Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Resumo dos Pronunciamentos 29/11/2022

Resumo dos Pronunciamentos 29/11/2022

por Camila Reis publicado 29/11/2022 18h46, última modificação 29/11/2022 18h46

Resumo dos Pronunciamentos

Sessão Ordinária do dia 29/11/2022

Osmar Chupeta (Republicanos)

Pediu desculpas ao povo que paga seus impostos em dia e não é atendido, cobrando conserto para buraco na Rua Ecoporanga e denunciando falta de atendimento no 0800 da companhia responsável pela iluminação pública. Agradeceu ao prefeito pela pavimentação em Revsol realizada em Soturno.  

Diogo Lube (PP)

Concedeu tempo do pequeno expediente a Daniel, que falou sobre segurança do trabalho propondo a “Semana Prevencionista”. Informou que a “Comissão do IPTU” consultou a procuradoria da Casa para se informar sobre a possibilidade de a própria Câmara propor PL para prorrogar o reajuste do IPTU e da nova Planta Genérica de Valores. Tal matéria dependeria de estudo de impactos financeiros e demandaria muito tempo. Então, considerando a urgência do tema, optaram então por fazer indicação para que a prefeitura protocole com urgência o novo PL, garantindo à população os mesmos descontos ofertados no ano passado, enquanto não há resolução definitiva do impasse. Falou sobre o atentado terrorista nas escolas de Aracruz, refletindo sobre as ideologias e possíveis motivações do crime, além dos impactos em toda a comunidade, principalmente escolar. “Nós não podemos tolerar o intolerante! Pessoas que fazem apologia ao ódio, à violência, à discriminação, precisam ser presas!”.

Marcelinho Fávero (PL)

Relatou visita, junto com o prefeito e equipes da prefeitura, quando apresentou demanda pela construção de escadarias no bairro Coramara através de empresa terceirizada. Informou estar agendada para o próximo sábado, 03, concretagem de rua no alto Gilson Carone, e que foi instalado abrigo em ponto de ônibus no BNH de baixo, e outro será instalado na v. Jorge Simão, a pedido de seu gabinete. Agradeceu à secretaria de esportes pelo reparo dos brinquedos da praça do BNH de cima e à secretaria de manutenção por drenagem na Av. Alan Kardec e outros locais do bairro Coramara.

Ary Corrêa (Patriota)

Questionou até quando a Câmara aceitará veículos de ‘imprensa marrom’ colocarem nariz de palhaço na imagem de um legislador por causa de um projeto de lei que é sua prerrogativa. Alegou que o jornalista o persegue desde 2021 por ser oposição ao prefeito. Este, por sua vez, não atende as demandas do seu bairro por causa do posicionamento do vereador. Criticou também novo decreto que determina menor quantidade de informações disponíveis no portal transparência da prefeitura. Pediu ao prefeito que contrate seguranças para as escolas, para evitar mais atentados como o acontecido em Aracruz, e inibir outras formas de violência, e que os detectores de metais sejam usados também na entrada do prédio da Câmara. Manifestou solidariedade à família do bombeiro militar que faleceu em acidente em Guarapari junto à sua filha pequena.

Alexandre de Itaoca (PSB)

Pediu ao prefeito que olhe pelos servidores do município e viabilize um abono salarial e que valorize e incentive operadores de máquinas da secretaria e interior, que, mesmo com a experiência e bom serviço, ganham muito menos que os salários pagos na iniciativa privada.

Mestre Gelinho (PSDB)

Anunciou a sanção, pelo prefeito, de projeto de lei de sua autoria, que evitará que crianças passem por baixo de roletas nos ônibus para não pagarem passagem. Reforçou o coro pedindo abono salarial para servidores municipais. “Com 18 anos de prefeitura, nunca recebi um real de abono. Venho, como funcionário público, fazer um apelo ao prefeito, que avalie com carinho e dê essa alegria aos funcionários”.

Rodrigo Sandi (Podemos)

Respondeu à provocação de morador do Zumbi em redes sociais, sobre o seu primeiro mandato, enumerando as melhorias que conquistou para a comunidade, em detrimento ao costume antigo de assistencialismo. “Se tem alguém interessado na concussão da obra é o Rodrigo Sandi. É o vereador que correu atrás da emenda parlamentar, do terreno, e que quer que seus filhos usem o novo posto de saúde”. Parabenizou Brás Zagotto por realizar o sonho de ser presidente da Câmara e realizar gestão tão elogiada.

Paulo Grola (PSB)

Relatou reunião em Vitória para tratar da ‘curva da morte’, asfalto de Soturno a Gironda e estrada de Bom Jardim. Cobrou drenagem do cemitério de Gironda, obra que ainda não se iniciou, correndo o risco de deslocar até mesmo caixões para as ruas devido às chuvas. Cobrou também a execução da obra do CRAS de Soturno, que já tem verba de emenda parlamentar e projeto pronto.

Leo Cabeça (PDT)

Esclareceu as cobranças recebidas pela demora na realização obras. “Infelizmente, a coisa é demorada e burocrática, mas não é culpa do governador ou dos vereadores”. Relatou que a secretaria estadual disponibilizou recursos para a pavimentação de todas as ruas de Soturno. O dinheiro já foi repassado para a prefeitura desde junho, porém é necessário todo o processo de licitação para que seja entregue o Pavies. Sobre o asfalto Soturno x Gironda, o DER se comprometeu a ver a dotação orçamentária. Convidou aos vereadores para, assim que tiver data definida, participarem de apresentação da obra da curva da morte. Elogiou a eficiência do serviço do DER, que já tem toda a sinalização e demais melhorias instaladas no trecho já pavimentado em revsol da estrada de Bom Jardim, inclusive adiantando drenagem dos próximos. Foi informado que o DER também fará drenagem e aplicação de Revsol em Alto Moledo.

Paulinho Careca (PSB)

Elogiou o apoio dos demais vereadores aos servidores da prefeitura, cobrando a reposição salarial, garantida por lei e não concedida nos últimos anos em proporção à inflação e ao aumento de demanda de trabalho de muitas secretarias, além da revisão do ticket alimentação.

Brás Zagotto (Podemos)

Informou aos vereadores sobre a necessidade de sessão extraordinária para primeira discussão do orçamento do município, propondo que seja na próxima sexta, pela manhã, para que a votação aconteça na sessão de 21 de dezembro. Lembrou também que os vereadores já podem incluir suas emendas. Solicitou pavimentação em Revsol para estrada de Monte Alegre e trecho da ‘matinha’ que liga à Burarama. Agradeceu pela instalação de abrigo de ponto de ônibus em frente ao Cie, na Vila Rica, como forma de impedir que oficina mecânica mantenha muitos carros sucateados obstruindo a calçada e parada de coletivo, utilizada por muitos alunos.

Allan Ferreira (Podemos)

Pediu operação tapa buracos, com urgência, e concretagem de rua no São Francisco de Assis. Cobrou também parada de ônibus no antigo posto fiscal, demolido desde março, no bairro Alto Novo Parque. “Até quando os trabalhadores vão esperar os ônibus no sol e na chuva?”. Informou que não vai levar o pedido novamente à secretaria porque sabe que não vai ser atendido. “É preciso que o secretário venha para a rua e veja a necessidade da população”.