Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos pronunciamentos 31/05/2022

Resumo dos pronunciamentos 31/05/2022

por Camila Reis publicado 31/05/2022 18h05, última modificação 31/05/2022 18h05

Alexandre de Itaoca (PSB)

Cobrou serviços pendentes nas localidades de Caeté (manilhas) e Valão de Areia (término da pavimentação em Revsol), em Itaoca. Relatou que o prefeito esteve em Itaoca na última sexta para assinar ordem de serviço de reforma da unidade de saúde do distrito, e pediu que, nas novas instalações, sejam incluídas estruturas para atendimento de especialidades como ginecologia, pediatria e fisioterapia. Denunciou que houve retrocesso no atendimento de coleta de sangue da unidade de saúde de Itaoca, visto que, não possuindo laboratorista disponível para atender nos distritos, os moradores precisam ir à unidade distrital pegar número e vir à sede do município pegar outro número para conseguir realizar a coleta. Informou que a prefeitura levará serviço de limpeza a Itaoca no próximo final de semana.

Ary Corrêa (Patriota)

Denunciou ineficiência da fiscalização da Agersa sobre a BRK, que cobra tarifa de esgoto de todos os imóveis enquanto ainda há muitos locais com esgoto a céu aberto. Afirmou que o governador do estado é mentiroso, pois anuncia obras para Cachoeiro que nunca conclui. Sobre a prefeitura, disse que “hoje pagamos tributos caros para receber apenas maquiagem”, com obras sem serventia. Pediu que o governo do estado ajude o hospital de Itapemirim para que não feche. Falou que o MP denunciou empresa de consultoria de veículos de Cachoeiro que o vereador já tinha alertado que havia irregularidades. Pediu que a presidência abra sindicância interna para apontar quem foi o servidor da Câmara que vazou vídeo das câmeras de segurança sobre incidente do qual fez parte, que foi publicado por portal de notícias cortado/ editado, com o intuito de prejudicar sua imagem política.

Arido Boleba (PDT)

Agradeceu à prefeitura por concretagem de rua em Itaoca no sábado. Relatou que fez três indicações de limpeza e retirada de entulho para Valão de Areia e nunca foi atendido, pedindo que o façam ao menos antes da festa que a comunidade promoverá em junho. Pediu que os demais vereadores não o peçam mais para assinar indicações em conjunto, para evitar divergências entre os textos apresentados e aquilo que cada um defende. “Cada um tem um entendimento diferente das coisas”. Registrou o apoio do PDT ao candidato à prefeitura de Itapemirim Zé Lima.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Agradeceu por concretagem de calçada do Residencial Esperança, no Marbrasa.

Allan Ferreira (Podemos)

Relatou expectativas após reunião sobre a obra de macrodrenagem da Linha Vermelha/ Nova Brasília. Defendeu, mais uma vez, a implantação de hospital público geral em Cachoeiro, lembrando da situação financeira da Santa Casa, que continua muito ruim. Falou sobre a necessidade de conscientização da população sobre o autismo, relatando episódio de estudante que foi agredido por colega com uma raquete de tênis.

Vandinho da Padaria (PSDB)

Cedeu tempo do grande expediente para Carla Prucoli, arquiteta da SEMURB, que trouxe esclarecimentos sobre a obra da Rua 25 de Março - Praça Jerônimo Monteiro. Relatou participação em solenidade na Assembleia Legislativa para entrega da Comenda José de Anchieta, parabenizando o deputado Marcos Mansur pelo evento.

Brás Zagotto (PV)

Cobrou plano municipal de regulamentação de obras, para que os cidadãos possam regularizar suas edificações, lembrando que, a partir da aprovação da a Lei 14.285/21, os municípios têm o poder de regulamentar as faixas de restrição à beira de rios, córregos, lagos e lagoas nos seus limites urbanos. É preciso que a prefeitura faça audiências públicas, e todos os trâmites necessários, e encaminhe legislação para aprovação para a Câmara. Desta forma, diversos empreendimentos poderiam ser regularizados, gerar empregos e aumentar a arrecadação do município.

Leo Cabeça (PDT)

Alertou que candidato a presidente de associação de moradores publicou vídeo mentiroso sobre terreno do antigo clube da Sambra, afirmando que a prefeitura o recomprou e instalará CRAS, sendo que o terreno continua em posse do IPACI. Reforçou que o CRAS será instalado em escola desativada de Salgadinho, prédio público que pode receber as verbas de emenda parlamentar. Informou que já tem 8.000 toneladas de revsol acumuladas para a estrada de Bom Jardim, aguardando chegar a 20.000 para o DER poder realizar a pavimentação da via, e que já foi publicada a empresa que fará a obra da ES 164, no trecho da “curva da morte”.

Paulinho Careca (PSB)

Cobrou que o governo do estado, junto ao DER, que resolva o problema da ponte que liga Monte Líbano, na altura da Fábrica de Cimento Nassau, a Morro Grande. Afirmou que apoia candidatos a deputado estadual e federal que sejam do sul do estado, de preferência que saiam daqui da Câmara. Sobre legalização de obras no município, alertou que a prefeitura não está aceitando mais recibo de compra e venda do terreno para regularização, mas exigindo a escritura/ usucapião, e que isto prejudica muito a população. Lembrou que alertou há tempos que empresa do Mato Grosso estava em Cachoeiro abordando os moradores oferecendo o serviço de regularização de seus imóveis. “Isto vem dificultando o crescimento da cidade e causando a formação de quase uma ‘milícia’, querendo ganhar dinheiro em cima do que as pessoas necessitam”.

Paulo Grola (PSB)

Reforçou assuntos abordados por Leo Cabeça, afirmando que o candidato a presidente de associação de moradores de Salgadinho tem falado inverdades sobre o CRAS da localidade e o trabalho do seu mandato e que a caixa de areia da ‘curva da morte’ vai ser feita sim pelo governo do estado. As duas reivindicações tem sido a base de trabalho dos dois vereadores.

Marcelinho Fávero (PL)

Refletiu sobre a necessidade de respeito a honra de cada parlamentar. Relatou matéria exibida pela TV Gazeta sobre as pixações feitas na cidade, relembrando a Lei 7909, de sua proposição, que regulamenta a punição ao ato. Alertou que, tanto esta, quanto a lei que pune as motocicletas barulhentas, acabam não sendo implementadas por falta de fiscalização, mesmo que a maioria dos prédios e vias públicas tenham câmeras de vídeo monitoramento. Sugeriu criação de ferramenta dentro do site da prefeitura em forma de “cidadão fiscalizador”, para que estas imagens sirvam para comprovar as denúncias e punir os infratores.