Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos: confira os assuntos discutidos na Sessão Ordinária de 19/03

Resumo dos Pronunciamentos: confira os assuntos discutidos na Sessão Ordinária de 19/03

por Camila Reis publicado 19/03/2024 17h25, última modificação 19/03/2024 17h25
Resumo dos Pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 19/03/2024

Resumo dos Pronunciamentos da Sessão Ordinária do dia 19/03/2024.

Assista à transmissão da sessão na íntegra aqui: Sessão Ordinária - 19 de março de 2024 (youtube.com)

Ely Escarpini (PV)

Indicou à Secretaria de Meio Ambiente supressão de árvore na Rua Maria Elvira Calassara, no Caiçara, e, à de Obras, drenagem e pavimentação em concreto da Rua Ademar Teixeira dos Santos, no Boa Vista. Indicou, e pediu que os demais vereadores apoiem, que o Centro Comunitário do Zumbi seja batizado com o nome de Juarez Tavares Matta, considerando que está sendo construído com recursos provenientes da devolução realizada pela Câmara à prefeitura no ano passado.

Ary Corrêa (Patriota)

Afirmou que Cachoeiro virou um depósito de lixo, com acúmulo nas ruas de todos os bairros, propiciando a proliferação de animais peçonhentos. “Estão esquecendo dos bairros mais periféricos”. Cobrou manutenção na rua José de Almeida Costa, próxima ao muro do cemitério municipal do Cel. Borges, e na rua Miguel Fernandes, no Rubem Braga, que dá acesso ao CRAS, “não está passando nem carrinho de mão mais”. As vias não têm pavimentação e estão tomadas pelo mato. Convidou a todos para Audiência Pública no próximo dia 22, às 18h, sobre o empréstimo pedido pela prefeitura. Sugeriu à prefeitura que “faça uma secretaria do interior no interior”, que consiga atender ao homem do campo com mais eficiência.

Paulo Grola (PSB)

Disse que, em Soturno, muita gente está assistindo à sessão ordinária pela transmissão da TV Sim. Questionou a Secretaria de Urbanismo sobre a cerca instalada ao redor do Hospital Infantil do Aquidaban, que não permite a passagem de pedestres. Os pais, com pacientes no colo, usuários de transporte público, precisam dar uma grande volta para acessar o hospital. “Pedimos empatia com os pais e crianças adoentadas”. A secretaria deu parecer favorável à abertura da cerca, mas nada foi feito ainda pelos responsáveis. Relatou que foi a uma missa na localidade de Cocuí e “pagou todos os pecados” no caminho, de tantos buracos na estrada. Não sabe como os moradores estão fazendo para se deslocar. “Tem que ser muito devoto pra ir à uma Igreja sem estrada”. “Nosso distrito está abandonado”. A ponte da comunidade também não foi construída e os moradores estão utilizando uma de madeira.

Diogo Lube (PP)

Agradeceu ao Partido Progressistas pela acolhida, anunciando que no último sábado se filiou ao PDT. Reuniu-se com a comunidade do Santa Cecília na última semana, trazendo muitas demandas de lá e dos bairros do entorno: conseguiu emenda parlamentar do Dep. Bruno Rezende para construção de pracinha, pediu melhoria da segurança, em especial próximo à quadra e escola, pediu término das obras ao redor da quadra da escola estadual, nivelamento de rua pavimentada em paralelepípedo, e podas de árvores que estão sendo solicitadas e não atendidas há três meses. Falou sobre o evento ArtBreja que aconteceu no último final de semana na Praça Jerônimo Monteiro: “Cachoeiro precisa de mais disso”. (Brás Zagotto, em aparte, criticou o valor de R$7.500 cobrado pela prefeitura para utilização do espaço da praça, mesmo sendo um evento aberto ao público) Mencionou também evento kids realizado no bairro São Francisco de Assis. “População feliz, cidade inteligente”. Indicou, mais uma vez, que a prefeitura aplique o piso nacional do magistério, que ainda não foi pago, mesmo havendo fundos como o Fundeb específicos para tal. “está chegando maio (data base), há possibilidade de pagamento, por quê não fazer?”. Cobrou instalação de faixas elevadas em frente às escolas porque, só na última semana, houveram três atropelamentos de estudantes. Sugeriu estudo técnico para todas as escolas. Pediu que os jovens de 16 anos tirassem seus títulos de eleitores. O prazo para emitir e participar deste pleito é dia 8 de maio. “Precisamos de jovens na política”. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, apresentou PL para aprovação na Casa regulamentando e democratizando ainda mais a escolha dos Cachoeirenses Presente e Ausente nº 1 de cada ano.

Mestre Gelinho (PSDB)

Apresentou demandas do bairro Independência: cobra há quase três anos instalação de duas faixas de pedestre nas proximidades do Fórum, reparo de muro e calçada, continuidade da obra da delegacia, que está paralisada há muito tempo, podendo ser até foco de mosquito da dengue, e manutenção de escadaria próxima à padaria Zampão, sentido EDP.

Brás Zagotto (Podemos)

Pediu à Secretaria de Agricultura que dê atenção às estradas do interior, “pelo menos em pontos estratégicos, críticos”. “Precisamos tentar manter o povo da roça, na roça”. Esteve na sede da EDP, em Vitória, para falar sobre o distrito de Gruta, onde é necessário afastamento de postes para atender 7km de via. A empresa prometeu entregar a obra até o dia 20 do mês que vem. Cobrou reconstrução de escadaria que liga as ruas Pedro Feitosa e Amélio Ronqueti, no Vila Rica, que caiu há dois anos.

Paulinho Careca (PSB)

Sobre a falta de manutenção das estradas do interior, afirmou que conferiu o portal transparência e foram contratados pela prefeitura caminhões e máquinas que não se sabe onde estão. “O que o povo do interior quer é estrada”. “E o pessoal da área urbana precisa de quê? Limpeza, tapa buracos, iluminação.” “É vergonhoso para os cachoeirenses receberem pessoas de fora. Cidade suja, encardida, esburacada...”. “Que a população saiba votar nessa próxima eleição e exigir seus direitos”.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Pediu sinalização para subida íngreme da rua Valdir Sebastião Carreiro, no Jardim Itapemirim. Esclareceu que a Agersa é a responsável pela gestão do contrato de iluminação pública, agora que é uma PPP. Sugeriu que seja designada uma equipe exclusiva para atender as demandas consideradas emergência e não funcione somente em forma de mutirão por bairros, porque são muitas vias no escuro em todo o município. Pediu que a prefeitura seja mais arrojada e busque alguma alternativa para solucionar o problema do aumento de usuários de drogas em situação de rua, que colocam a população em insegurança, abordando os munícipes de forma agressiva e praticando furtos para manutenção do vício. “Eles também são cidadãos e precisam ser cuidados pelo município. O que está sendo feito não é suficiente”. Sugeriu internação para tratamento compulsório que proporcione uma reinserção social.

Arildo Boleba (PDT)

Deu as boas-vindas aos vereadores que estão vindo para o PDT (Diogo Lube, Rodrigo Sandi e Sandro Irmão) e agradeceu a Leo Cabeça, que está deixando a legenda, pelo companheirismo deste mandato. Elogiou Brás Zagotto por ser ‘bom de voto’ e também pelo trabalho realizado na Câmara, por ser excelente pessoa e ter uma família que também é acolhedora.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Convidou para reunião no próximo dia 23 para apresentação dos pré candidatos do PSB e para chegada da médica que vai atender à comunidade de São Vicente que será amanhã, às 17h.  Disse a Arildo Boleba que é importante para o distrito de Itaoca que ambos se reelejam, para continuar lutando pelo seu crescimento e desenvolvimento. “O voto da comunidade tem que ser dado para a nossa comunidade”.