o desalojamento dos camelôs, e diversas obras inacabadas.

Marcelinho Fávero (PL)

Agradeceu a Deus pela oportunidade de estar representando à população neste mandato. Falou sobre a nova UBS do BNH porte IV, cuja obra já foi iniciada, e parceria com a Faculdade Multivix para reforma de cinco outras unidades, dentre elas a do Valdir Furtado de Amorim. Parabenizou ao governo municipal pelas parcerias realizadas que permitiram a realização de tantas obras. Agradeceu ao seu gabinete pela dedicação ao trabalho e à resolução de problemas da população.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Agradeceu pelo ano de 2023 e pelas conquistas que o distrito de Itaoca recebeu do governo municipal. Parabenizou Mestre Gelinho pela luta em prol da macrodrenagem do Nova Brasília dentre outras pautas.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Desejou um feliz natal e ano novo a todos os vereadores. Cumprimentou os agentes de saúde e endemias e membros do Sindimunicipal presentes na sessão. Agradeceu sua assessoria pelo trabalho e ao presidente Brás Zagotto pela boa gestão e pelo apoio quando esteve sem mandato. Para 2024, afirmou ao prefeito que seu desejo é que finalmente fique pronta a unidade de saúde do Zumbi, que pede desde seu primeiro mandato, em 2017.