Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 30/11/2021

Resumo dos Pronunciamentos 30/11/2021

por Camila Reis publicado 30/11/2021 19h25, última modificação 30/11/2021 19h25

Resumo dos Pronunciamentos (Pequeno e grande expedientes e horário das lideranças)

Sessão Ordinária do dia 30/11/2021

Alexandre de Itaoca (PSB)

Parabenizou aos secretários municipais Wander Maciel e Paulinho Miranda pelo trabalho realizado com o Revsol no Carola e no Valão de Areia, em Itaoca. Expôs que, desde janeiro, a secretaria de obras alega não ter mão de obra para executar serviços, e também estaria fazendo um levantamento do que precisa ser feito e não realizando as obras, mesmo já estanho com projeto pronto. “A secretaria precisa atender as demandas da população de Cachoeiro!”. Sobre as falas de Allan Ferreira e Diogo Lube a respeito das indicações dos vereadores, afirmou que “indicação que não foi atendida, precisa ser repetida”, que não deixa os pedidos na gaveta, mas que corre atrás para serem atendidas e que não concorda que outros passem pela localidade como “turistas”, só façam o papel e fiquem com o crédito. Disse que o secretário de interior Alexandre Bastos precisa vir à Câmara para expor as dificuldades que encontra na secretaria. Afirmou que a prefeitura precisa de contrato de transporte para recolher o material produzido pelas mineradoras como saibro, que vem se acumulando nos pátios enquanto falta para as estradas. Divulgou a ExpoSul, que será online amanhã, mas presencial a partir de quinta-feira.

Mestre Gelinho (PSDB)

Pediu manutenção das galerias de drenagem do bairro Nova Brasília. A última limpeza foi feita em março/ abril e a população teme problemas quando vierem as chuvas.

Allan Ferreira (Podemos)

Falou da expectativa de que as obras do São Francisco de Assis finalmente sejam licitadas. “Não é fácil estar há tantos anos pedindo as mesmas obras, que já tem projeto pronto”. Disse que prefere ter parceria com os demais vereadores, respeitando os pedidos já realizados pelos colegas em seus respectivos bairros de atuação, e pediu que o comuniquem quando forem à sua região, onde conhece todas as ruas e suas necessidades. Pediu celeridade na troca de lâmpadas da iluminação pública de todos os bairros e distritos. O problema se agravou muito nesse período que a prefeitura ficou sem contrato para o serviço, que é essencial para a população.

Leo Cabeça (PDT)

Lamentou pelos moradores do Itabira, onde as máquinas da prefeitura estavam trabalhando na estrada e deixaram o material no local, faltando 1km para terminar, para atender Soturno, cobrando que retornem para concluir o serviço.

Pr. Delandi Macedo (Podemos)

Prestou solidariedade aos familiares do ex-vereador Fabinho Glória. Pediu atenção da prefeitura e BRK às galerias mistas (água pluvial e esgoto) que ainda funcionam em diversas localidades, trazendo mau cheiro para as residências, além dos problemas de drenagem. “É inadmissível, com o valor que pagamos de saneamento em Cachoeiro, que o esgoto seja recolhido junto à água das chuvas!”. Manifestou-se contra o carnaval ou qualquer festividade que reúna pessoas em áreas públicas, pedindo que seja publicado desde já algum decreto cancelando os eventos. Defendeu o PL 96, de sua autoria, que garante a visitação de líderes de todas as religiões em hospitais e outras entidades de saúde e carcerárias.  

Marcelinho Fávero (PL)

Agradeceu à Semat pela retirada de mais de 10 caminhões de entulho da porta do CDP. Fez parceria privada para colocar placa de 1,20 x 0,90 informando que é proibido depositar lixo no local, que será monitorado a partir de agora. Divulgou o trabalho do artesão Dionísio, que o presenteou com tábua de churrasco entalhada em madeira. Entregou Comenda Marcos Valério Pim a Marcelo Alves Fardim.

Paulinho Careca (PSB)

Pediu melhorias para as estradas das comunidades do interior, em especial São Simão, Córrego dos Monos, Córrego do Lagarto e Santa Fé. “A prefeitura tem 3 máquinas patrol. Uma vive com problema, as outras ficam sem pneus, e Cachoeiro tem muitas estradas rurais”. Enquanto se aguarda a pavimentação, é necessária uma manutenção mais frequente. Cobrou que algo seja feito para aumentar a capacidade de trabalho da secretaria de interior, seja pela própria prefeitura ou através de emendas parlamentares. Alexandre Maitan (DEM), em aparte, informou a falta de recursos destinados à pasta no orçamento da prefeitura e pediu vigilância sobre isto ser perseguição política pelo secretário ser um possível pré candidato.

Paulo Grola (PSB)

Cobrou à secretaria de esportes as quadras de Soturno, Salgadinho e Sambra, prometidas à população, que cobra todos os dias. Sobre as indicações de obras, opinou que fica feliz quando outros vereadores apoiam as demandas que empreende, como a curva da morte.

Juninho Corrêa (PL)

Falou sobre a precariedade do serviço de saúde na região do Aeroporto, citando relato de servidora contratada para a segurança, que afirma que não há sequer portão no posto. “O Aeroporto está abandonado!”. Recebeu muitas reclamações do atendimento do pediatra e servidoras do posto do Boa Vista, que atende a toda a região. “Estamos aqui pedindo mais uma vez, cobrando, porque saúde é vida!”.

Diogo Lube (PP)

Falou sobre o curso gratuito de secretariado que a Escola do Legislativo ofertará nos dias 01, 02 e 03/12, agradecendo ao vereador Alexandre Maitan (DEM) pela indicação da professora e à equipe da Escola pelo trabalho. Agradeceu o apoio recebido nas redes sociais, pelos usuários e pela imprensa, após os ataques que recebeu recentemente. Citou os vídeos publicados por músicos cachoeirenses que viralizaram dando nomes aos buracos das vias para lembrar que é uma pauta séria, assim como a iluminação pública. A população cobra esses e tantos serviços, em especial aos vereadores. Por isso sugeriu que os secretários sejam convidados a dar explicações ou apresentar um cronograma das obras e serviços. “A Câmara está aberta para as secretarias falarem o que está acontecendo, ou a prefeitura deve dar maior publicidade ao que está realizando. Internet não é um bem público, é privado. Tem que ter uma forma mais acessível da população ser informada”.  Esclareceu que continuará fazendo pedidos por diversas comunidades, pois foi morador de vários bairros e tem alunos e amigos pela cidade toda. Não tem a intenção em ‘passar por cima’ do trabalho feito pelos demais vereadores. Esclareceu aos professores da rede municipal que o desconto feito no abono foi de imposto de renda, que é federal. A secretaria havia informado anteriormente que não teria descontos e de fato não houve desconto previdenciário ou de qualquer outro encargo municipal. Informou que existe um projeto em andamento há algum tempo no senado de isenção de IR para professores, mas que não é colocado em votação.

Arildo Boleba (PDT

Agradeceu pelo início do serviço de Revsol na comunidade de Valão de Areia, em Itaoca, que vem pedindo desde o início do mandato. Desabafou que os vereadores de primeiro mandato não estão desrespeitando os do mandato anterior ao repetir uma indicação, pois são obras que não foram realizadas e a população continua precisando. “Não faço indicação para atrapalhar ninguém, mas não fui vereador em 2019, sou vereador em 2021. Dou honra a quem tem honra, mas é uma palhaçada ‘indicação de A, indicação de B’. Vamos indicar e correr atrás! Vereador é do município!”. Divulgou a convenção estadual do PDT que acontecerá no próximo dia 11, em Vitória, com a presença de Ciro Gomes.

Leo Camargo (PL)

Parabenizou ao PL por reunião realizada na última semana, pela filiação do presidente Jair Bolsonaro, reafirmou que o partido está aberto a receber quem se interessar e pediu que Magno Malta voltasse a ser vereador.

Ary Corrêa (Patriota)

*Foi liberado pela presidência da frequência na sessão para acompanhar o sepultamento do ex-vereador Fabinho Glória, companheiro de farda.