Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos 31/08/2021

Resumo dos pronunciamentos 31/08/2021

por Camila Reis publicado 31/08/2021 18h52, última modificação 31/08/2021 18h52

Resumo dos principais pronunciamentos

Sessão ordinária do dia 31/08/2021

Diogo Pereira Lube (PP)

Homenageou o palestrante Ramon Barros, em agradecimento pelo curso Oratória 4.0 oferecido aos vereadores e servidores da Câmara através da Escola do Legislativo. Relatou visita à comunidade de Campos Elíseos, em Burarama, onde é necessária manutenção da estrada de acesso e de braços de luz. No CRAS de Burarama está faltando internet e no posto de saúde não está sendo feita coleta de sangue. As unidades do distrito atendem também várias outras comunidades ao redor. Denunciou que as aulas presenciais voltaram mas o transporte escolar não foi contratado pela prefeitura para os alunos dos distritos. (Em aparte, Marcelinho Fávero informou que o transporte escolar retorna hoje). Visitou o secretário de saúde para relatar as dificuldades encontradas nas unidades de saúde do município. Queixou-se da falta de atendimento de solicitações de obras que já estão fazendo aniversário, calçamento de ruas. Cobrou a resolução do problema de falta de limpeza e manutenção de terrenos baldios.

Sebastião Ary Corrêa (Patriota)

Solicitou ao presidente da Casa autorização para realizar audiência pública sobre a segurança pública do município, em especial nos conjuntos habitacionais da cidade. Apontou situações que agravam o problema, como o 190 ser atendido na grande Vitória e por profissionais despreparados e a falta de atuação da guarda municipal no policiamento ostensivo. Relatou que recebeu fotos de inundações no bairro Agostinho Simonato por falta de rede de captação de águas pluviais. Pediu transporte escolar para as crianças pequenas de primeiro ano que precisam se deslocar morro acima do Monte Belo para estudar no Alto União. Afirmou que a sua comunidade “está sendo castigada por ele falar a verdade”, sendo privada de obras e serviços necessários.

Osmar Chupeta (Republicanos)

Agradeceu pelo serviço de limpeza geral realizado no bairro Zumbi. Pediu agenda com a Agersa para tratar da falta de horários de ônibus para o distrito de São Vicente. Parabenizou o Instituto Comer pelos 4 anos de atuação. Agradeceu por ter seus pedidos a favor do povo atendidos, mesmo assumindo não ter votado no atual prefeito.

Mestre Gelinho (PSDB)

Parabenizou a comunidade do Nova Brasília pela união e luta por melhorias para o bairro. Falou sobre reunião ocorrida na véspera, entre os moradores e secretários municipais, buscando a reforma e revitalização do Ginásio Municipal Nelo Volla Borelli.

Sandro Irmão (PSD)

Cobrou limpeza do córrego do Santa Helena, já solicitada por diversos vereadores e que já está liberada pela secretaria de meio ambiente desde maio. As chuvas trazem a ameaça de que a água entre nas casas dos moradores. Agradeceu aos assessores que se dedicam a acompanhar as comunidades e os vereadores no dia a dia.

Allan Ferreira (Podemos)

Apresentou projeto de lei protocolado na casa que institui carteirinha municipal para identificação de portadores do espectro do autismo, reforçando que luta por estas famílias desde o início do seu mandato em 2017. Reafirmou a necessidade de infraestrutura para as ruas do São Francisco de Assis, cuja falta de drenagem e pavimentação dificulta muito o acesso dos moradores, em especial nos períodos de chuva. Discursou sobre os vereadores representarem a população e suas reivindicações serem reflexos das suas necessidades.

Brás Zagotto (PV)

Falou sobre as dificuldades encontradas pela diretoria do Estrela do Norte FC para manter o time nos campeonatos, pedindo à prefeitura recapeamento asfáltico para a rua Raul Sampaio Cocco, que fica ao lado do estádio do clube. Pediu à prefeitura atenção ao bairro Maria Ortiz, realizando serviços como poda das 17 árvores que estão atrás do Polivalente Guandu e reforma da escadaria que liga a rua Brício Mesquita à Ney Pimenta Coelho, na qual a prefeitura licitará obra financiada com emenda parlamentar ainda do ex senador Magno Malta. Agradeceu pelas obras de drenagem e pavimentação do Alto Vila Rica, relatando como, há mais de 20 anos, vem lutando pelas ruas do bairro.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Registrou visita aos bairros Sumaré, Amarelo, Nossa Senhora da Glória e Basiléia colhendo demandas e fiscalizando obras. Destacou a necessidade de melhorias no Nossa Senhora da Glória. Agradeceu pelo atendimento de diversas indicações, como serviço de capina e instalação de quebra-molas no bairro Paraíso, limpeza e troca de abrigo de ônibus no São Geraldo, limpeza e recapeamento de algumas ruas no Sumaré, tapa buracos e outras demandas no Amaral e sinalização no bairro Amarelo, próximo à escola.

Paulinho Careca (PSB)

Cobrou conserto da estrada que dá acesso a Córrego dos Monos, já solicitado diversas vezes. Pediu estudo de viabilidade de sinalização horizontal e vertical próximo à EMEB Celi Santos de Oliveira, no Alto Monte Cristo. Listou benefícios trazidos para Cachoeiro pelo governador Renato Casagrande, como a vinda do SAMU e pavimentação de diversas vias, porém registrou queixas em diversas outras áreas, como a falta do 190, falta de disponibilidade de consultas e exames que obriga pacientes a se deslocarem para outras regiões, falta de peritos no IML, falta de sala de necrópsia, além de diversas obras de infraestrutura prometidas em 2018. Lembrou que, em breve, haverá novas eleições e a população deve pensar em quem vai representar o sul do estado. (Brás Zagotto, em aparte, convidou a todos os vereadores para reunião com o deputado federal Felipe Rigoni dia 03/09, às 14h, no plenário da Câmara, para tratar das demandas de Cachoeiro e região”.

Marcelinho Fávero (PL)

Abordou queixas de pais e alunos da falta de atendimento da Casa do Estudante para confecção de carteirinhas, necessárias para a obtenção do benefício de meia passagem no transporte coletivo. Agradeceu à prefeitura pelos serviços realizados, afirmando que vai continuar combatendo nas matérias que for necessário, mas sem fazer oposição por oposição, buscando harmonia para beneficiar a população. Pediu também equilíbrio da parte do povo, visto que a maioria dos problemas de inundação são causados por ações de moradores que obstruem os canais de drenagem. Lembrou também que nenhum gestor ou agente público vai agradar 100% das pessoas.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Pediu reforma geral da quadra de esportes do bairro Alto Amarelo.  Ressaltou a importância da manutenção dos espaços de recreação e esportes para as comunidades. Cobrou maior articulação entre a prefeitura e secretarias com a Câmara, dando melhor retorno sobre as demandas encaminhadas. Pediu aos demais vereadores apoio no PL que mudará a nomenclatura do hospital do Aquidaban, para deixar de ser apenas materno infantil, podendo atender também com o hospital geral e captar mais verbas. Fez um apelo aos parlamentares capixabas no congresso nacional por emendas para a Santa Casa a fim de evitar o fechamento do pronto socorro do hospital. Pediu o reinício urgente das obras do bairro Rubem Braga e atendimento também ao Bom Pastor.

Juninho Corrêa (PL)

Mostrou imagens de rua Euclides Borges no bairro Boa Vista. A rua tinha um buraco que estava impossibilitando o tráfego de ônibus para o bairro e as obras realizadas pela prefeitura pioraram a via.

Paulo Grolla (PSB)

Denunciou a queixa dos moradores devido ao alto fluxo de motocicletas sem cano de descarga em Soturno durante toda a noite, indicando que muitas são para entrega de entorpecentes. Esclareceu à população de Soturno e Gironda que não é possível pavimentar todas as ruas em uma única remessa, mas que as máquinas da prefeitura voltarão para concluir as ruas dos distritos. Pediu que as secretarias recolham o entulho gerado pelo serviço de limpeza de Soturno.

Leo Cabeça (PDT)

Pediu que a secretaria entre em contato com a BRK quando for aplicar o Revsol em alguma via pois a empresa não tem expertise para reparar o material depois. Reforçou que a promessa da prefeitura é de terminar o serviço nas vias de Soturno e Gironda em breve. Registrou que as localidades estão ficando no escuro devido à falta de contrato de serviço de iluminação pública em Cachoeiro. Sobre a fala de Paulinho Careca, pediu que a população dê votos aos partidários do governador do estado se este fizer algo pela população, demonstrar interesse pela maior cidade do sul do estado.